Caracterização de vítimas de acidentes de trânsito em um Hospital Regional do Estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Anahi Cézar de Lima.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9853
Resumo: Os acidentes de trânsito são considerados causas importantes de morbimortalidade no Brasil, sendo este um dos países com a maior incidência de violência nas estradas. É crescente o número de acidentes que ocorre anualmente no mundo, devido diversos fatores significantes que repercutem na morte precipitada de milhares de pessoas e causa graves lesões. Outra importante consequência desses acontecimentos é o impacto gerado a economia do país, mais precisamente para a Saúde Pública. O objetivo deste trabalho é determinar o perfil de pacientes vítimas de acidentes de trânsito em um Hospital Regional do Estado da Paraíba e esclarecer aos profissionais de saúde as condições em que as vítimas são admitidas neste serviço e a atual situação do local da pesquisa. Tratando-se de um estudo transversal, epidemiológico, descritivo e com abordagem quantitativa, que foi desenvolvido com os pacientes internados vítimas de acidentes no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), através de um questionário aplicado nos finais de semana dos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e em seguida foram codificados e analisados pelo Microsoft Excel 2010 sendo apresentados na forma de gráficos e tabelas. A amostra contou com 40 vítimas de acidentes de trânsito e os resultados obtidos mostraram que 78% (31) eram do sexo masculino, na faixa etária de 20-29 anos (35%), seguida da faixa etária 30-39 anos (27%). Em relação à situação conjugal predominaram os solteiros com 52% e a maioria tinha Ensino Fundamental Incompleto com 42%. Verificou-se que 33% das vítimas tinham como profissão agricultor, seguido de estudante com 13% e pedreiro com 10%. Os traumas foram mais prevalentes na região das pernas (58%) e na região dos braços (27%). Tiveram perda de consciência 27% dos acidentados, houve necessidade cirúrgica em 67% deles e 45% estava sob efeito de álcool no momento do acidente. Verificou-se que 95% dos acidentes envolveu motocicleta, sendo mais prevalentes no domingo (33%), no período diurno e com maior frequência na zona rural (60%). Os dados obtidos intensificam a necessidade de adotar medidas preventivas focadas principalmente no público vulnerável na tentativa de reduzir a frequência desses eventos, através de programas educacionais e fiscalizações mais rígidas.
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O objetivo deste trabalho é determinar o perfil de pacientes vítimas de acidentes de trânsito em um Hospital Regional do Estado da Paraíba e esclarecer aos profissionais de saúde as condições em que as vítimas são admitidas neste serviço e a atual situação do local da pesquisa. Tratando-se de um estudo transversal, epidemiológico, descritivo e com abordagem quantitativa, que foi desenvolvido com os pacientes internados vítimas de acidentes no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), através de um questionário aplicado nos finais de semana dos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e em seguida foram codificados e analisados pelo Microsoft Excel 2010 sendo apresentados na forma de gráficos e tabelas. A amostra contou com 40 vítimas de acidentes de trânsito e os resultados obtidos mostraram que 78% (31) eram do sexo masculino, na faixa etária de 20-29 anos (35%), seguida da faixa etária 30-39 anos (27%). Em relação à situação conjugal predominaram os solteiros com 52% e a maioria tinha Ensino Fundamental Incompleto com 42%. Verificou-se que 33% das vítimas tinham como profissão agricultor, seguido de estudante com 13% e pedreiro com 10%. Os traumas foram mais prevalentes na região das pernas (58%) e na região dos braços (27%). Tiveram perda de consciência 27% dos acidentados, houve necessidade cirúrgica em 67% deles e 45% estava sob efeito de álcool no momento do acidente. Verificou-se que 95% dos acidentes envolveu motocicleta, sendo mais prevalentes no domingo (33%), no período diurno e com maior frequência na zona rural (60%). Os dados obtidos intensificam a necessidade de adotar medidas preventivas focadas principalmente no público vulnerável na tentativa de reduzir a frequência desses eventos, através de programas educacionais e fiscalizações mais rígidas.Traffic accidents are considered important causes of morbidity and mortality in Brazil, being one of the countries with the highest incidence of violence on the roads. A growing number of accidents that occur worldwide each year due several significant factors that impact on hasty death of thousands of people and cause serious injury. Another important consequence of these events is the impact caused the country's economy, more precisely for Public Health. The objective of this study is to determine the profile of patients victims of traffic accidents in a Regional Hospital in the State of Paraíba and clarify healthcare professionals conditions in which victims are admitted in this service and the current situation of the research site. Since this is a cross-sectional, epidemiological, descriptive study with a quantitative approach, which was developed with the patients hospitalized were victims of accidents at Regional Hospital Cajazeiras (HRC), through a questionnaire on weekends in the month of December 2013 and January 2014 and were then coded and analyzed using Microsoft Excel 2010 and are presented as graphs and tables. The sample consisted of 40 victims of traffic accidents and the results showed that 78% (31) were male, aged 20-29 years (35%), followed by age group 30-39 years (27% ). Regarding marital status predominated singles with 52% and most were elementary school filled with 42%. It was found that 33% of victims had as a profession farmer, followed by students with 13% and 10% with Mason. The traumas were more prevalent in the region of the legs (58%) and the region of the arms (27%). Loss of consciousness had 27% of accident victims, surgery was needed in 67% and 45% of them were under the influence of alcohol at the time of the accident.It was found that 95% of motorcycle accidents involved, more frequent on Sunday (33%) during daytime and more frequently in rural areas (60%). The data intensify the need to adopt focused primarily on the vulnerable public in an attempt to reduce the frequency of these events, through educational programs and stricter inspections preventive measures.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFRANCO, Maria Soraya Pereira.PEREIRA FRANCO, MARIA SORAYA.http://lattes.cnpq.br/2127915426885622FERNANDES, Cláudia Maria.LIMA JÚNIOR, José Ferreira.LINS, Anahi Cézar de Lima.20142019-12-04T15:20:59Z2019-12-042019-12-04T15:20:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9853LINS, Anahi Cézar de Lima. Caracterização de vítimas de acidentes de trânsito em um Hospital Regional do Estado da Paraíba. 2014. 63f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-03T16:41:38Zoai:localhost:riufcg/9853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-03T16:41:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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