A alquimia da terra e a arte com barro na visão das louceiras da comunidade do Ligeiro de baixo Serra Branca (PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, Cristina.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2018.tccmon.guimaraes
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Resumo: A argila, matéria prima da atividade cerâmica ou louça de barro, é um material que proporciona oportunidades criativas diversas, em função da maleabilidade e flexibilidade que apresenta. A produção da louça de barro é uma atividade antiga, perfazendo costumes e valores da humanidade, presente nas diversas localidades, especialmente nos ambientes rurais, e, em que pese a beleza das peças e a importância da atividade como arte e gerador de trabalho e renda, a desvalorização das ceramistas é expressiva. A pesquisa objetivou analisar a percepção das louceiras da comunidade rural do Ligeiro de Baixo, em Serra Branca/PB sobre a sua arte, seus saberes e dificuldades, perspectivas e potencialidades, à luz da Etnopedologia, ciência que estuda a relação das pessoas com o solo. A metodologia usada foi baseada no registro etnográfico com entrevista não estruturada, dando liberdade ao pesquisador para ir além das respostas e a pesquisa teve caráter qualitativo. Os resultados verificados expressam como principais dificuldades das louceiras a ausência de apoio para a comercialização e fortalecimento da atividade. Percebeu-se ainda a necessidade de associativismo e de orientações para o empreendedorismo. Embora os desafios sejam cada vez mais expressivos, as louceiras continuam firmes em se definir como artesãs, manipulando com graça e transformando a argila em belas peças. Ressalta-se na pesquisa que o artesanato com barro no Cariri sobrevive por si só, ainda que encontre obstáculos para isso.
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A produção da louça de barro é uma atividade antiga, perfazendo costumes e valores da humanidade, presente nas diversas localidades, especialmente nos ambientes rurais, e, em que pese a beleza das peças e a importância da atividade como arte e gerador de trabalho e renda, a desvalorização das ceramistas é expressiva. A pesquisa objetivou analisar a percepção das louceiras da comunidade rural do Ligeiro de Baixo, em Serra Branca/PB sobre a sua arte, seus saberes e dificuldades, perspectivas e potencialidades, à luz da Etnopedologia, ciência que estuda a relação das pessoas com o solo. A metodologia usada foi baseada no registro etnográfico com entrevista não estruturada, dando liberdade ao pesquisador para ir além das respostas e a pesquisa teve caráter qualitativo. Os resultados verificados expressam como principais dificuldades das louceiras a ausência de apoio para a comercialização e fortalecimento da atividade. Percebeu-se ainda a necessidade de associativismo e de orientações para o empreendedorismo. Embora os desafios sejam cada vez mais expressivos, as louceiras continuam firmes em se definir como artesãs, manipulando com graça e transformando a argila em belas peças. Ressalta-se na pesquisa que o artesanato com barro no Cariri sobrevive por si só, ainda que encontre obstáculos para isso.The clay, raw material of the ceramic activity or crockery, is a material that provides diverse creative opportunities, due to the malleability and flexibility that it presents. The production of clay crockery is an ancient activity, making up customs and values of humanity, present in the various localities, especially in rural environments, and in spite of the beauty of the pieces and the importance of the activity as an art and generator of work and in come, the devaluation of the potters is expressive. The objective of this research was analyze the perceptions of the rural community of Ligeiro de Baixo in Serra Branca/PB about their art, their knowledge and their difficulties and potential, in the light of ethnopedology, a science that studies the relationship between people and the soil. The methodology used was based on the ethnographic record, where it was chosen to use unstructured interview, giving the researcher the freedom to go beyond the answers, the way the qualitative research works, with the aspirations, beliefs, values and attitudes, focusing on understanding and explanation of the dynamics of the social relations involved. The verified results indicate that the maidens remain firm in defining themselves as artisans and that, even though they find it difficult to support the strengthening of this activity, it is necessary to emphasize that the handicraft whit clay in Cariri survives on its own, even though it encounters obstacles for this.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2019-06-12T14:13:52Z No. of bitstreams: 1 CRISTINA GUIMARÃES - TCC AGROECOLOGIA 2018..pdf: 1928394 bytes, checksum: 56a9dbbf1091030b2239ab471b19d56b (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-12T14:13:52Z (GMT). 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