Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA NETO, José Carlos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
Resumo: Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.
id UFCG_2abb04cb566c11f673fca2ec7087a4be
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7632
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.Development of learning objects to assist in teaching the periodic table using Hot potatoes.Química - ensinoObjetos virtuais de aprendizagemHot potatoesTabela periódicaChemistry - teachingVirtual Learning ObjectsPeriodic tableQuímica.Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.In the age of globalization and information, facing a competitive, dynamic and extremely demanding society, it is necessary for the teacher to become a professional available to improve and adapt his teaching technique and practice. In order to contribute to the improvement of chemistry teaching and also of the other sciences, several new types of exposure of the content inherent to the curriculum have been developed. In particular attention to the teaching of chemistry developed this research, with a different view aims to motivate and enable the improvement in teaching the new demands of students who experience constant changes related to New Information and Communication Technology (NTICs). The present work had as objective the development of Virtual Learning Objects (OVAs), directed to help in the comprehension of the periodic table. As a development platform for OVAs, Hot Potatoes available on the web for free. Hot potatoes, offers six work tools, JQuiz (* .jqz); JMix (* .jmx); JCross (* .jcw); JMatch (* .jmt); JCloze (* .jcl); The Masher (* .jms). In the work were used the resources JQuiz, JCloze and JCross to develop three virtual learning objects. With the application of such OVAs at the Federal University of Campina Grande in the Teacher Training Center, it was found that Hot potatoes is a powerful tool for the development of OVAs to assist in the teaching-learning process of chemistry.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652VIEIRA NETO, José Carlos.20172019-10-02T16:05:09Z2019-10-022019-10-02T16:05:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632VIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:59:47Zoai:localhost:riufcg/7632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:59:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
Development of learning objects to assist in teaching the periodic table using Hot potatoes.
title Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
spellingShingle Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
VIEIRA NETO, José Carlos.
Química - ensino
Objetos virtuais de aprendizagem
Hot potatoes
Tabela periódica
Chemistry - teaching
Virtual Learning Objects
Periodic table
Química.
title_short Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
title_full Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
title_fullStr Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
title_sort Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
author VIEIRA NETO, José Carlos.
author_facet VIEIRA NETO, José Carlos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA NETO, José Carlos.
dc.subject.por.fl_str_mv Química - ensino
Objetos virtuais de aprendizagem
Hot potatoes
Tabela periódica
Chemistry - teaching
Virtual Learning Objects
Periodic table
Química.
topic Química - ensino
Objetos virtuais de aprendizagem
Hot potatoes
Tabela periódica
Chemistry - teaching
Virtual Learning Objects
Periodic table
Química.
description Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-10-02T16:05:09Z
2019-10-02
2019-10-02T16:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
VIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
identifier_str_mv VIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744399522856960