Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, José Enilson.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
Resumo: Este trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades: pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como: cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades.
id UFCG_2cde820e7119eff1b30bba8dfff0938f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35834
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.Youth protagonism from a sociological perspective – an experience of pedagogical intervention at Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB.Protagonismo juvenil desde una perspectiva sociológica – una experiencia de intervención pedagógica en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB.Sociologia – estudo e ensinoPráticas de ensinoConteúdos curricularesEscola integral – Intervenção pedagógicaProtagonismo juvenil – perspectiva sociológicaSociology – study and teachingTeaching practicesContents curriculumsComprehensive school – pedagogical interventionYouth protagonism – sociological perspectiveSociología – estudio y enseñanzaPrácticas docentesContenidos planes de estudiosEscuela integral – intervención pedagógicaProtagonismo juvenil – perspectiva sociológicaSociologiaEste trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades: pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como: cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades.This study analyzes the youth protagonism experienced at the Integral Technical Citizen School Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB. Our problem questioned the meaning of protagonism encouraged by the program of Integral Technical Citizen Schools (ECIT). The hypothesis raised was that the operationalization of the concept allows little exercise of real autonomy. Our general objective was to interpret the concept of youth protagonism inserted in the context of an ECIT and to carry out a pedagogical intervention that allows expanding the perception of protagonism beyond "helping the school." The intervention was based on Action Research (THIOLLENT, 1986), and data were collected through participant observation at the school, survey activities in the 3rd-grade high school class, and analysis of ECIT manuals, confirming our hypothesis. We conducted a pedagogical intervention in the mentioned class, which included activities such as research, a visit to an NGO, and the development of a digital booklet on the theme. The research was theoretically supported by Paulo Freire's concept of autonomy. As a result, the class was able to expand the concept of protagonism, considering that students were able to relate youth protagonism to topics such as citizenship, youth, politics, democracy—categories significant for thinking about individual autonomy and potentialities.Este trabajo analiza el protagonismo juvenil vivido en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB. Nuestro problemática cuestionó el significado del protagonismo alentado por la Escuelas Técnicas Integrales Ciudadanas (ECIT). La hipótesis planteada fue que la La operacionalización del concepto no permite el ejercicio de una autonomía real. Nuestro El objetivo general fue interpretar el concepto de protagonismo juvenil inserto en el contexto de una ECIT y realizar una intervención pedagógica que permita ampliar la percepción de protagonismo más allá de “ayudar a la escuela”. La intervención se basó en Investigación acción (THIOLLENT, 1986), recopilamos datos a través de la observación participante en la escuela, en actividades de encuesta en la clase de 3er año de secundaria y el análisis de los manuales ECIT, confirmamos nuestra hipótesis. realizamos un intervención pedagógica, en la citada clase, que incluyó las siguientes actividades: investigación, visita a una ONG y creación de un folleto digital sobre el tema. A La investigación se sustentó teóricamente en el concepto de autonomía de Paulo Freire. Como Como resultado, la clase logró ampliar el concepto de protagonismo, considerando que Los estudiantes lograron relacionar el protagonismo juvenil con temas como: ciudadanía; juventud; política; democracia, es decir, categorías muy significativas a considerar pensar en la autonomía del individuo y su potencial.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEUFCGSILVA, Luciano da.PAULO, Maria de Assunçao Lima de.PAULO, Maria de Assunçao Lima de.PAULO, MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567PEREIRA, Valmir.PEREIRA, Valmi.Pereira, Valmi.http://lattes.cnpq.br/0112962944181662FERNANDES, José Enilson.2023-09-132024-05-29T14:00:54Z2024-05-292024-05-29T14:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T17:54:27Zoai:localhost:riufcg/35834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T17:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
Youth protagonism from a sociological perspective – an experience of pedagogical intervention at Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda in the city of Campina Grande-PB.
Protagonismo juvenil desde una perspectiva sociológica – una experiencia de intervención pedagógica en la Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda en la ciudad de Campina Grande-PB.
title Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
spellingShingle Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
FERNANDES, José Enilson.
Sociologia – estudo e ensino
Práticas de ensino
Conteúdos curriculares
Escola integral – Intervenção pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociology – study and teaching
Teaching practices
Contents curriculums
Comprehensive school – pedagogical intervention
Youth protagonism – sociological perspective
Sociología – estudio y enseñanza
Prácticas docentes
Contenidos planes de estudios
Escuela integral – intervención pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociologia
title_short Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
title_full Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
title_fullStr Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
title_full_unstemmed Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
title_sort Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB.
author FERNANDES, José Enilson.
author_facet FERNANDES, José Enilson.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luciano da.
PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
PAULO, MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE.
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567
PEREIRA, Valmir.
PEREIRA, Valmi.
Pereira, Valmi.
http://lattes.cnpq.br/0112962944181662
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, José Enilson.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia – estudo e ensino
Práticas de ensino
Conteúdos curriculares
Escola integral – Intervenção pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociology – study and teaching
Teaching practices
Contents curriculums
Comprehensive school – pedagogical intervention
Youth protagonism – sociological perspective
Sociología – estudio y enseñanza
Prácticas docentes
Contenidos planes de estudios
Escuela integral – intervención pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociologia
topic Sociologia – estudo e ensino
Práticas de ensino
Conteúdos curriculares
Escola integral – Intervenção pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociology – study and teaching
Teaching practices
Contents curriculums
Comprehensive school – pedagogical intervention
Youth protagonism – sociological perspective
Sociología – estudio y enseñanza
Prácticas docentes
Contenidos planes de estudios
Escuela integral – intervención pedagógica
Protagonismo juvenil – perspectiva sociológica
Sociologia
description Este trabalho analisa o protagonismo juvenil vivenciado na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. Nossa problemática questionou qual o sentido do protagonismo incentivado pelo programa de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT). A hipótese levantada foi que a operacionalização do conceito pouco permite o exercício de uma real autonomia. Nosso objetivo geral foi interpretar o conceito de protagonismo juvenil inserido no contexto de uma ECIT e realizar uma intervenção pedagógica que possibilite ampliar a percepção de protagonismo para além do “ajudar a escola”. A intervenção esteve baseada na Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), fizemos a coleta de dados por meio da observação participante na escola, das atividades de sondagens na turma da 3a série do ensino médio e da análise dos manuais da ECIT, confirmamos nossa hipótese. Realizamos uma intervenção pedagógica, na referida turma, que contou com as seguintes atividades: pesquisas, visita a uma ONG e elaboração de um livreto digital sobre a temática. A pesquisa esteve apoiada teoricamente no conceito de autonomia de Paulo Freire. Como resultado, a turma conseguiu ampliar o conceito de protagonismo, considerando que as/os estudantes foram capazes de relacionar o protagonismo juvenil com temas como: cidadania; juventude; política; democracia, isto é, categorias muito significativas para se pensar na autonomia do indivíduo e suas potencialidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
2024-05-29T14:00:54Z
2024-05-29
2024-05-29T14:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
identifier_str_mv FERNANDES, José Enilson. Protagonismo juvenil na perspectiva sociológica – uma experiência de intervenção pedagógica na Escola Cidadã Integral Técnica Williams de Sousa Arruda na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744622906245120