Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Natália Pereira da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26112
Resumo: As tecnologias digitais atualmente contribuem de forma a facilitar a vida cotidiana das pessoas, considerando também os investimento para o desenvolvimento de novas TD´s, a partir do acesso e expansão da Internet, a Educação a Distância (EaD) se expande cada vez mais como uma opção de modalidade de estudo para muitos brasileiros. Este trabalho tem como objeto de pesquisa a oferta de Cursos de Pedagogia na modalidade a Educação a Distância,como objetivo geral de : Compreender os Projeto Pedagógico de Cursos (PPC´s) de Pedagogia ofertados na modalidade a distância na região Nordeste, nas universidades federais. E os objetivos específicos foram: Mapear os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância , nas universidades federais da região Nordeste; Pesquisar nos sites das universidades os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais da cregião Nordeste; Analisar nos Projetos Pedagógico dos Cursos a organização das propostas curriculares e didáticas, atuação docente e perfil discente dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades universidades federais da região Nordeste; Refletir a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais na região Nordeste. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, documental ( LUDKE; ANDRÉ, 1986), por meio de um levantamento dos PPCs dos cursos de pedagogias ofertados na ,modalidade a distância, nas Universidades Federais da região Nordeste do Brasil, e após foi realizada uma análise deses documentos. A partir do levantamento, que foi realizado nos sites de cada uma das universidades Federais da região Nordeste, que segundo dados do Ministério Público essa região possui dezoito Universidades Públicas Federais, detectamos que das dezoito universidades, dezesseis universidades do Nordeste ofertam o curso de Pedagogia, quinze ofertam o curso de Pedagogia na modalidade presencial, somente uma, não oferta o curso na modalidade presencial e na modalidade a distância, somente nove ofertam o curso. Das nove universidades que ofertam o curso de o Pedagogia a Distância foram analisados os PPCs de sete universidades, já que somente sete PPC´s estavam disponíveis nos sites dessas instituições. Finalizo destacando que essa pesquisa foi importante para minha formação como pedagoga, ao me possibilitar um novo olhar ( crítico e reflexivo) para a oferta de cursos na modalidade a distância, ao compreender toda a complexidade que exige a elaboração e organização da estrutura de um curso ao exigir este formato de ensino em EaD, inovador em sua organização estrutural dos cursos a distância, através das Tecnologias Digitais a fim de chegar á formar um profissional de qualidade, que seja crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem.
id UFCG_297594a2167bb6a3d87ff21fa8cf46b9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26112
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.Distance pedagogy courses: an analysis of the pedagogical projects of courses in the Northeast region.PedagogiaEducação a distânciaEducação superiorPedagogyDistance educationCollege educationEducação.As tecnologias digitais atualmente contribuem de forma a facilitar a vida cotidiana das pessoas, considerando também os investimento para o desenvolvimento de novas TD´s, a partir do acesso e expansão da Internet, a Educação a Distância (EaD) se expande cada vez mais como uma opção de modalidade de estudo para muitos brasileiros. Este trabalho tem como objeto de pesquisa a oferta de Cursos de Pedagogia na modalidade a Educação a Distância,como objetivo geral de : Compreender os Projeto Pedagógico de Cursos (PPC´s) de Pedagogia ofertados na modalidade a distância na região Nordeste, nas universidades federais. E os objetivos específicos foram: Mapear os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância , nas universidades federais da região Nordeste; Pesquisar nos sites das universidades os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais da cregião Nordeste; Analisar nos Projetos Pedagógico dos Cursos a organização das propostas curriculares e didáticas, atuação docente e perfil discente dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades universidades federais da região Nordeste; Refletir a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais na região Nordeste. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, documental ( LUDKE; ANDRÉ, 1986), por meio de um levantamento dos PPCs dos cursos de pedagogias ofertados na ,modalidade a distância, nas Universidades Federais da região Nordeste do Brasil, e após foi realizada uma análise deses documentos. A partir do levantamento, que foi realizado nos sites de cada uma das universidades Federais da região Nordeste, que segundo dados do Ministério Público essa região possui dezoito Universidades Públicas Federais, detectamos que das dezoito universidades, dezesseis universidades do Nordeste ofertam o curso de Pedagogia, quinze ofertam o curso de Pedagogia na modalidade presencial, somente uma, não oferta o curso na modalidade presencial e na modalidade a distância, somente nove ofertam o curso. Das nove universidades que ofertam o curso de o Pedagogia a Distância foram analisados os PPCs de sete universidades, já que somente sete PPC´s estavam disponíveis nos sites dessas instituições. Finalizo destacando que essa pesquisa foi importante para minha formação como pedagoga, ao me possibilitar um novo olhar ( crítico e reflexivo) para a oferta de cursos na modalidade a distância, ao compreender toda a complexidade que exige a elaboração e organização da estrutura de um curso ao exigir este formato de ensino em EaD, inovador em sua organização estrutural dos cursos a distância, através das Tecnologias Digitais a fim de chegar á formar um profissional de qualidade, que seja crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem.Digital technologies currently contribute in order to facilitate people's daily lives, also considering the investments for the development of new TD's, from the access and expansion of the Internet, Distance Education (DE) is increasingly expanding as an option of study modality for many Brazilians. This work has as object of research the offer of Pedagogy Courses in the Distance Education modality, with the general objective of: Understanding the Pedagogical Project of Pedagogy Courses (PPC's) offered in the distance modality in the Northeast region, in federal universities . And the specific objectives were: To map the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast region; Search on the universities' websites the Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast cregion; To analyze in the Pedagogical Projects of the Courses the organization of the curricular and didactic proposals, teaching performance and student profile of the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast region; To reflect from the Pedagogical Projects of the Courses the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities in the Northeast region. The research was developed from a qualitative, documentary approach (LUDKE; ANDRÉ, 1986), by means of a survey of the PPCs of pedagogy courses offered in the distance modality, in the Federal Universities of the Northeast region of Brazil, and after an analysis of these documents was carried out. From the survey, which was carried out on the websites of each of the Federal Universities in the Northeast region, which according to data from the Public Ministry, this region has eighteen Federal Public Universities, we detected that of the eighteen universities, sixteen universities in the Northeast offer the Pedagogy course, fifteen offer the Pedagogy course in the face-to-face modality, only one does not offer the course in the face-to-face modality and in the distance modality, only nine offer the course. Of the nine universities that offer the Distance Pedagogy course, the PPCs of seven universities were analyzed, since only seven PPCs were available on the websites of these institutions. I conclude by emphasizing that this research was important for my training as a pedagogue, as it enabled me to have a new (critical and reflective) look at the offer of courses in the distance modality, by understanding all the complexity that requires the elaboration and organization of the structure of a course. by demanding this teaching format in distance education, innovative in its structural organization of distance courses, through Digital Technologies in order to train a quality professional, who is critical-reflective in the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577GUIDOTTI, Viviane.SOUSA, Rozilene Lopes de.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SILVA, Natália Pereira da.2022-03-312022-07-01T12:23:38Z2022-07-012022-07-01T12:23:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26112SILVA, Natália Pereira da. Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:25:02Zoai:localhost:riufcg/26112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
Distance pedagogy courses: an analysis of the pedagogical projects of courses in the Northeast region.
title Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
spellingShingle Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
SILVA, Natália Pereira da.
Pedagogia
Educação a distância
Educação superior
Pedagogy
Distance education
College education
Educação.
title_short Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
title_full Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
title_fullStr Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
title_full_unstemmed Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
title_sort Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.
author SILVA, Natália Pereira da.
author_facet SILVA, Natália Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
GUIDOTTI, Viviane.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Natália Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Educação a distância
Educação superior
Pedagogy
Distance education
College education
Educação.
topic Pedagogia
Educação a distância
Educação superior
Pedagogy
Distance education
College education
Educação.
description As tecnologias digitais atualmente contribuem de forma a facilitar a vida cotidiana das pessoas, considerando também os investimento para o desenvolvimento de novas TD´s, a partir do acesso e expansão da Internet, a Educação a Distância (EaD) se expande cada vez mais como uma opção de modalidade de estudo para muitos brasileiros. Este trabalho tem como objeto de pesquisa a oferta de Cursos de Pedagogia na modalidade a Educação a Distância,como objetivo geral de : Compreender os Projeto Pedagógico de Cursos (PPC´s) de Pedagogia ofertados na modalidade a distância na região Nordeste, nas universidades federais. E os objetivos específicos foram: Mapear os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância , nas universidades federais da região Nordeste; Pesquisar nos sites das universidades os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais da cregião Nordeste; Analisar nos Projetos Pedagógico dos Cursos a organização das propostas curriculares e didáticas, atuação docente e perfil discente dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades universidades federais da região Nordeste; Refletir a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais na região Nordeste. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, documental ( LUDKE; ANDRÉ, 1986), por meio de um levantamento dos PPCs dos cursos de pedagogias ofertados na ,modalidade a distância, nas Universidades Federais da região Nordeste do Brasil, e após foi realizada uma análise deses documentos. A partir do levantamento, que foi realizado nos sites de cada uma das universidades Federais da região Nordeste, que segundo dados do Ministério Público essa região possui dezoito Universidades Públicas Federais, detectamos que das dezoito universidades, dezesseis universidades do Nordeste ofertam o curso de Pedagogia, quinze ofertam o curso de Pedagogia na modalidade presencial, somente uma, não oferta o curso na modalidade presencial e na modalidade a distância, somente nove ofertam o curso. Das nove universidades que ofertam o curso de o Pedagogia a Distância foram analisados os PPCs de sete universidades, já que somente sete PPC´s estavam disponíveis nos sites dessas instituições. Finalizo destacando que essa pesquisa foi importante para minha formação como pedagoga, ao me possibilitar um novo olhar ( crítico e reflexivo) para a oferta de cursos na modalidade a distância, ao compreender toda a complexidade que exige a elaboração e organização da estrutura de um curso ao exigir este formato de ensino em EaD, inovador em sua organização estrutural dos cursos a distância, através das Tecnologias Digitais a fim de chegar á formar um profissional de qualidade, que seja crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
2022-07-01T12:23:38Z
2022-07-01
2022-07-01T12:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26112
SILVA, Natália Pereira da. Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26112
identifier_str_mv SILVA, Natália Pereira da. Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744547222126592