Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191 |
Resumo: | O presente documento que passo a apresentar tem como tema: Planejamento Curricular. A preocupação essencial desse trabalho é montar uma proposta de ação aos supervisores no que diz respeito ao planejamento curricular. Tal proposta sobre planejamento e currículo tem como objetivo principal, subsidiar os supervisores no trabalho educativo, com a preocupação de formar cidadãos conscientes politicamente de suas atribuições, descobrindo que tipo de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. A referida proposta, justifica-se pela necessidade de formar uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência crítica do homem. Sabe-se que a educação é marcada ao longo de sua história por influencias político-econômico e ideológico que satisfazem puramente aos interesses da classe dominante. Consequentemente com a supervisão escolar, não poderia ser diferente. Sua criação, com objetivo principal de satisfazer a tais interesses, teve sua prática voltada para o aspecto técnico-burocrático em que o controle era a principal estratégia, assegurando dessa forma o papel reprodutor da sociedade capitalista brasileira. |
id |
UFCG_2c98772064e83275d6bd75bbd073a163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14191 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento - CurrículoOrigem - concepção - elaboraçãoEducationSchool SupervisionPlanning - CurriculumOrigin - Conception - ElaborationEducação.O presente documento que passo a apresentar tem como tema: Planejamento Curricular. A preocupação essencial desse trabalho é montar uma proposta de ação aos supervisores no que diz respeito ao planejamento curricular. Tal proposta sobre planejamento e currículo tem como objetivo principal, subsidiar os supervisores no trabalho educativo, com a preocupação de formar cidadãos conscientes politicamente de suas atribuições, descobrindo que tipo de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. A referida proposta, justifica-se pela necessidade de formar uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência crítica do homem. Sabe-se que a educação é marcada ao longo de sua história por influencias político-econômico e ideológico que satisfazem puramente aos interesses da classe dominante. Consequentemente com a supervisão escolar, não poderia ser diferente. Sua criação, com objetivo principal de satisfazer a tais interesses, teve sua prática voltada para o aspecto técnico-burocrático em que o controle era a principal estratégia, assegurando dessa forma o papel reprodutor da sociedade capitalista brasileira.The present document that I am going to present has as its theme: Curricular Planning. The essential concern of this work is to put together a proposal for action to supervisors with regard to curriculum planning. Such proposal on planning and curriculum has as main objective, to subsidize supervisors in educational work, with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of man one wants to form and what type of educational action is necessary for this. This proposal is justified by the need to form a truly popular school, avoiding the formation of the alienated and committing to the process of awakening the critical conscience of man. It is known that education has been marked throughout its history by political-economic and ideological influences that satisfy purely the interests of the ruling class. Consequently with school supervision, it could not be different. Its creation, with the main objective of satisfying such interests, had its practice turned to the technical-bureaucratic aspect in which control was the main strategy, thus ensuring the reproductive role of Brazilian capitalist society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Maria.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes.1994-032020-08-17T16:29:59Z2020-08-172020-08-17T16:29:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T13:39:18Zoai:localhost:riufcg/14191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T13:39:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras. |
title |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
spellingShingle |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Origem - concepção - elaboração Education School Supervision Planning - Curriculum Origin - Conception - Elaboration Educação. |
title_short |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_full |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_fullStr |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_full_unstemmed |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
title_sort |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. |
author |
LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. |
author_facet |
LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Maria. LIMA, Maria Alves de Souza. http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Origem - concepção - elaboração Education School Supervision Planning - Curriculum Origin - Conception - Elaboration Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Origem - concepção - elaboração Education School Supervision Planning - Curriculum Origin - Conception - Elaboration Educação. |
description |
O presente documento que passo a apresentar tem como tema: Planejamento Curricular. A preocupação essencial desse trabalho é montar uma proposta de ação aos supervisores no que diz respeito ao planejamento curricular. Tal proposta sobre planejamento e currículo tem como objetivo principal, subsidiar os supervisores no trabalho educativo, com a preocupação de formar cidadãos conscientes politicamente de suas atribuições, descobrindo que tipo de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. A referida proposta, justifica-se pela necessidade de formar uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência crítica do homem. Sabe-se que a educação é marcada ao longo de sua história por influencias político-econômico e ideológico que satisfazem puramente aos interesses da classe dominante. Consequentemente com a supervisão escolar, não poderia ser diferente. Sua criação, com objetivo principal de satisfazer a tais interesses, teve sua prática voltada para o aspecto técnico-burocrático em que o controle era a principal estratégia, assegurando dessa forma o papel reprodutor da sociedade capitalista brasileira. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-03 2020-08-17T16:29:59Z 2020-08-17 2020-08-17T16:29:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191 LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744454178832384 |