Empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Paloma karem Holanda.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7586
Resumo: A neoplasia da mama é o segundo tipo de câncer mais frequente na população feminina e acarreta numerosas transformações na vida da pessoa acometida. A mastectomia, tratamento cirúrgico desse tipo de câncer, é responsável por interferir negativamente nas esferas física, emocional e social da mulher. Sendo assim, as atividades educativas em saúde podem ser utilizadas como estratégia imprescindível para viabilizar apoio e sensibilização das mulheres acerca da nova realidade. Objetivou-se, portanto, por meio deste estudo, proporcionar o empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa mediado pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido com mulheres participantes do Grupo de Apoio Amigos do Peito de Cajazeiras. A pesquisa teve início após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 2.338.588. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, posteriormente foram implementadas três atividades educativas em saúde baseadas nas temáticas encontradas na etapa anterior, e por fim, foi realizada uma segunda entrevista com a finalidade de avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos no diagnóstico situacional e na avaliação das ações foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se três temáticas e oito categorias provenientes da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No que se refere aos conhecimentos das mulheres sobre o câncer de mama, identificaram-se saberes, mas também algumas dificuldades; foram apresentados sentimentos relacionados ao diagnóstico da doença e a mastectomia, bem como reveladas algumas formas de enfrentamento. Baseando-se nas situações evidenciadas no diagnóstico situacional, foram implementadas atividades educativas com a finalidade de transformar a realidade vivenciada pelas mulheres. Notou-se, com a etapa seguinte, a relevância que tiveram as ações para a vida das participantes, sendo apontadas como forma de aprendizagem e melhoria do bem-estar. Por fim, foi compreendida a necessidade de trabalhar a integralidade das mulheres mastectomizadas, visto que elas são detentoras de conhecimentos e experiências que podem ser utilizados para possibilitar o empoderamento das mesmas.
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Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa mediado pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido com mulheres participantes do Grupo de Apoio Amigos do Peito de Cajazeiras. A pesquisa teve início após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 2.338.588. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, posteriormente foram implementadas três atividades educativas em saúde baseadas nas temáticas encontradas na etapa anterior, e por fim, foi realizada uma segunda entrevista com a finalidade de avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos no diagnóstico situacional e na avaliação das ações foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se três temáticas e oito categorias provenientes da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No que se refere aos conhecimentos das mulheres sobre o câncer de mama, identificaram-se saberes, mas também algumas dificuldades; foram apresentados sentimentos relacionados ao diagnóstico da doença e a mastectomia, bem como reveladas algumas formas de enfrentamento. Baseando-se nas situações evidenciadas no diagnóstico situacional, foram implementadas atividades educativas com a finalidade de transformar a realidade vivenciada pelas mulheres. Notou-se, com a etapa seguinte, a relevância que tiveram as ações para a vida das participantes, sendo apontadas como forma de aprendizagem e melhoria do bem-estar. Por fim, foi compreendida a necessidade de trabalhar a integralidade das mulheres mastectomizadas, visto que elas são detentoras de conhecimentos e experiências que podem ser utilizados para possibilitar o empoderamento das mesmas.Breast neoplasm is the second most frequent type of cancer in the female population and causes numerous transformations in the person's life. Mastectomy, the surgical treatment of this type of cancer, is responsible for interfering negatively in the physical, emotional and social spheres of the women. Therefore, health educational activities can be used as an essential strategy to enable women's support and awareness about their new reality. The objective of this study was to provide the empowerment of mastectomized women from educational health interventions. It is a descriptive study with a qualitative approach mediated by the methodology of the research-action, developed with women participants of the Support Group of Friends of the Breast of Cajazeiras. The research began after approval of the project by the Research Ethics Committee (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) under the no. 2.338.588. For the data collection of the situational diagnosis a semi-structured interview was carried out, three health education activities were then implemented based on the themes found in the previous stage, and finally, a second interview was conducted with the purpose of evaluating the actions performed. For the analysis of the data obtained in the situational diagnosis and in the evaluation of the actions, the methodological process of the Collective Subject Discourse (DSC) proposed by Lefèvre and Lefèvre was used, obtaining three themes and eight categories from the first interview and a thematic one with two categories of the second. All steps of the research followed faithfully the Resolution 510/2016 of the National Health Council. With regard to women's knowledge about breast cancer, knowledge was identified, but also some difficulties; feelings related to the diagnosis of the disease and mastectomy were presented, as well as some forms of coping revealed. Based on the situations evidenced in the situational diagnosis, educational activities were implemented with the purpose of transforming the reality experienced by women. It was noted, with the next step, the relevance that the actions had for the life of the participants, being pointed out as a form of learning and improvement of well- being. Finally, it was understood the need to work the entirety of the mastectomized women, since they are holders of knowledge and experiences that can be used to enable their empowerment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860ANDRADE, Mayara Evangelista de.TIMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.BRITO, Paloma karem Holanda.2018-03-132019-10-01T15:33:18Z2019-10-012019-10-01T15:33:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7586BRITO, Paloma Karen Holanda.Empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde. 2018. 78f. 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