Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934 |
Resumo: | Equipes de Desenvolvimento Ágil de Software (DAS) às vezes precisam executar processos que consideram repetitivos ou desmotivadores, comprometendo a qualidade de resultados. Agregar elementos de gamificação a esses processos pode melhorar o engajamento das equipes e os resultados. Esta dissertação investiga, através de revisão da literatura especializada e de survey com praticantes de DAS, as dificuldades mais relevantes nos processos. O processo avaliado como o de maior dificuldade, estimativa de esforço de User Stories (USs), é selecionado para estudo e tratamento com gamificação. Para esse processo, propõe-se primeiro um novo método, misto de métodos disponíveis na literatura, para melhorar estimativas de esforço. Em seguida, são elencados elementos para a gamificação do método proposto. A validação do método proposto e dos elementos elencados é feita por um painel de especialistas em DAS usando uma técnica estruturada Delphi em busca de consenso. Resultados consensuais indicam que o método proposto, gamificado, parece que irá facilitar a adoção dele e melhorar as estimativas de esforço resultantes. A dissertação contribui para a engenharia de software, DAS em particular, e para esforços de gamificação de seus processos e melhores práticas. |
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Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de softwareEngenharia de SoftwareGamificaçãoÁgilDesenvolvimento de SoftwareEstimativa de EsforçoEstimativa de História de UsuárioSoftware EngineeringGamificationAgileSoftware DevelopmentEffort EstimationUser Story EstimationCiência da ComputaçãoEquipes de Desenvolvimento Ágil de Software (DAS) às vezes precisam executar processos que consideram repetitivos ou desmotivadores, comprometendo a qualidade de resultados. Agregar elementos de gamificação a esses processos pode melhorar o engajamento das equipes e os resultados. Esta dissertação investiga, através de revisão da literatura especializada e de survey com praticantes de DAS, as dificuldades mais relevantes nos processos. O processo avaliado como o de maior dificuldade, estimativa de esforço de User Stories (USs), é selecionado para estudo e tratamento com gamificação. Para esse processo, propõe-se primeiro um novo método, misto de métodos disponíveis na literatura, para melhorar estimativas de esforço. Em seguida, são elencados elementos para a gamificação do método proposto. A validação do método proposto e dos elementos elencados é feita por um painel de especialistas em DAS usando uma técnica estruturada Delphi em busca de consenso. Resultados consensuais indicam que o método proposto, gamificado, parece que irá facilitar a adoção dele e melhorar as estimativas de esforço resultantes. A dissertação contribui para a engenharia de software, DAS em particular, e para esforços de gamificação de seus processos e melhores práticas.Agile Software Development (ASD) teams sometimes need to execute processes that they consider repetitive or demotivating, compromising the quality of results. Adding gamification elements to these processes could improve team engagement and results. This paper investigates the most relevant difficulties in the processes through a specialized literature review and a survey with ASD practitioners. The process evaluated as the most difficult, User Story (US) effort estimation, is selected for study and treatment with gamification. A new method is proposed for this process, a mixture of methods available in the literature, to improve effort estimates. Next, elements for the gamification of the proposed method are listed. The validation of the proposed method and the listed elements is done by a panel of ASD experts using a structured Delphi technique in search of consensus. Consensus results indicate that the proposed gamified method appears to facilitate its adoption and improve the resulting effort estimates. The paper contributes to software engineering, ASD in particular, and to efforts to gamify its processes and best practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMOURA, José Antão Beltrão.http://lattes.cnpq.br/3572375884177951ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.http://lattes.cnpq.br/4993914550234923BARROS, Marcelo Alves de.http://lattes.cnpq.br/1101332313551029ANDRADE, André Felipe Mendonça.2021-08-192021-08-31T17:41:39Z2021-08-312021-08-31T17:41:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934ANDRADE, André Felipe Mendonça. Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-13T18:39:34Zoai:localhost:riufcg/20934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-13T18:39:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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