Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
Resumo: O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa.
id UFCG_7901bce82429713c685a95aa4d3321b0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29196
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education.Química - ensinoEducação básicaChemistry - teachingTabela PeriódicaPeriodic tablebasic educationQuimica.O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa.The present work refers to artistic-cultural actions applied to the teaching of the periodic table in basic education, which aims to dynamize the study of the chemical elements in the Periodic Table, thus constructing the knowledge in an interactive and spontaneous way, already as specific objectives, the same has the following: Understand the arrangement of the chemical elements in their respective groups and periods through the painted and enlarged art of the periodic table on one of the walls of the school; To promote a debate in the classroom with the intention of instigating the students to deepen their studies on how the chemical elements were arranged by Mendeleiev in the periodic table; To understand through the art and the staging the fundamental role of the Periodic Table; To advise the students about the importance of studying the periodic table with the use of Artistic-Cultural Actions in Basic Education and the relationship of the chemical elements with the daily life of the student. The research instrument revolves around questionnaires made from didactic-pedagogical interventions in the classroom. The obtained data were analyzed and transformed into graphs for a greater understanding. The results of the research showed that changing and innovating in classroom methodologies is the first step towards a meaningful teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.LEITÃO, E. F. V.http://lattes.cnpq.br/7678437706994830ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.20192023-03-28T22:43:31Z2023-03-282023-03-28T22:43:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-29T21:44:30Zoai:localhost:riufcg/29196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-29T21:44:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
Artistic-cultural actions applied to teaching the Periodic Table in basic education.
title Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
spellingShingle Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
Química - ensino
Educação básica
Chemistry - teaching
Tabela Periódica
Periodic table
basic education
Quimica.
title_short Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
title_full Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
title_fullStr Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
title_full_unstemmed Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
title_sort Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica.
author ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
author_facet ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
LEITÃO, E. F. V.
http://lattes.cnpq.br/7678437706994830
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo.
dc.subject.por.fl_str_mv Química - ensino
Educação básica
Chemistry - teaching
Tabela Periódica
Periodic table
basic education
Quimica.
topic Química - ensino
Educação básica
Chemistry - teaching
Tabela Periódica
Periodic table
basic education
Quimica.
description O presente trabalho refere-se a Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da tabela periódica na educação básica, que tem como objetivo dinamizar o estudo dos elementos químicos na Tabela Periódica assim, construindo o conhecimento de forma interativa e espontânea, já como objetivos específicos, o mesmo conta com os seguintes: Entender a disposição dos elementos químicos em seus respectivos grupos e períodos através da arte pintada e ampliada da tabela periódica em uma das paredes da escola; Promover um debate em sala de aula com intuito de instigar os discentes a aprofundar seus estudos sobre como foram dispostos os elementos químicos por Mendeleiev na tabela periódica; Entender através da arte e da encenação o papel fundamental da Tabela Periódica;Nortear os discentes a respeito da importância de se estudar a tabela periódica com uso de Ações Artístico-Culturais na Educação Básica e o relacionamento dos elementos químicos com o cotidiano do aluno. O instrumento da pesquisa gira em torno de questionários feitos a partir de intervenções didático-pedagógicas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados e transformados em gráficos para uma maior compreensão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mudar e inovar nas metodologias em sala de aula é o primeiro passo para um processo de ensino e aprendizagem significativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-03-28T22:43:31Z
2023-03-28
2023-03-28T22:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29196
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Alaim Timoteo. Ações artístico-culturais aplicadas ao ensino da Tabela Periódica na educação básica. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744571789213696