Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855
Resumo: O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam.
id UFCG_286b3254d559064c49900b0b0b86f6b6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29855
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.Democratic school management: weaving reflections.Gestão escolarGestão democráticaCoordenação pedagógicaParticipaçãoSchool managementDemocratic managementPedagogical coordinationParticipationGestão escolar.O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam.This article constitutes the final activity of the Graduate Course in Management and School Planning at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. It aims to make some considerations about democratic management, highlighting, above all, the role of pedagogical coordination and management. Democratic management is present as a new attitude towards society, and therefore, the vision of this management has been expanded, however, it is not yet happening in all instances of education, which is configured as a central axis in the discussions and reflections of this work and throughout the course. From the methodological point of view, a structured interview was carried out containing ten questions on the subject, a bibliographic survey and data collection based on a qualitative approach. The interview was applied to the manager of a public school in the city of Sousa/PB. The analysis of the data obtained in this work led us to reaffirm that democratic school management is a challenge, and that the manager's performance is fundamental to know the school reality, measure the problems encountered and decentralize activities for the execution of a collective work. Pedagogical coordination also experiences this context of challenges. And from the pedagogical coordination, the action of welcoming and taking responsibility for teacher training, as well as the stimulus to establish a democratic management with links of autonomy and participation that can significantly change the directions that the school and the education of the subjects take.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LOPES, Wiama de Jesus Freitas.SILVA, José Amiraldo Alves da.ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.20162023-05-19T00:17:25Z2023-05-182023-05-19T00:17:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T00:16:10Zoai:localhost:riufcg/29855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T00:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
Democratic school management: weaving reflections.
title Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
spellingShingle Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
Gestão escolar
Gestão democrática
Coordenação pedagógica
Participação
School management
Democratic management
Pedagogical coordination
Participation
Gestão escolar.
title_short Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
title_full Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
title_fullStr Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
title_sort Gestão escolar democrática: tecendo reflexões.
author ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
author_facet ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Coordenação pedagógica
Participação
School management
Democratic management
Pedagogical coordination
Participation
Gestão escolar.
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Coordenação pedagógica
Participação
School management
Democratic management
Pedagogical coordination
Participation
Gestão escolar.
description O presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-05-19T00:17:25Z
2023-05-18
2023-05-19T00:17:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855
identifier_str_mv ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744577045725184