Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam. |
id |
UFCG_286b3254d559064c49900b0b0b86f6b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29855 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.Democratic school management: weaving reflections.Gestão escolarGestão democráticaCoordenação pedagógicaParticipaçãoSchool managementDemocratic managementPedagogical coordinationParticipationGestão escolar.O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam.This article constitutes the final activity of the Graduate Course in Management and School Planning at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. It aims to make some considerations about democratic management, highlighting, above all, the role of pedagogical coordination and management. Democratic management is present as a new attitude towards society, and therefore, the vision of this management has been expanded, however, it is not yet happening in all instances of education, which is configured as a central axis in the discussions and reflections of this work and throughout the course. From the methodological point of view, a structured interview was carried out containing ten questions on the subject, a bibliographic survey and data collection based on a qualitative approach. The interview was applied to the manager of a public school in the city of Sousa/PB. The analysis of the data obtained in this work led us to reaffirm that democratic school management is a challenge, and that the manager's performance is fundamental to know the school reality, measure the problems encountered and decentralize activities for the execution of a collective work. Pedagogical coordination also experiences this context of challenges. And from the pedagogical coordination, the action of welcoming and taking responsibility for teacher training, as well as the stimulus to establish a democratic management with links of autonomy and participation that can significantly change the directions that the school and the education of the subjects take.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LOPES, Wiama de Jesus Freitas.SILVA, José Amiraldo Alves da.ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.20162023-05-19T00:17:25Z2023-05-182023-05-19T00:17:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T00:16:10Zoai:localhost:riufcg/29855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T00:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. Democratic school management: weaving reflections. |
title |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar Gestão democrática Coordenação pedagógica Participação School management Democratic management Pedagogical coordination Participation Gestão escolar. |
title_short |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
title_full |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
title_sort |
Gestão escolar democrática: tecendo reflexões. |
author |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. |
author_facet |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 LOPES, Wiama de Jesus Freitas. SILVA, José Amiraldo Alves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Gestão democrática Coordenação pedagógica Participação School management Democratic management Pedagogical coordination Participation Gestão escolar. |
topic |
Gestão escolar Gestão democrática Coordenação pedagógica Participação School management Democratic management Pedagogical coordination Participation Gestão escolar. |
description |
O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-05-19T00:17:25Z 2023-05-18 2023-05-19T00:17:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855 ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855 |
identifier_str_mv |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744577045725184 |