Religiosidade, tradição e mudança.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36667 |
Resumo: | Ainda conhecemos muito pouco sobre a religiosidade dos índios nordestinos, e menos ainda da religiosidade dos índios do período colonial. Contudo, não é necessário muito esforço para perceber que neles se encontram as gêneses do culto da Jurema. De fato, a presença de elementos ameríndios no cerimonial, a importância da Jurema como elemento de identidade étnica de diversos povos indígenas do Nordeste, entre outros, evidenciam essa procedência. Podemos mencionar, ainda, a existência de vários documentos que registram a ligação desses povos com a Jurema no período colonial. Em 1741, por exemplo, uma carta para D. João V, enviada por Henrique Luís Pereira Freire de Andrada, Governador da Capitania de Pernambuco, informava sobre a prisão de “índios feiticeiros” na Capitania da Paraíba, relatando que “nas aldeias usaram a maior parte dos índios de uma bebida chamada jurema com que perdendo o sentido se lhe representadas várias visões”. |
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Religiosidade, tradição e mudança.Religiosity, tradition and change.Índios nordestinos - religiosidadeHistória indígenaReligiosidade - indígenas nordestinosJurema - religiosidade indígenaNortheastern Indians - religiosityIndigenous historyReligiosity - northeastern indigenous peopleJurema - indigenous religiosityHistória.Ainda conhecemos muito pouco sobre a religiosidade dos índios nordestinos, e menos ainda da religiosidade dos índios do período colonial. Contudo, não é necessário muito esforço para perceber que neles se encontram as gêneses do culto da Jurema. De fato, a presença de elementos ameríndios no cerimonial, a importância da Jurema como elemento de identidade étnica de diversos povos indígenas do Nordeste, entre outros, evidenciam essa procedência. Podemos mencionar, ainda, a existência de vários documentos que registram a ligação desses povos com a Jurema no período colonial. Em 1741, por exemplo, uma carta para D. João V, enviada por Henrique Luís Pereira Freire de Andrada, Governador da Capitania de Pernambuco, informava sobre a prisão de “índios feiticeiros” na Capitania da Paraíba, relatando que “nas aldeias usaram a maior parte dos índios de uma bebida chamada jurema com que perdendo o sentido se lhe representadas várias visões”.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-16T17:38:35Z2024-07-162024-07-16T17:38:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36667SALLES, Sandro Guimarães de. Religiosidade, tradição e mudança. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 09: História Indígena: Pesquisas Interdisciplinares e Fontes Documentais. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36667porSALLES, Sandro Guimarães de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-16T17:39:08Zoai:localhost:riufcg/36667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-16T17:39:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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