Religiosidade, tradição e mudança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALLES, Sandro Guimarães de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36667
Resumo: Ainda conhecemos muito pouco sobre a religiosidade dos índios nordestinos, e menos ainda da religiosidade dos índios do período colonial. Contudo, não é necessário muito esforço para perceber que neles se encontram as gêneses do culto da Jurema. De fato, a presença de elementos ameríndios no cerimonial, a importância da Jurema como elemento de identidade étnica de diversos povos indígenas do Nordeste, entre outros, evidenciam essa procedência. Podemos mencionar, ainda, a existência de vários documentos que registram a ligação desses povos com a Jurema no período colonial. Em 1741, por exemplo, uma carta para D. João V, enviada por Henrique Luís Pereira Freire de Andrada, Governador da Capitania de Pernambuco, informava sobre a prisão de “índios feiticeiros” na Capitania da Paraíba, relatando que “nas aldeias usaram a maior parte dos índios de uma bebida chamada jurema com que perdendo o sentido se lhe representadas várias visões”.
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