Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
Resumo: Objetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos.
id UFCG_2ba4f51d6c31e7910d101a44a75e8083
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15923
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.Approach to teaching neglected diseases in undergraduate nursing courses.Aproximación a la enseñanza de las enfermedades desatendidas en un curso de pregrado en enfermería.Graduação em EnfermagemEnsino de EnfermagemDoenças negligenciadas - Curso de EnfermagemCurrículo - Curso de EnfermagemAnálise documental - EnfermagemDisciplinas teórico-práticas - Curso de EnfermagemConteúdos programáticos - Curso de EnfermagemDisciplina optativa - Curso de EnfermagemEducação em EnfermagemAvaliação educacional - EnfermagemAvaliação curricular - Curso de EnfermagemSaúde coletiva - Curso de EnfermagemDengue - Curso de EnfermagemLeishmaniose - Curso de EnfermagemTuberculose - Curso de EnfermagemHanseníase - Curso de EnfermagemGraduation in NursingNursing TeachingNeglected diseases - Nursing CourseCurriculum - Nursing CourseDocument analysis - NursingTheoretical-practical disciplines - Nursing CourseSyllabus - Nursing CourseElective course - Nursing CourseNursing EducationEducational Evaluation - NursingAvaliação curricular - Curso de EnfermagemSaúde coletiva - Curso de EnfermagemDengue - Curso de EnfermagemEvaluación educativa - EnfermeríaSalud Colectiva - Curso de EnfermeríaCollective Health - Nursing CourseEvaluación curricular - Curso de enfermeríaEvaluación educativa - EnfermeríaEducación en enfermeríaCurso electivo - Curso de EnfermeríaPrograma - Curso de EnfermeríaDisciplinas teórico-prácticas - Curso de EnfermeríaAnálisis de documentos - EnfermeríaPlan de estudios - Curso de EnfermeríaEnfermedades desatendidas - Curso de EnfermeríaEnseñanza de EnfermeríaEducación superior en EnfermeríaEnfermagemObjetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos.Aim To investigate which neglected diseases are approached during nursing graduation; to identify the curricular components that approach neglected diseases; to select the relative contents to neglected diseases and to identify type and year of bibliographical references recommended that approach neglected diseases. Method: Descriptive research, qualitative nature, documental analysis modality, constituted of teaching plans of a nursing undergraduate course in the city of Campina Grande, from September 3 to October 23, 2018. Results: The following neglected diseases are addressed: dengue fever, leishmaniasis, tuberculosis, Hansen's disease and malaria. Supplied in four disciplines theoretical-practical subjects in the 3rd and 7th period, with an optional one. It is verified concise teaching plans and desatualização in the recommended references. Final considerations: Although the teaching of those diseases is approached, it is done necessary to reflect about fragilities as the absence of priority negligenced diseases in Brazil; the focus of the teaching in only two periods and the descriptive limitation of the contents programáticos.Objetivo: Investigar qué enfermedades desatendidas se abordan durante la graduación de enfermería; identificar los componentes curriculares que abordan enfermedades desatendidas; seleccionar los contenidos relativos a las enfermedades desatendidas e identificar el tipo y el año de las referencias bibliográficas recomendadas que abordan enfermedades desatendidas. Método: Investigación descriptiva, naturaleza cualitativa, modalidad de análisis documental, constituida por planes de enseñanza de un curso de graduación en enfermería en la ciudad de Campina Grande, del 3 de septiembre al 23 de octubre de 2018. Resultados: Se abordan las siguientes enfermedades desatendidas: dengue, leishmaniasis, tuberculosis, lepra y malaria. Ministradas en cuatro disciplinas teórico-prácticas obligatorias en el 3º y 7º período, con una optativa. Se verifican planes de enseñanza concisos y desactualizados en las referencias recomendadas. Consideraciones finales: Aunque la enseñanza de estas enfermedades es abordada, se hace necesario reflexionar sobre fragilidades como la ausencia de enfermedades desatendidas prioritarias en Brasil; el enfoque de la enseñanza en apenas dos períodos y la limitación descriptiva de los contenidos programáticos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGCHAVES, Ana Elisa Pereira.CHAVES, A. E. P.http://lattes.cnpq.br/1490237089539626CLEMENTINO, Francisco de Sales.SOUSA, Yanna Gomes de.MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.2018-12-202020-10-06T18:29:53Z2020-10-062020-10-06T18:29:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-31T13:20:19Zoai:localhost:riufcg/15923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-31T13:20:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
Approach to teaching neglected diseases in undergraduate nursing courses.
Aproximación a la enseñanza de las enfermedades desatendidas en un curso de pregrado en enfermería.
title Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
spellingShingle Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
Graduação em Enfermagem
Ensino de Enfermagem
Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem
Currículo - Curso de Enfermagem
Análise documental - Enfermagem
Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem
Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem
Disciplina optativa - Curso de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Avaliação educacional - Enfermagem
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Leishmaniose - Curso de Enfermagem
Tuberculose - Curso de Enfermagem
Hanseníase - Curso de Enfermagem
Graduation in Nursing
Nursing Teaching
Neglected diseases - Nursing Course
Curriculum - Nursing Course
Document analysis - Nursing
Theoretical-practical disciplines - Nursing Course
Syllabus - Nursing Course
Elective course - Nursing Course
Nursing Education
Educational Evaluation - Nursing
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Evaluación educativa - Enfermería
Salud Colectiva - Curso de Enfermería
Collective Health - Nursing Course
Evaluación curricular - Curso de enfermería
Evaluación educativa - Enfermería
Educación en enfermería
Curso electivo - Curso de Enfermería
Programa - Curso de Enfermería
Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería
Análisis de documentos - Enfermería
Plan de estudios - Curso de Enfermería
Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería
Enseñanza de Enfermería
Educación superior en Enfermería
Enfermagem
title_short Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
title_full Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
title_fullStr Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
title_full_unstemmed Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
title_sort Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
author MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
author_facet MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHAVES, Ana Elisa Pereira.
CHAVES, A. E. P.
http://lattes.cnpq.br/1490237089539626
CLEMENTINO, Francisco de Sales.
SOUSA, Yanna Gomes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em Enfermagem
Ensino de Enfermagem
Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem
Currículo - Curso de Enfermagem
Análise documental - Enfermagem
Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem
Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem
Disciplina optativa - Curso de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Avaliação educacional - Enfermagem
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Leishmaniose - Curso de Enfermagem
Tuberculose - Curso de Enfermagem
Hanseníase - Curso de Enfermagem
Graduation in Nursing
Nursing Teaching
Neglected diseases - Nursing Course
Curriculum - Nursing Course
Document analysis - Nursing
Theoretical-practical disciplines - Nursing Course
Syllabus - Nursing Course
Elective course - Nursing Course
Nursing Education
Educational Evaluation - Nursing
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Evaluación educativa - Enfermería
Salud Colectiva - Curso de Enfermería
Collective Health - Nursing Course
Evaluación curricular - Curso de enfermería
Evaluación educativa - Enfermería
Educación en enfermería
Curso electivo - Curso de Enfermería
Programa - Curso de Enfermería
Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería
Análisis de documentos - Enfermería
Plan de estudios - Curso de Enfermería
Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería
Enseñanza de Enfermería
Educación superior en Enfermería
Enfermagem
topic Graduação em Enfermagem
Ensino de Enfermagem
Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem
Currículo - Curso de Enfermagem
Análise documental - Enfermagem
Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem
Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem
Disciplina optativa - Curso de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Avaliação educacional - Enfermagem
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Leishmaniose - Curso de Enfermagem
Tuberculose - Curso de Enfermagem
Hanseníase - Curso de Enfermagem
Graduation in Nursing
Nursing Teaching
Neglected diseases - Nursing Course
Curriculum - Nursing Course
Document analysis - Nursing
Theoretical-practical disciplines - Nursing Course
Syllabus - Nursing Course
Elective course - Nursing Course
Nursing Education
Educational Evaluation - Nursing
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Evaluación educativa - Enfermería
Salud Colectiva - Curso de Enfermería
Collective Health - Nursing Course
Evaluación curricular - Curso de enfermería
Evaluación educativa - Enfermería
Educación en enfermería
Curso electivo - Curso de Enfermería
Programa - Curso de Enfermería
Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería
Análisis de documentos - Enfermería
Plan de estudios - Curso de Enfermería
Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería
Enseñanza de Enfermería
Educación superior en Enfermería
Enfermagem
description Objetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2020-10-06T18:29:53Z
2020-10-06
2020-10-06T18:29:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
identifier_str_mv MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744468221362176