Comportamentos de civismo organizacional: uma análise em um grupo de concessionárias inseridas em Maceió–AL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTENEGRO, Amanda dos Santos Araujo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6426
Resumo: Comportamento de cidadania organizacional é um termo utilizado para representar os comportamentos voluntários dos funcionários, que podem resultar em benefícios para a empresa. Diversos estudos investigaram sobre esses comportamentos, afim de apurar os fatores que são responsáveis por sua categorização em tipos, porém no âmbito nacional, pouco foi estudado sobre o assunto, destacando-se os estudos de Siqueira e Porto e Tamayo, o ultimo denominado de Escala de Civismo Organizacional. Assim, o presente estudo tem o objetivo de identificar a percepção dos funcionários, de um grupo de concessionárias, quanto aos seus comportamentos de Civismo Organizacional com base no modelo proposto por Porto e Tamayo (2003). Para sua realização, contou-se com a participação de 42 funcionários de um grupo de concessionárias localizadas na cidade de Maceió – AL, que responderam um questionário baseado nos cinco fatores propostos pelo modelo, além de adquirir o perfil dos participantes através de questões sociodemográficas. A análise dos resultados, realizada através da média dos fatores, revelam que a dimensão que mais obteve respostas “às vezes” foi o “Autotreinamento” representando que frequentemente os respondentes tem interesse em se reciclar profissionalmente. Quanto aos fatores de sugestões criativas ao sistema, criação de clima favorável, e cooperação com os colegas, apresentaram como respostas o “frequentemente” e o fator que obteve respostas “sempre” foi a proteção ao sistema. Essa investigação ainda apresenta vários comportamentos, na percepção dos funcionários, quanto as variáveis como o incentivo de crescimento de cunho pessoal; a busca pelo ambiente organizacional saudável e a propiciação do desenvolvimento; e aplicação dos atos espontâneos como benefício organizacional.
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Assim, o presente estudo tem o objetivo de identificar a percepção dos funcionários, de um grupo de concessionárias, quanto aos seus comportamentos de Civismo Organizacional com base no modelo proposto por Porto e Tamayo (2003). Para sua realização, contou-se com a participação de 42 funcionários de um grupo de concessionárias localizadas na cidade de Maceió – AL, que responderam um questionário baseado nos cinco fatores propostos pelo modelo, além de adquirir o perfil dos participantes através de questões sociodemográficas. A análise dos resultados, realizada através da média dos fatores, revelam que a dimensão que mais obteve respostas “às vezes” foi o “Autotreinamento” representando que frequentemente os respondentes tem interesse em se reciclar profissionalmente. Quanto aos fatores de sugestões criativas ao sistema, criação de clima favorável, e cooperação com os colegas, apresentaram como respostas o “frequentemente” e o fator que obteve respostas “sempre” foi a proteção ao sistema. Essa investigação ainda apresenta vários comportamentos, na percepção dos funcionários, quanto as variáveis como o incentivo de crescimento de cunho pessoal; a busca pelo ambiente organizacional saudável e a propiciação do desenvolvimento; e aplicação dos atos espontâneos como benefício organizacional.Organizational citizenship behavior is a term used to represent employees' voluntary behaviors, which can result in benefits for the company. Several studies have investigated these behaviors in order to determine the factors that are responsible for their categorization in types, but at the national level little was studied on the subject, highlighting the studies of Siqueira and Porto and Tamayo, the last called Scale of Organizational Civility. Thus, the present study has the objective of identify the perception of the employees of a group of concessionaires regarding their behaviors of Organizational Civism based on the model proposed by Porto and Tamayo (2003). To be realized it was attended by 42 employees from a group of concessionaires located in the city of Maceió - AL, who answered a questionnaire based on the five dimensions proposed by the model, besides acquiring the profile of the participants through sociodemographic questions. The analysis of results performed through the average and standard deviation of the factors, reveal that the less evaluated dimension was the "Selftraining", representing the lesser interest of the employees to recycle professionally. This research still presents several behaviors in low or medium scale in the perception of the employees, regarding the dimensions analyzed, but with variables that need encouragement to be fulfilled, such as: the personal growth incentive; the search for a healthy organizational environment and the propitiation of development; and application of spontaneous acts as an organizational benefit.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALVES, Marielza Barboza.ALVES, M.B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689FREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L.S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.ABRANTES, L.A.F.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337MONTENEGRO, Amanda dos Santos Araujo.20182019-08-31T21:53:44Z2019-08-312019-08-31T21:53:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6426MONTENEGRO, Amanda dos Santos Araujo. 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