Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa. |
id |
UFCG_7901bce82429713c685a95aa4d3321b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29196 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education.Química - ensinoEducação básicaChemistry - teachingTabela PeriódicaPeriodic tablebasic educationQuimica.O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa.The present work refers to artistic-cultural actions applied to the teaching of the periodic table in basic education, which aims to dynamize the study of the chemical elements in the Periodic Table, thus constructing the knowledge in an interactive and spontaneous way, already as specific objectives, the same has the following: Understand the arrangement of the chemical elements in their respective groups and periods through the painted and enlarged art of the periodic table on one of the walls of the school; To promote a debate in the classroom with the intention of instigating the students to deepen their studies on how the chemical elements were arranged by Mendeleiev in the periodic table; To understand through the art and the staging the fundamental role of the Periodic Table; To advise the students about the importance of studying the periodic table with the use of Artistic-Cultural Actions in Basic Education and the relationship of the chemical elements with the daily life of the student. The research instrument revolves around questionnaires made from didactic-pedagogical interventions in the classroom. The obtained data were analyzed and transformed into graphs for a greater understanding. The results of the research showed that changing and innovating in classroom methodologies is the first step towards a meaningful teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.LEITÃO, E. F. V.http://lattes.cnpq.br/7678437706994830ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.20192023-03-28T22:43:31Z2023-03-282023-03-28T22:43:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-29T21:44:30Zoai:localhost:riufcg/29196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-29T21:44:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education. |
title |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
spellingShingle |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Química - ensino Educação básica Chemistry - teaching Tabela Periódica Periodic table basic education Quimica. |
title_short |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
title_full |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
title_fullStr |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
title_full_unstemmed |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
title_sort |
Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. |
author |
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. |
author_facet |
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. LEITÃO, E. F. V. http://lattes.cnpq.br/7678437706994830 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - ensino Educação básica Chemistry - teaching Tabela Periódica Periodic table basic education Quimica. |
topic |
Química - ensino Educação básica Chemistry - teaching Tabela Periódica Periodic table basic education Quimica. |
description |
O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-03-28T22:43:31Z 2023-03-28 2023-03-28T22:43:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196 ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744571789213696 |