Levantamento estatístico sobre satisfação dos colaboradores em organização.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30071 |
Resumo: | objetivo do presente estudo, de maneira geral, foi estabelecer uma comparação entre a real satisfação dos colaboradores e a concepção da mesma na visão da alta organização, analisando os diferentes aspectos que envolvem a empresa ou instituição, como salário, intervalos intrajornadas, relacionamento organizacional, expondo, através disso, se há uma divergência relevante entre as diferentes percepções de satisfação no trabalho dos colaboradores e de sua alta organização. Os objetivos específicos foram 1) analisar especificamente o nível de satisfação dos trabalhadores em relação aos diferentes aspectos da sua empresa ou instituição; 2) observar o ponto de vista do empregador com relação ao nível de satisfação dos trabalhadores e, 3) expor se há uma divergência relevante entre as diferentes percepções das relações de trabalho em se tratando dos trabalhadores e empregadores. O método utilizado consistiu na aplicação de questionários, sendo eles separados em “alta organização”, destinados aos gerentes, proprietários, coordenadores e diretores, e outro para o restante da organização, sendo intitulado “colaboradores”. A análise das questões fechadas dos questionários foi feita de maneira quantitativa, através da estatística descritiva, e a questão aberta, foi analisada de maneira qualitativa, sendo as respostas separadas em categorias temáticas. Os resultados permitiram concluir que, de maneira geral, os colaboradores sentemse mais satisfeitos do que os seus superiores pensam que estão. Um dos dados mais importantes que foram obtidos se tratou da diferença entre a concepção de satisfação da alta organização sobre diferentes aspectos organizacionais, como salário, relacionamento organizacional e intervalos, em relação à visão de seus colaboradores, sendo que para os primeiros, menos da metade (49,23%) de seus funcionários estão satisfeitos, porém, para 64,44% colaboradores isso é verdade. Interessantemente, com relação ao salário especificamente, houve uma diferença relevante entre as percepções, sendo que para 56,04% da alta organização seus funcionários estão satisfeitos com o salário que recebem, porém, apenas 36,55% dos colaboradores se sentem realmente satisfeitos. Ainda, os colaboradores do sexo masculino satisfeitos (68,85%) representam um número um pouco maior que as mulheres satisfeitas (55,17%). Outros dados foram levantados, sendo a alta organização ligeiramente mais satisfeita do que os colaboradores, e ainda que, para os colaboradores, em sua maioria, o salário tem lhes permitido uma vida economicamente estável. |
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Levantamento estatístico sobre satisfação dos colaboradores em organização.Statistical survey on satisfaction of employees in the organization.Colaboradores - satisfaçãoSatisfaçãoOrganização - satisfação de colaboradoresEmployees - satisfactionSatisfactionOrganization - employee satisfactionEmpleados - satisfacciónSatisfacciónOrganización - satisfacción de los empleadosEmployés - satisfactionSatisfactionOrganisation - satisfaction des employésEngenharia de Produção.objetivo do presente estudo, de maneira geral, foi estabelecer uma comparação entre a real satisfação dos colaboradores e a concepção da mesma na visão da alta organização, analisando os diferentes aspectos que envolvem a empresa ou instituição, como salário, intervalos intrajornadas, relacionamento organizacional, expondo, através disso, se há uma divergência relevante entre as diferentes percepções de satisfação no trabalho dos colaboradores e de sua alta organização. Os objetivos específicos foram 1) analisar especificamente o nível de satisfação dos trabalhadores em relação aos diferentes aspectos da sua empresa ou instituição; 2) observar o ponto de vista do empregador com relação ao nível de satisfação dos trabalhadores e, 3) expor se há uma divergência relevante entre as diferentes percepções das relações de trabalho em se tratando dos trabalhadores e empregadores. O método utilizado consistiu na aplicação de questionários, sendo eles separados em “alta organização”, destinados aos gerentes, proprietários, coordenadores e diretores, e outro para o restante da organização, sendo intitulado “colaboradores”. A análise das questões fechadas dos questionários foi feita de maneira quantitativa, através da estatística descritiva, e a questão aberta, foi analisada de maneira qualitativa, sendo as respostas separadas em categorias temáticas. Os resultados permitiram concluir que, de maneira geral, os colaboradores sentemse mais satisfeitos do que os seus superiores pensam que estão. Um dos dados mais importantes que foram obtidos se tratou da diferença entre a concepção de satisfação da alta organização sobre diferentes aspectos organizacionais, como salário, relacionamento organizacional e intervalos, em relação à visão de seus colaboradores, sendo que para os primeiros, menos da metade (49,23%) de seus funcionários estão satisfeitos, porém, para 64,44% colaboradores isso é verdade. Interessantemente, com relação ao salário especificamente, houve uma diferença relevante entre as percepções, sendo que para 56,04% da alta organização seus funcionários estão satisfeitos com o salário que recebem, porém, apenas 36,55% dos colaboradores se sentem realmente satisfeitos. Ainda, os colaboradores do sexo masculino satisfeitos (68,85%) representam um número um pouco maior que as mulheres satisfeitas (55,17%). Outros dados foram levantados, sendo a alta organização ligeiramente mais satisfeita do que os colaboradores, e ainda que, para os colaboradores, em sua maioria, o salário tem lhes permitido uma vida economicamente estável.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-31T10:36:32Z2023-05-312023-05-31T10:36:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30071BOAVENTURA, Erick Fonseca. Levantamento estatístico sobre satisfação dos colaboradores em organização. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em:porBOAVENTURA, Erick Fonseca.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:11:51Zoai:localhost:riufcg/30071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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