Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades. |
id |
UFCG_2e77dd261ce6307d2061352fd1d7bed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31256 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia.Jardim das flores stages: the theater of the oppressed as a pedagogical tool in teaching sociology.EducaçãoIntervenção pedagógicaSociologiaTeatro do OprimidoOprimidoEducationPedagogical interventionSociologyTheaterOverwhelmedSociologia.Ciências Humanas.Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades.This work is the result of a research whose objective was to implement and develop a pedagogical intervention in Sociology classes in high school. Thinking of the student as an autonomous subject, and in the tendency to enable reflections on their daily life, aiming to indicate transformations in their realities or to minimize oppression, the proposal of the Theater of the Oppressed (TO) elaborated by Augusto Boal (1931-2009) was used as prone pedagogical tool. From the pedagogical intervention carried out at Escola Estadual Jardim das Flores in the municipality of Matupá -MT, I tried to understand in what ways the TO method corroborates in the educational process of the contents of the discipline of Sociology, such as: Ideologies, Social Inequalities, Racism, Genders , Sexualities, among others. On the other hand, I proposed to the students: an exercise of reflection about their daily lives, the unfolding of their autonomy and the development of critical thinking. In this sense, the use of TO, through its methodology, promotes educational practices that can stimulate the understanding of different social phenomena, making it possible to estrange and denaturalize them based on critical thinking in the face of realities.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEUFCGNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.NASCIMENTO, R. H. Z.http://lattes.cnpq.br/5211310903653654OLIVEIRA, Arilson Silva de.CORDEIRO, Ana Paula.SOUSA, Josemário da Silva.2023-04-202023-08-04T16:07:59Z2023-08-042023-08-04T16:07:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256SOUSA, Josemário da Silva. Jardim das flores encena: o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T18:16:31Zoai:localhost:riufcg/31256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T18:16:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. Jardim das flores stages: the theater of the oppressed as a pedagogical tool in teaching sociology. |
title |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
spellingShingle |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. SOUSA, Josemário da Silva. Educação Intervenção pedagógica Sociologia Teatro do Oprimido Oprimido Education Pedagogical intervention Sociology Theater Overwhelmed Sociologia. Ciências Humanas. |
title_short |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
title_full |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
title_fullStr |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
title_full_unstemmed |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
title_sort |
Jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia. |
author |
SOUSA, Josemário da Silva. |
author_facet |
SOUSA, Josemário da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. NASCIMENTO, R. H. Z. http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 OLIVEIRA, Arilson Silva de. CORDEIRO, Ana Paula. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Josemário da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intervenção pedagógica Sociologia Teatro do Oprimido Oprimido Education Pedagogical intervention Sociology Theater Overwhelmed Sociologia. Ciências Humanas. |
topic |
Educação Intervenção pedagógica Sociologia Teatro do Oprimido Oprimido Education Pedagogical intervention Sociology Theater Overwhelmed Sociologia. Ciências Humanas. |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-20 2023-08-04T16:07:59Z 2023-08-04 2023-08-04T16:07:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256 SOUSA, Josemário da Silva. Jardim das flores encena: o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Josemário da Silva. Jardim das flores encena: o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744588853739520 |