Objetos de conhecimento e vivências cotidianas discentes: os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19285 |
Resumo: | O trabalho monográfico discute os desafios da aprendizagem significativa no ensino de Geografia, durante os Anos Iniciais. A escolha dessa temática justifica-se pela necessidade de estudar como se dá a relação entre os objetos de conhecimento e o cotidiano vivido dos(as) e pelos(as) alunos(as). Sendo assim, o objetivo geral do trabalho condiz a investigar a correspondência entre objetos de estudo às vivências cotidianas discentes, de forma a promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares de Geografia nos Anos Iniciais. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em: refletir os desafios enfrentados pelos professores(as) em face do relacionamento de objetos conceituais ao cotidiano dos alunos(as); discutir a interdisciplinaridade nas práticas escolares do ensino de Geografia com outras áreas de conhecimento; assim como examinar a utilização do livro didático, como ferramenta para o ensino da Geografia escolar. A partir das noções “alfabetização geográfica e leitura de mundo”, de forma a investigar e discutir o objeto de estudo, bem como corresponder aos objetivos delimitados, o trabalho contou com os estudos dos seguintes autores: Callai (2000, 2005, 2010, 2011); Castrogiovanni (2000); Bartz et. al (2017); Dornelles e Karnopp (2016); Freire (1999); Portela (2018); Santos et. al (2019); Silva e Leão (2017). A metodologia para realizar essa investigação se caracteriza, dessa forma, pela abordagem qualitativa, com o desenvolvimento do método bibliográfico-documental em uma instituição pública da rede municipal de Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa cuja análise dos dados se efetiva por meio da interpretação de fontes construídas (entrevistas), articulada ao aporte teórico orientador e a fontes documentais. A monografia está estruturada em 5 (cinco) capítulos, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, entende-se que a Geografia escolar, mesmo havendo modificado suas práticas ao longo dos anos, ainda enfrenta muitos desafios para realizar um ensino capaz de articular os objetos de conhecimento às vivências cotidianas discentes. Por meio da pesquisa realizada, considera-se que o ensino pautado no estudo do livro didático ainda é predominante. Essa realidade demanda o acesso dos(as) professores(as), especialmente dos Anos Iniciais, a cursos de formação continuada que possibilitem os(às) docentes uma maior proximidade com os conceitos geográficos. |
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Objetos de conhecimento e vivências cotidianas discentes: os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais.Objects of knowledge and students' everyday experiences: the challenges of teaching geography in the early years.Ensino de geografiaObjetos de conhecimentoVivências cotidianasAprendizagem significativaGeography teachingKnowledge objectsEveryday experiencesMeaningful learningEducação.O trabalho monográfico discute os desafios da aprendizagem significativa no ensino de Geografia, durante os Anos Iniciais. A escolha dessa temática justifica-se pela necessidade de estudar como se dá a relação entre os objetos de conhecimento e o cotidiano vivido dos(as) e pelos(as) alunos(as). Sendo assim, o objetivo geral do trabalho condiz a investigar a correspondência entre objetos de estudo às vivências cotidianas discentes, de forma a promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares de Geografia nos Anos Iniciais. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em: refletir os desafios enfrentados pelos professores(as) em face do relacionamento de objetos conceituais ao cotidiano dos alunos(as); discutir a interdisciplinaridade nas práticas escolares do ensino de Geografia com outras áreas de conhecimento; assim como examinar a utilização do livro didático, como ferramenta para o ensino da Geografia escolar. A partir das noções “alfabetização geográfica e leitura de mundo”, de forma a investigar e discutir o objeto de estudo, bem como corresponder aos objetivos delimitados, o trabalho contou com os estudos dos seguintes autores: Callai (2000, 2005, 2010, 2011); Castrogiovanni (2000); Bartz et. al (2017); Dornelles e Karnopp (2016); Freire (1999); Portela (2018); Santos et. al (2019); Silva e Leão (2017). A metodologia para realizar essa investigação se caracteriza, dessa forma, pela abordagem qualitativa, com o desenvolvimento do método bibliográfico-documental em uma instituição pública da rede municipal de Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa cuja análise dos dados se efetiva por meio da interpretação de fontes construídas (entrevistas), articulada ao aporte teórico orientador e a fontes documentais. A monografia está estruturada em 5 (cinco) capítulos, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, entende-se que a Geografia escolar, mesmo havendo modificado suas práticas ao longo dos anos, ainda enfrenta muitos desafios para realizar um ensino capaz de articular os objetos de conhecimento às vivências cotidianas discentes. Por meio da pesquisa realizada, considera-se que o ensino pautado no estudo do livro didático ainda é predominante. Essa realidade demanda o acesso dos(as) professores(as), especialmente dos Anos Iniciais, a cursos de formação continuada que possibilitem os(às) docentes uma maior proximidade com os conceitos geográficos.The monographic work discusses the challenges of significant learning in teaching Geography, during the early years. The choice of this theme is justified by the need to study how the relationship between objects of knowledge and the daily lives of students and students takes place. Thus, the general objective of the work is to investigate the correspondence between objects of study to the daily experiences of students, in order to promote a meaningful learning of school content in Geography in the early years. The specific objectives, in turn, consist of: reflecting the challenges faced by teachers in the face of the relationship of conceptual objects to the students' daily lives; discuss interdisciplinarity in school practices of teaching Geography with other areas of knowledge; as well as examining the use of the textbook as a tool for teaching school geography. Based on the notions “geographic literacy and world reading”, in order to investigate and discuss the object of study, as well as to meet the defined objectives, the work included the studies of the following authors: Callai (2000, 2005, 2010, 2011); Castrogiovanni (2000); Bartz et. al (2017); Dornelles and Karnopp (2016); Freire (1999); Portela (2018); Santos et. al (2019); Silva and Leão (2017). The methodology to carry out this investigation is characterized, therefore, by the qualitative approach, with the development of the bibliographic-documental method in a public institution of the municipal network of Cajazeiras-PB. This is a research whose data analysis is carried out through the interpretation of constructed sources (interviews), articulated with the guiding theoretical contribution and documentary sources. The monograph is structured in 5 (five) chapters, comprising "introduction", "3 (three) theoretical and descriptive-analytical chapters", and "final considerations". As conclusions, it is understood that school geography, even though it has modified its practices over the years, still faces many challenges to carry out a teaching capable of articulating the objects of knowledge to the daily experiences of students. Through the research carried out, it is considered that teaching based on the study of the textbook is still predominant. This reality demands that teachers, especially in the Early Years, have access to continuing education courses that enable teachers to be closer to geographical concepts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.GOMES, Maiara Kaline Almeida.2020-12-022021-06-08T13:05:08Z2021-06-082021-06-08T13:05:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19285GOMES, Maiara Kaline Almeida. Objetos de conhecimento e vivências cotidianas discentes: os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais. 2020. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T17:59:59Zoai:localhost:riufcg/19285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T17:59:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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