Do nascer ao pôr do sol: histórias de familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Felipe Artur Gomes de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10796
Resumo: Os familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais desprendem a essas uma atenção diferenciada tendo em vista as particularidades determinadas por cada necessidade; considerando que nesta realidade, os cuidados que uma criança com necessidade especial requer, são de natureza complexa e rotina intensa, alterando o estilo de vida dos familiares cuidadores, provocando estresse, crises familiares e afetando suas relações sociais. Essas reflexões determinaram a seguinte questão norteadora: em que consiste os relatos de familiares cuidadores de criança com necessidades especiais no Município de Cuité - Paraíba? Assim, o estudo teve como objetivos geral: Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos familiares cuidadores de crianças portadoras de necessidades especiais e objetivos específicos: Caracterizar o perfil da amostra das famílias de crianças portadoras de Necessidades Especiais da zona urbana do município de Cuité – PB; Identificar o significado do cuidado à criança com necessidades especiais, dispensados pelos familiares cuidadores; Descrever os sentimentos expressados por familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais sobre a qualidade de vida destas. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para a análise e interpretação dos dados do material empírico optou-se pela abordagem metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) conceituadas em Lefèvre, Lefèvre (2005). Os dados foram coletados no período de março e abril de 2012, por meio de entrevista semi-estruturada com doze cuidadores familiares de crianças com necessidades especiais residentes no município de Cuité – Paraíba, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A análise dos dados se deu a partir da realização da construção dos DSC. De cada um dos depoimentos foram extraídas expressões chave (ECH) que continham a mesma idéia central (IC) dos discursos. Os dados foram discutidos com base na literatura pertinente ao tema. Como resultado seis IC, se destacaram nas questões acerca dos cuidados à crianças com necessidades especiais: 1) Expressão de sentimentos frente ao impacto da notícia do nascimento de uma criança com necessidades especiais; 2) Enfrentamento solitário do processo de adaptação ao cuidado da criança com necessidades especiais; 3) A necessidade de redes de apoio para o cuidado de crianças com necessidades especiais; 4) O cuidado voltado à criança com necessidade especial; 5) A experiência de vida e sua contribuição para o cuidado ao filho com necessidade especial; 6) Implicações e desafios de ter uma criança com necessidades especiais na família. Da realidade desses cuidadores familiares, desvelou-se toda a gama de dificuldades e os meios de enfrentamento encontrados por elas para lidarem com o cotidiano da assistência em seus lares, o que evidenciou a importância do papel educativo-assistencial do profissional enfermeiro para a efetivação desse processo. Conclui-se que trabalhar com os cuidadores familiares de crianças com necessidades especiais representou crescimento pessoal pelo aprendizado adquirido e, em especial, maior conhecimento e respeito pela alteridade.
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Essas reflexões determinaram a seguinte questão norteadora: em que consiste os relatos de familiares cuidadores de criança com necessidades especiais no Município de Cuité - Paraíba? Assim, o estudo teve como objetivos geral: Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos familiares cuidadores de crianças portadoras de necessidades especiais e objetivos específicos: Caracterizar o perfil da amostra das famílias de crianças portadoras de Necessidades Especiais da zona urbana do município de Cuité – PB; Identificar o significado do cuidado à criança com necessidades especiais, dispensados pelos familiares cuidadores; Descrever os sentimentos expressados por familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais sobre a qualidade de vida destas. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para a análise e interpretação dos dados do material empírico optou-se pela abordagem metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) conceituadas em Lefèvre, Lefèvre (2005). Os dados foram coletados no período de março e abril de 2012, por meio de entrevista semi-estruturada com doze cuidadores familiares de crianças com necessidades especiais residentes no município de Cuité – Paraíba, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A análise dos dados se deu a partir da realização da construção dos DSC. De cada um dos depoimentos foram extraídas expressões chave (ECH) que continham a mesma idéia central (IC) dos discursos. Os dados foram discutidos com base na literatura pertinente ao tema. Como resultado seis IC, se destacaram nas questões acerca dos cuidados à crianças com necessidades especiais: 1) Expressão de sentimentos frente ao impacto da notícia do nascimento de uma criança com necessidades especiais; 2) Enfrentamento solitário do processo de adaptação ao cuidado da criança com necessidades especiais; 3) A necessidade de redes de apoio para o cuidado de crianças com necessidades especiais; 4) O cuidado voltado à criança com necessidade especial; 5) A experiência de vida e sua contribuição para o cuidado ao filho com necessidade especial; 6) Implicações e desafios de ter uma criança com necessidades especiais na família. Da realidade desses cuidadores familiares, desvelou-se toda a gama de dificuldades e os meios de enfrentamento encontrados por elas para lidarem com o cotidiano da assistência em seus lares, o que evidenciou a importância do papel educativo-assistencial do profissional enfermeiro para a efetivação desse processo. Conclui-se que trabalhar com os cuidadores familiares de crianças com necessidades especiais representou crescimento pessoal pelo aprendizado adquirido e, em especial, maior conhecimento e respeito pela alteridade.The families that take care of children with special needs give to that one’s a different attention perceiving the particularities determined by every single need; considering this reality, the care that a child with special need requires are from a complex nature and intense routine, changing the life style of the family that takes care of the child, causing stress, family crises affecting their social relations. Those relations determined the following leading question: which are the reports of the families that take care of a child with special need in Cuité Town – Paraíba? This way, the research has as objectives: To identify the principal difficulties faced by the families that take care of children with special needs; To characterize the profile of the sample of the children with special needs families in urban zone of Cuité town – PB; To identify the meaning of the care to the child with special needs given by the family that take care of it; To describe the feelings expressed by the families that take care of children with special need about their quality of life. It was used a qualitative approach of explorative and descriptive kind. To the analyses and interpretation of the empiric material information it was chosen the methodological approach of Collective Subject Discourse conceived in Lefèvre, Lefèvre (2005). The data were collected in the period from March to April of 2012, for half-structured interviews with twelve people that take care of children with special needs living in Cuité town – Paraíba, indexed in the Units of the Family Basic Health (UFBH). The Analysis of the data began from the realization of the DSC construction. From each one of the statements were extracted key expressions (ECH) that had the same main idea of the speeches. The data were discussed based in literature connected to the theme. As a result six IC detached in questions about the care to the child with special needs: 1) Expression of feelings in front to the impact of the news about a birth of a child with special needs; 2) The facing lonely of the adaptation process to care the child with special needs; 3) The necessity of groups to support the care of the children with special needs; 4) The care with the special need child; 5) The life experience and the contribution to the care with the special need son; 6) Implications and challenges of having a child with special need in the family. The reality of these families, revealed all the difficulties and the means of facing found by them to deal with the routine of the assistance in their homes, what evidenced the importance of the assistencial-educative role of the professional nurse to the effectuation of this process. It possible to conclude that work with the family members of the children with special needs represented personal growing for the learning acquired and, in special, biggest knowledge and respect for the alterity.Los cuidadores familiares de niños con necesidades especiales destacan la estos una atención diferenciada en vista de las particularidades determinadas para cada necesidad; considerando que en esta realidad, el cuidado que un niño con necesidades especiales requiere, son complejas y rutinarias por naturaleza. intenso, cambiando el estilo de vida de los cuidadores familiares, provocando estrés, crisis familiares y que afectan sus relaciones sociales. Estas reflexiones determinaron la siguiente pregunta orientadora: ¿Cuáles son los informes de los cuidadores familiares de niño con necesidades especiales en la ciudad de Cuité - Paraíba? Así El estudio tuvo como objetivos generales: Identificar las principales dificultades enfrentadas por los cuidadores familiares de niños con necesidades especiales y Objetivos específicos: Caracterizar el perfil de la muestra de familias de niños. personas con Necesidades Especiales en el casco urbano del municipio de Cuité - PB; Identificar el significado de cuidar a niños con necesidades especiales, dispensado por cuidadores familiares; Describe los sentimientos expresados por los cuidadores familiares de niños con necesidades especiales sobre el su calidad de vida. Usamos un enfoque cualitativo del tipo exploratorio y descriptivo. Para el análisis e interpretación de datos materiales. empírico, optamos por el enfoque metodológico del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC) conceptualizado en Lefèvre, Lefèvre (2005). Los datos se recopilaron en el período de marzo y abril de 2012, mediante entrevista semiestructurada con doce cuidadores familiares de niños con necesidades especiales que residen en el municipio de Cuité - Paraíba, inscrito en las Unidades Básicas de Salud de Familia (UBSF). El análisis de los datos se llevó a cabo después de que se llevó a cabo la construcción. del DSC. De cada uno de los enunciados se extrajeron expresiones clave (ECH) que contenía la misma idea central (CI) que los discursos. Se discutieron los datos basado en la literatura relevante al tema. Como resultado, se destacaron seis IC en las preguntas sobre el cuidado de niños con necesidades especiales: 1) Expresión de sentimientos ante el impacto de la noticia del nacimiento de un niño con necesidades especiales; 2) Afrontamiento solitario del proceso de adaptación al cuidado de niños con necesidades especiales; 3) La necesidad de redes de apoyo para el cuidado de niños con necesidades especiales; 4) El atención dirigida a niños con necesidades especiales; 5) Experiencia de vida y la tuya contribución al cuidado de niños con necesidades especiales; 6) Implicaciones y desafíos de tener un hijo con necesidades especiales en la familia. de la realidad de estos cuidadores familiares, toda la gama de dificultades y los medios de afrontamiento encontrado por ellos para lidiar con el cuidado diario en sus hogares, lo que resaltó la importancia del papel educativo-asistencial de los enfermera profesional para llevar a cabo este proceso. Se concluye que el trabajo con los cuidadores familiares de niños con necesidades especiales representados el crecimiento personal a través de los aprendizajes adquiridos y, en particular, de un mayor conocimiento. y respeto por la alteridad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPINTO, Maria Benegelania.PINTO, Maria Benegelania.http://lattes.cnpq.br/0744669382341513SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926PIMENTA, Erika Acioli Gomes.ASSIS, Felipe Artur Gomes de.20122020-01-08T15:51:46Z2020-01-082020-01-08T15:51:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10796ASSIS, Felipe Artur Gomes de. Do nascer ao pôr do sol: histórias de familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais. 2012. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:06:10Zoai:localhost:riufcg/10796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:06:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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