As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960).
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344 |
Resumo: | Essa pesquisa contempla mulheres, discentes e docentes de uma escola que funcionou entre as décadas de 1950 e 1970 em Campina Grande: o Instituto Pax. O colégio era dirigido por uma Congregação religiosa e contava com turmas primárias e uma formação familiar destinada às moças campinenses. Buscamos analisar as experiências das alunas do Pax, o papel de atuação do colégio na elaboração de subjetividades sobre “ser” mulher, o amor, o casamento, assim como o cenário urbano de Campina entre as décadas de 1950 e 1960. Para compreendermos quem eram essas mulheres alunas do Instituto Pax, o que era ser mulher, ser preparada e casável nos anos de 1950/60 e quais os projetos de cidade e de felicidade executados em Campina Grande no período citado. Nesse estudo utilizamos fontes escritas, como periódicos femininos e boletins da Congregação, e as entrevistas cedidas pelas docentes e discentes, a partir delas realizamos uma cartografia do sexismo educacional no Brasil/Paraíba e cartografamos a pedagogia do casamento, promovida pela formação familiar, com todo o seu aparato curricular e arquitetônico e o papel de intervenção desse processo na fisionomia urbana campinense, garimpando as suas singularidades. No tocante ao espaço urbano utilizamos Pesavento (2007), Da Matta (1997) e Perrott (1988). Sobre o cenário campinense Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra do Ó (2006). Na abordagem de gênero Perrot (1988 e 2005), Pinsky (2012 e 2013), Del Priore (1997). Sobre currículo, cultura escolar e diferenças de gênero Silva (2010), Louro (1997 e 2000) e Frago e Escolano (1998). Sobre subjetividades femininas e cinema Rolnik (1989) e Lipovetsky (2000). Sobre história oral e memória Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) e Alberti (2004). Para as representações Chartier (1990), sobre táticas e astúcias Certeau (1994). Percebemos que o projeto de felicidade dessas mulheres era a conquista do casamento e da maternidade. Havendo uma sincronia entre o projeto sagrado da Igreja, o projeto de felicidade das mulheres e o projeto de cidade das edilidades, que deveria resultar num cenário urbano “controlável” e civilizado. |
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As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960).Women from Campinas at the PAX Institute: projects from Feliz)cidade (1950-1960).Mulheres campinensesCampinas womenPedagogia do casamentoMarriage pedagogySexismo educacionalEducational sexismFelicidade - mulheresHappiness - womenInstituto Pax - Campina Grande - PBPax Institute - Campina Grande - PBEducação feminina - Campina Grande - PBFeminine education - Campina Grande - PBProjetos de cidade e felicidade - Campina Grande - PB - 1950-1960City and happiness projects - Campina Grande - PB - 1950-1960Espaço urbano - Campina Grande - PBUrban space - Campina Grande - PBCartografia do sexismo educacionalCartography of educational sexismgreja católica e educação de mulheresCatholic church and women's educationHistóriaEssa pesquisa contempla mulheres, discentes e docentes de uma escola que funcionou entre as décadas de 1950 e 1970 em Campina Grande: o Instituto Pax. O colégio era dirigido por uma Congregação religiosa e contava com turmas primárias e uma formação familiar destinada às moças campinenses. Buscamos analisar as experiências das alunas do Pax, o papel de atuação do colégio na elaboração de subjetividades sobre “ser” mulher, o amor, o casamento, assim como o cenário urbano de Campina entre as décadas de 1950 e 1960. Para compreendermos quem eram essas mulheres alunas do Instituto Pax, o que era ser mulher, ser preparada e casável nos anos de 1950/60 e quais os projetos de cidade e de felicidade executados em Campina Grande no período citado. Nesse estudo utilizamos fontes escritas, como periódicos femininos e boletins da Congregação, e as entrevistas cedidas pelas docentes e discentes, a partir delas realizamos uma cartografia do sexismo educacional no Brasil/Paraíba e cartografamos a pedagogia do casamento, promovida pela formação familiar, com todo o seu aparato curricular e arquitetônico e o papel de intervenção desse processo na fisionomia urbana campinense, garimpando as suas singularidades. No tocante ao espaço urbano utilizamos Pesavento (2007), Da Matta (1997) e Perrott (1988). Sobre o cenário campinense Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra do Ó (2006). Na abordagem de gênero Perrot (1988 e 2005), Pinsky (2012 e 2013), Del Priore (1997). Sobre currículo, cultura escolar e diferenças de gênero Silva (2010), Louro (1997 e 2000) e Frago e Escolano (1998). Sobre subjetividades femininas e cinema Rolnik (1989) e Lipovetsky (2000). Sobre história oral e memória Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) e Alberti (2004). Para as representações Chartier (1990), sobre táticas e astúcias Certeau (1994). Percebemos que o projeto de felicidade dessas mulheres era a conquista do casamento e da maternidade. Havendo uma sincronia entre o projeto sagrado da Igreja, o projeto de felicidade das mulheres e o projeto de cidade das edilidades, que deveria resultar num cenário urbano “controlável” e civilizado.This research includes women, students and teachers of a school that operated between the 1950s and 1970s in Campina Grande: the Pax Institute. The school was run by a religious congregation and had primary classes and a family training for campinenses girls. Analyze the experiences of students of Pax, the college's operational role in the development of subjectivities about "being" woman, love, marriage, and the city of Campina scene between the 1950s and 1960. In order to understand who they were these women students of the Pax Institute, which was a woman, be prepared and marriageable in the years 1950/60 and which the city projects and happiness performed in Campina Grande in that period. In this study we used written sources, such as female magazines and the Congregation reports, and interviews granted by teachers and students, from them conducted a mapping of educational sexism in Brazil / Paraíba and cartografamos wedding pedagogy promoted by family training with all its curriculum and architectural apparatus and the intervention role of this process in Campina Grande urban physiognomy, panning their singularities. With regard to urban space use Pesavento (2007), Da Matta (1997) and Perrott (1988). About Campina Grande scenario Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra O (2006). In the gender approach Perrot (1988 and 2005), Pinsky (2012 and 2013), Del Priore (1997). On curriculum, school culture and gender differences Silva (2010), Blonde (1997 and 2000) and Frago and Escolano (1998). On female subjectivities and film Rolnik (1989) and Lipovetsky (2000). On oral history and memory Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) and Alberti (2004). For Chartier representations (1990), about tactics and gimmicks Certeau (1994). We realize that the happiness project these women was the wedding achievement and motherhood. And there is a synchrony between the Church's sacred project, the happiness project of women and the city project of edilidades, which should result in an urban setting "controllable" and civilized.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSILVA, Keila Queiroz e.SILVA, K. Q.http://lattes.cnpq.br/8319598000382239OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.FARIAS, P. S. C.http://lattes.cnpq.br/1249728602117479ARAGÃO, Patrícia Cristina de Aragão.ARAGÃO, P. C. A.SOUZA, Joana D'arc Bezerra de.2015-10-272022-12-15T13:34:41Z2015-10-272022-12-15T13:34:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344SOUZA, Joana D'arc Bezerra de. As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). 2015. 228f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. 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