Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149
Resumo: Esta produção trata-se de um relatório crítico-analítico resultante da implementação do projeto vivencial da disciplina Projeto Vivencial da Pós-graduação Latu sensu em Planejamento e Gestão Escolar. Tarefa acadêmica que subsidiou um processo de inserção e análise em uma situação de contexto vivencial de uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz-PB, tendo em vista a aplicação de um projeto de intervenção, que nós, enquanto pós-graduandas, tentávamos empreender para relatar academicamente a aplicação de conhecimentos de gestão escolar envidados na formação da referida Pós. Como objeto de estudo esta pesquisa tem demarcado as relações entre desafios cotidianos da gestão escolar frente à formação necessária para se gerir uma escola pública. Deste modo, o objetivo geral para tanto é analisar a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública. Como questão de pesquisa para alcançar este objetivo delineou-se a inquietação: Qual a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública? Como estratégia metodológica de investigação para responder esta questão de pesquisa utilizou-se pesquisa documental, observação, a pesquisa-ação e a categorização simples dos dados coletados em uma abordagem qualitativa de estudos. Os autores referenciais que subsidiam essa produção são: Paro (1987; 1992) em que foi pesquisado e referenciado a discussão de Gestão Democrática e participação; Padilha (2000) e Veiga (1998) por discutir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e Pazeto (2000) e Pires (2012) que empreendem uma discussão sobre a qualificação necessária do gestor(a) frente aos desafios da participação da comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos destacam-se que a escola tem como desafio principal a necessária (re)formulação do PPP e do Regimento Interno, pois os mesmos estão dissociados do contexto prático vivenciado na escola. E, que necessariamente mediante este desafio, a equipe gestora necessita ter uma formação adequada sob caráter continuado para a superação das condições de espontaneísmo e ativismo pelas quais, no geral, atuam equipes gestoras.
id UFCG_296509c8f4f6f340a2f541082b5e5d3e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6149
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.Management challenges in public schools facing the necessary managerial training.Gestão escolarGestor escolar - formaçãoGestão democráticaEducação - gestãoSchool ManagementSchool Manager - TrainingDemocratic ManagementEducation - ManagementAdministração Educacional.Esta produção trata-se de um relatório crítico-analítico resultante da implementação do projeto vivencial da disciplina Projeto Vivencial da Pós-graduação Latu sensu em Planejamento e Gestão Escolar. Tarefa acadêmica que subsidiou um processo de inserção e análise em uma situação de contexto vivencial de uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz-PB, tendo em vista a aplicação de um projeto de intervenção, que nós, enquanto pós-graduandas, tentávamos empreender para relatar academicamente a aplicação de conhecimentos de gestão escolar envidados na formação da referida Pós. Como objeto de estudo esta pesquisa tem demarcado as relações entre desafios cotidianos da gestão escolar frente à formação necessária para se gerir uma escola pública. Deste modo, o objetivo geral para tanto é analisar a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública. Como questão de pesquisa para alcançar este objetivo delineou-se a inquietação: Qual a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública? Como estratégia metodológica de investigação para responder esta questão de pesquisa utilizou-se pesquisa documental, observação, a pesquisa-ação e a categorização simples dos dados coletados em uma abordagem qualitativa de estudos. Os autores referenciais que subsidiam essa produção são: Paro (1987; 1992) em que foi pesquisado e referenciado a discussão de Gestão Democrática e participação; Padilha (2000) e Veiga (1998) por discutir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e Pazeto (2000) e Pires (2012) que empreendem uma discussão sobre a qualificação necessária do gestor(a) frente aos desafios da participação da comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos destacam-se que a escola tem como desafio principal a necessária (re)formulação do PPP e do Regimento Interno, pois os mesmos estão dissociados do contexto prático vivenciado na escola. E, que necessariamente mediante este desafio, a equipe gestora necessita ter uma formação adequada sob caráter continuado para a superação das condições de espontaneísmo e ativismo pelas quais, no geral, atuam equipes gestoras.This production is a critical-analytical report resulting from the implementation of the experiential project of the subject Experiential Project of the Postgraduate Latu sensu in School Planning and Management. Academic task that supported a process of insertion and analysis in a living context situation of a state public school in the city of Santa Cruz-PB, in view of the implementation of an intervention project, which we, as graduate students, we tried to undertake to report academically the application of knowledge of school management in the formation of that Post. As object of study this research has demarcated the relationships between everyday challenges of school management facing the training required to run a public school. Thus, the overall objective To do so is to analyze the necessary training base of the management team facing challenges everyday to run a public school. As a research question to achieve this objective was outlined the concern: What is the necessary basis of formation of the management team facing everyday challenges to run a public school? As a methodological strategy for To answer this research question, documentary research was used, observation, action research and simple categorization of the data collected in a qualitative approach to studies. The referential authors that support this production are: Paro (1987; 1992) in which the discussion of Democratic Management and participation; Padilha (2000) and Veiga (1998) for discussing the construction of the Project Pedagogical Politician and Pazeto (2000) and Pires (2012) who undertake a discussion on the manager qualification required in the face of community participation challenges school Among the results obtained, we highlight that the school has as its main challenge the (re) formulation of the PPP and the Internal Regulations, as they are decoupled of the practical context experienced at school. And that necessarily through this challenge, the The management team needs to be adequately trained on an ongoing basis to overcome of the conditions of spontaneism and activism by which, in general, management teams act.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502CAMPOS, Maria de Lourdes.RODRIGUES, Rosimar.ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.20162019-08-23T16:20:45Z2019-08-232019-08-23T16:20:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. 2016. 92f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T12:30:44Zoai:localhost:riufcg/6149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T12:30:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
Management challenges in public schools facing the necessary managerial training.
title Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
spellingShingle Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
Gestão escolar
Gestor escolar - formação
Gestão democrática
Educação - gestão
School Management
School Manager - Training
Democratic Management
Education - Management
Administração Educacional.
title_short Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
title_full Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
title_fullStr Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
title_full_unstemmed Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
title_sort Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.
author ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
author_facet ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
CAMPOS, Maria de Lourdes.
RODRIGUES, Rosimar.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestor escolar - formação
Gestão democrática
Educação - gestão
School Management
School Manager - Training
Democratic Management
Education - Management
Administração Educacional.
topic Gestão escolar
Gestor escolar - formação
Gestão democrática
Educação - gestão
School Management
School Manager - Training
Democratic Management
Education - Management
Administração Educacional.
description Esta produção trata-se de um relatório crítico-analítico resultante da implementação do projeto vivencial da disciplina Projeto Vivencial da Pós-graduação Latu sensu em Planejamento e Gestão Escolar. Tarefa acadêmica que subsidiou um processo de inserção e análise em uma situação de contexto vivencial de uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz-PB, tendo em vista a aplicação de um projeto de intervenção, que nós, enquanto pós-graduandas, tentávamos empreender para relatar academicamente a aplicação de conhecimentos de gestão escolar envidados na formação da referida Pós. Como objeto de estudo esta pesquisa tem demarcado as relações entre desafios cotidianos da gestão escolar frente à formação necessária para se gerir uma escola pública. Deste modo, o objetivo geral para tanto é analisar a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública. Como questão de pesquisa para alcançar este objetivo delineou-se a inquietação: Qual a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública? Como estratégia metodológica de investigação para responder esta questão de pesquisa utilizou-se pesquisa documental, observação, a pesquisa-ação e a categorização simples dos dados coletados em uma abordagem qualitativa de estudos. Os autores referenciais que subsidiam essa produção são: Paro (1987; 1992) em que foi pesquisado e referenciado a discussão de Gestão Democrática e participação; Padilha (2000) e Veiga (1998) por discutir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e Pazeto (2000) e Pires (2012) que empreendem uma discussão sobre a qualificação necessária do gestor(a) frente aos desafios da participação da comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos destacam-se que a escola tem como desafio principal a necessária (re)formulação do PPP e do Regimento Interno, pois os mesmos estão dissociados do contexto prático vivenciado na escola. E, que necessariamente mediante este desafio, a equipe gestora necessita ter uma formação adequada sob caráter continuado para a superação das condições de espontaneísmo e ativismo pelas quais, no geral, atuam equipes gestoras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-23T16:20:45Z
2019-08-23
2019-08-23T16:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. 2016. 92f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149
identifier_str_mv ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. 2016. 92f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388424728576