Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Edilene da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas.
id UFCG_2b75f02e62389f7abc66c938336282a4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28869
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.Recalling and reflecting on the trajectory of my academic training.Memorial acadêmicoAcademic memorialMemóriasMemoirsTrajetória acadêmicaAcademic trajectoryFormação docente - memorialTeacher training - memorialFormação em Pedagogia - memorialTraining in Pedagogy - memorialPedagogia EducaçãoO presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGABREU, Ireneide Gomes de.ABREU, I. G.http://lattes.cnpq.br/7967580792029663RODRIGUES, Edileuza Custódio.RODRIGUES, E. C.http://lattes.cnpq.br/2062847108369493GONÇALVES, Edilene da Silva.2015-032023-02-16T11:30:12Z2023-02-162023-02-16T11:30:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-16T11:30:40Zoai:localhost:riufcg/28869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-16T11:30:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
Recalling and reflecting on the trajectory of my academic training.
title Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
spellingShingle Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
GONÇALVES, Edilene da Silva.
Memorial acadêmico
Academic memorial
Memórias
Memoirs
Trajetória acadêmica
Academic trajectory
Formação docente - memorial
Teacher training - memorial
Formação em Pedagogia - memorial
Training in Pedagogy - memorial
Pedagogia Educação
title_short Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
title_full Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
title_fullStr Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
title_full_unstemmed Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
title_sort Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
author GONÇALVES, Edilene da Silva.
author_facet GONÇALVES, Edilene da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ABREU, Ireneide Gomes de.
ABREU, I. G.
http://lattes.cnpq.br/7967580792029663
RODRIGUES, Edileuza Custódio.
RODRIGUES, E. C.
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Edilene da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Memorial acadêmico
Academic memorial
Memórias
Memoirs
Trajetória acadêmica
Academic trajectory
Formação docente - memorial
Teacher training - memorial
Formação em Pedagogia - memorial
Training in Pedagogy - memorial
Pedagogia Educação
topic Memorial acadêmico
Academic memorial
Memórias
Memoirs
Trajetória acadêmica
Academic trajectory
Formação docente - memorial
Teacher training - memorial
Formação em Pedagogia - memorial
Training in Pedagogy - memorial
Pedagogia Educação
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03
2023-02-16T11:30:12Z
2023-02-16
2023-02-16T11:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
identifier_str_mv GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744569100664832