Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Vanúbia Martins dos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
Resumo: O ensino de Geografia continua sendo ofertado, em grande parte das escolas, numa abordagem tradicional, mas sentimos a necessidade de buscar propostas mais lúdicas para o referido ensino. Ademais, nos preocupamos em propor um jogo para a disciplina geográfico que pudesse ser inclusivo para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, o jogo “a caixinha dos desafios geográficos” visa contribuir para a aprendizagem do conhecimento espacial urbano de estudantes do nono ano do Ensino fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, favorecendo à criticidade sobre as contradições existentes no espaço urbano. A metodologia paraa produção do recurso didático está dividida em três momentos, sendo eles: a elaboração do jogo e a construção de regras. A segunda correspondeu à aplicação do jogo em sala de aula. E na última etapa refletimos se o jogo contribuiu para a aprendizagem sobre os aspectos da cidade e se favoreceu tal aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Sobre os resultados da aplicação do jogo, identificou-se grande participação dos alunos, na qual os alunos com deficiência visual alegaram que gostaram do jogo, sendo fácil e favorecendo o conhecimento da localização dos lugares. Os alunos normovisuais também mostraram interesse pelo jogo, participando das discussões e elogiando a atividade. Contudo, durante a utilização do jogo fomos identificando aspectos que precisaram ser melhorados, principalmente no mapa tátil utilizado, para que pudesse favorecer melhor aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Isto demonstra a necessidade de aplicabilidade de um recurso didático para seus usuários. Como também, que tal recurso é apenas um instrumento, pois a aprendizagem ocorre de forma individual, mas também coletiva.
id UFCG_286761395a10d19ed1957a12a31481f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27054
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.An inclusive strategy for teaching geography: box of geographic challenges about the city of Campina Grande.Ensino de GeografiaRecurso didático jogoEducação inclusivaEducação lúdicaLúdico e ensino de geografiaJogo caixinha dos desafiosCampina Grande – PB – jogo didático – GeografiaInclusãoDeficiência visualTeaching GeographyDidactic game resourceInclusive educationPlayful educationPlayful and geography teachingChallenge box gameCampina Grande – PB – didactic game – GeographyInclusionVisual impairmentGeografiaO ensino de Geografia continua sendo ofertado, em grande parte das escolas, numa abordagem tradicional, mas sentimos a necessidade de buscar propostas mais lúdicas para o referido ensino. Ademais, nos preocupamos em propor um jogo para a disciplina geográfico que pudesse ser inclusivo para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, o jogo “a caixinha dos desafios geográficos” visa contribuir para a aprendizagem do conhecimento espacial urbano de estudantes do nono ano do Ensino fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, favorecendo à criticidade sobre as contradições existentes no espaço urbano. A metodologia paraa produção do recurso didático está dividida em três momentos, sendo eles: a elaboração do jogo e a construção de regras. A segunda correspondeu à aplicação do jogo em sala de aula. E na última etapa refletimos se o jogo contribuiu para a aprendizagem sobre os aspectos da cidade e se favoreceu tal aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Sobre os resultados da aplicação do jogo, identificou-se grande participação dos alunos, na qual os alunos com deficiência visual alegaram que gostaram do jogo, sendo fácil e favorecendo o conhecimento da localização dos lugares. Os alunos normovisuais também mostraram interesse pelo jogo, participando das discussões e elogiando a atividade. Contudo, durante a utilização do jogo fomos identificando aspectos que precisaram ser melhorados, principalmente no mapa tátil utilizado, para que pudesse favorecer melhor aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Isto demonstra a necessidade de aplicabilidade de um recurso didático para seus usuários. Como também, que tal recurso é apenas um instrumento, pois a aprendizagem ocorre de forma individual, mas também coletiva.La enseñanza de la Geografía se sigue ofreciendo, en la mayoría de las escuelas, con un enfoque tradicional, todavía sentimos la necesidad de buscar propuestas más lúdicas y dinámicas para esa enseñanza. Además, nos preocupamos por proponer un juego para la disciplina geográfica que pudiera incluir las personas con discapacidad visual. Además, el juego “la caja de los desafíos geográficos” tiene la intención añadir la aprendizaje del conocimiento espacial urbano de los estudiantes de primaria y secundaria, favoreciendo la criticidad de las contradicciones existentes en el espacio urbano. . La metodología para la elaboración del recurso didáctico se desarrolló en tres etapas, a saber: reflexión teórica sobre el uso del juego para el aprendizaje, basado en los estudios de Vygotsky; el segundo la construcción de reglas. El tercero correspondió a la aplicación del juego en el aula. Y en el último paso, reflexionamos sobre si el juego contribuyó al aprendizaje de aspectos de la ciudad y si favoreció dicho aprendizaje a los alumnos con discapacidad visual, realizando los cambios necesarios. En cuanto a los resultados de la aplicación del juego, se identificó una gran participación de los estudiantes, en la que los estudiantes con discapacidad visual manifestaron que les gustó el juego, siendo fácil y favoreciendo el conocimiento de la ubicación de los lugares. Los estudiantes con discapacidad visual también tuvieron interés en el juego, participando activamente en las discusiones y elogiando la actividad. Sin embargo, durante el uso del juego, identificamos aspectos que debían mejorar, especialmente en el mapa táctil utilizado, para que pudiera favorecer un mejor aprendizaje de los estudiantes con discapacidad visual. Esto demuestra la necesidad de aplicabilidad de un recurso didáctico para sus usuarios. Así como que este recurso es solo un instrumento, porque el aprendizaje se da de aspecto individual, pero también colectiva. Y este tipo de instrumento pedagógico promueve la participación colectiva y el intercambio de saberes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439FARIAS, Adenize Queiroz de.FARIAS, A. Q.http://lattes.cnpq.br/6897633240609773SANTOS, Vanúbia Martins dos.2022-08-312022-09-09T18:33:01Z2022-09-092022-09-09T18:33:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054SANTOS, Vanúbia Martins dos. Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. 2022. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-09T19:04:08Zoai:localhost:riufcg/27054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-09T19:04:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
An inclusive strategy for teaching geography: box of geographic challenges about the city of Campina Grande.
title Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
spellingShingle Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
SANTOS, Vanúbia Martins dos.
Ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Educação inclusiva
Educação lúdica
Lúdico e ensino de geografia
Jogo caixinha dos desafios
Campina Grande – PB – jogo didático – Geografia
Inclusão
Deficiência visual
Teaching Geography
Didactic game resource
Inclusive education
Playful education
Playful and geography teaching
Challenge box game
Campina Grande – PB – didactic game – Geography
Inclusion
Visual impairment
Geografia
title_short Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
title_full Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
title_fullStr Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
title_full_unstemmed Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
title_sort Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.
author SANTOS, Vanúbia Martins dos.
author_facet SANTOS, Vanúbia Martins dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
FARIAS, Adenize Queiroz de.
FARIAS, A. Q.
http://lattes.cnpq.br/6897633240609773
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Vanúbia Martins dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Educação inclusiva
Educação lúdica
Lúdico e ensino de geografia
Jogo caixinha dos desafios
Campina Grande – PB – jogo didático – Geografia
Inclusão
Deficiência visual
Teaching Geography
Didactic game resource
Inclusive education
Playful education
Playful and geography teaching
Challenge box game
Campina Grande – PB – didactic game – Geography
Inclusion
Visual impairment
Geografia
topic Ensino de Geografia
Recurso didático jogo
Educação inclusiva
Educação lúdica
Lúdico e ensino de geografia
Jogo caixinha dos desafios
Campina Grande – PB – jogo didático – Geografia
Inclusão
Deficiência visual
Teaching Geography
Didactic game resource
Inclusive education
Playful education
Playful and geography teaching
Challenge box game
Campina Grande – PB – didactic game – Geography
Inclusion
Visual impairment
Geografia
description O ensino de Geografia continua sendo ofertado, em grande parte das escolas, numa abordagem tradicional, mas sentimos a necessidade de buscar propostas mais lúdicas para o referido ensino. Ademais, nos preocupamos em propor um jogo para a disciplina geográfico que pudesse ser inclusivo para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, o jogo “a caixinha dos desafios geográficos” visa contribuir para a aprendizagem do conhecimento espacial urbano de estudantes do nono ano do Ensino fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, favorecendo à criticidade sobre as contradições existentes no espaço urbano. A metodologia paraa produção do recurso didático está dividida em três momentos, sendo eles: a elaboração do jogo e a construção de regras. A segunda correspondeu à aplicação do jogo em sala de aula. E na última etapa refletimos se o jogo contribuiu para a aprendizagem sobre os aspectos da cidade e se favoreceu tal aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Sobre os resultados da aplicação do jogo, identificou-se grande participação dos alunos, na qual os alunos com deficiência visual alegaram que gostaram do jogo, sendo fácil e favorecendo o conhecimento da localização dos lugares. Os alunos normovisuais também mostraram interesse pelo jogo, participando das discussões e elogiando a atividade. Contudo, durante a utilização do jogo fomos identificando aspectos que precisaram ser melhorados, principalmente no mapa tátil utilizado, para que pudesse favorecer melhor aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Isto demonstra a necessidade de aplicabilidade de um recurso didático para seus usuários. Como também, que tal recurso é apenas um instrumento, pois a aprendizagem ocorre de forma individual, mas também coletiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
2022-09-09T18:33:01Z
2022-09-09
2022-09-09T18:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
SANTOS, Vanúbia Martins dos. Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. 2022. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
identifier_str_mv SANTOS, Vanúbia Martins dos. Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. 2022. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744554049404928