Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lyvia Raquel Vieira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16382
Resumo: O sistema prisional originou-se entre os séculos XVIII e XIX com o objetivo exclusivo de punir o ato delituoso, nesse período as penas eram desproporcionais, degradantes e cruéis, porém com o desenvolvimento da sociedade percebeu-se que era necessário modificar o sistema punitivo, ocasião em que passou-se a ver os presídios não como uma casa de segregação social ad eternum, mais sim como um estabelecimento responsável por punir e preparar o indivíduo para o retorno ao convívio social, sendo vantajoso para todos, pois o egresso do sistema penitenciário além de tersua liberdaderestituídaainda teria a oportunidade de ser reintegrado ao seio da coletividade e em contrapartida a sociedade como um todo poderia ficar segura sabendo que aquela pessoa está ressocializada e consequentemente não representa mais um perigo ao meio social. Assim sendo, o Estado começou a inserir no sistema prisional algumas medidas objetivando a ressocialização dos apenados, dentre elas o trabalho e as atividades educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho elegeu como objeto de estudos as atividades educacionais desempenhadas na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras/PB como medida de ressocialização da sua população carcerário. A pesquisa adotou na sua fase instrumental o método dedutivo partindo da premissa maior que é a necessidade de ressocialização dos presos assegurada pela LEP segundo a qual a pena possui uma função dúplice composta pelas funções retributiva e educativa, para se chegar à premissa menor que é o desenvolvimento de atividades educacionais no estabelecimento penal em comento, como forma de reinserir os reeducandos na sociedade. Para o procedimento foram escolhidos os métodos empírico, baseado na realidade e na experiência adquirida através das visitasin loco a Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras-PB, seguida de entrevistas em profundidade, e monográfico para entender as razões e consequências da efetivação da educação nesta unidade prisional, além da técnica da documentação indireta demonstrada pela análise e leitura critica da legislação e da doutrina.Constatou-se ao final que as atividades educacionais ainda não conseguiram alcançar resultados satisfatórios no tocante a ressocialização dos reeducandos da unidade prisional em questão.
id UFCG_2ff80a6cfa53fd48028094bc97df90ae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16382
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.Direito PenitenciárioO sistema prisional originou-se entre os séculos XVIII e XIX com o objetivo exclusivo de punir o ato delituoso, nesse período as penas eram desproporcionais, degradantes e cruéis, porém com o desenvolvimento da sociedade percebeu-se que era necessário modificar o sistema punitivo, ocasião em que passou-se a ver os presídios não como uma casa de segregação social ad eternum, mais sim como um estabelecimento responsável por punir e preparar o indivíduo para o retorno ao convívio social, sendo vantajoso para todos, pois o egresso do sistema penitenciário além de tersua liberdaderestituídaainda teria a oportunidade de ser reintegrado ao seio da coletividade e em contrapartida a sociedade como um todo poderia ficar segura sabendo que aquela pessoa está ressocializada e consequentemente não representa mais um perigo ao meio social. Assim sendo, o Estado começou a inserir no sistema prisional algumas medidas objetivando a ressocialização dos apenados, dentre elas o trabalho e as atividades educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho elegeu como objeto de estudos as atividades educacionais desempenhadas na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras/PB como medida de ressocialização da sua população carcerário. A pesquisa adotou na sua fase instrumental o método dedutivo partindo da premissa maior que é a necessidade de ressocialização dos presos assegurada pela LEP segundo a qual a pena possui uma função dúplice composta pelas funções retributiva e educativa, para se chegar à premissa menor que é o desenvolvimento de atividades educacionais no estabelecimento penal em comento, como forma de reinserir os reeducandos na sociedade. Para o procedimento foram escolhidos os métodos empírico, baseado na realidade e na experiência adquirida através das visitasin loco a Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras-PB, seguida de entrevistas em profundidade, e monográfico para entender as razões e consequências da efetivação da educação nesta unidade prisional, além da técnica da documentação indireta demonstrada pela análise e leitura critica da legislação e da doutrina.Constatou-se ao final que as atividades educacionais ainda não conseguiram alcançar resultados satisfatórios no tocante a ressocialização dos reeducandos da unidade prisional em questão.The prison system originated between the eighteenth and nineteenth centuries with the sole purpose of punishing the criminal act, this time the sentences were disproportionate, degrading and cruel, but with the development of society was realized that it was necessary to modify the punitive system, time that went to see the prisons not like a house of social segregation last forever, but rather, as an establishment responsible for punishing and prepare the individual for return to social life, being advantageous for all, for the egress of the penitentiary system in addition to their restored freedom would still have the opportunity to be reinstated to the community within and against society as a whole could be safe knowing that that person is ressocializada and therefore no longer represents a danger to the social environment. Therefore, the state began to enter the prison system a number of measures aimed at rehabilitation of inmates, among them the work and educational activities. In this context, this paper chose as the subject of study educational activities performed in the Penitentiary Regional Standard Cajazeiras/PB as rehabilitation measure of its prison population. The research adopted in its instrumental phase deductive method based on the premise that greater is the need for rehabilitation of prisoners provided by the LEP that the penalty has a twofold function composed of the retributive and educational functions, to get to the minor premise which is the development of educational activities in the penal settlement under discussion as a way to reenter the reeducation in society. For the procedure chosen as the empirical methods, based on reality and experience through on-site visits to Penitentiary Standard Regional Cajazeiras-PB, followed by in-depth interviews, and a research to understand the reasons and consequences of the effectiveness of education in this unit prison, beyond the indirect documentation technique demonstrated by analysis and critical reading of the law and doctrine. It was found at the end that educational activities not still managed to achieve satisfactory results with regard to rehabilitation of reeducation of the prison unit in question.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSILVA, Iranilton Trajano da.SILVA, I. T.http://lattes.cnpq.br/5558600260214178BARBOSA, Maria dos Remédios.BARBOSA, M. R.MESQUITA, Maria de Lourdes.MESQUITA, M. LSILVA, Lyvia Raquel Vieira.20152020-11-12T11:20:25Z2020-11-122020-11-12T11:20:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16382SILVA, Lyvia Raquel Vieira. Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB. 2015. 72 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-11-12T11:20:25Zoai:localhost:riufcg/16382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-11-12T11:20:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
title Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
spellingShingle Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
SILVA, Lyvia Raquel Vieira.
Direito Penitenciário
title_short Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
title_full Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
title_fullStr Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
title_full_unstemmed Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
title_sort Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB.
author SILVA, Lyvia Raquel Vieira.
author_facet SILVA, Lyvia Raquel Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Iranilton Trajano da.
SILVA, I. T.
http://lattes.cnpq.br/5558600260214178
BARBOSA, Maria dos Remédios.
BARBOSA, M. R.
MESQUITA, Maria de Lourdes.
MESQUITA, M. L
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lyvia Raquel Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Penitenciário
topic Direito Penitenciário
description O sistema prisional originou-se entre os séculos XVIII e XIX com o objetivo exclusivo de punir o ato delituoso, nesse período as penas eram desproporcionais, degradantes e cruéis, porém com o desenvolvimento da sociedade percebeu-se que era necessário modificar o sistema punitivo, ocasião em que passou-se a ver os presídios não como uma casa de segregação social ad eternum, mais sim como um estabelecimento responsável por punir e preparar o indivíduo para o retorno ao convívio social, sendo vantajoso para todos, pois o egresso do sistema penitenciário além de tersua liberdaderestituídaainda teria a oportunidade de ser reintegrado ao seio da coletividade e em contrapartida a sociedade como um todo poderia ficar segura sabendo que aquela pessoa está ressocializada e consequentemente não representa mais um perigo ao meio social. Assim sendo, o Estado começou a inserir no sistema prisional algumas medidas objetivando a ressocialização dos apenados, dentre elas o trabalho e as atividades educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho elegeu como objeto de estudos as atividades educacionais desempenhadas na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras/PB como medida de ressocialização da sua população carcerário. A pesquisa adotou na sua fase instrumental o método dedutivo partindo da premissa maior que é a necessidade de ressocialização dos presos assegurada pela LEP segundo a qual a pena possui uma função dúplice composta pelas funções retributiva e educativa, para se chegar à premissa menor que é o desenvolvimento de atividades educacionais no estabelecimento penal em comento, como forma de reinserir os reeducandos na sociedade. Para o procedimento foram escolhidos os métodos empírico, baseado na realidade e na experiência adquirida através das visitasin loco a Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras-PB, seguida de entrevistas em profundidade, e monográfico para entender as razões e consequências da efetivação da educação nesta unidade prisional, além da técnica da documentação indireta demonstrada pela análise e leitura critica da legislação e da doutrina.Constatou-se ao final que as atividades educacionais ainda não conseguiram alcançar resultados satisfatórios no tocante a ressocialização dos reeducandos da unidade prisional em questão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-11-12T11:20:25Z
2020-11-12
2020-11-12T11:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16382
SILVA, Lyvia Raquel Vieira. Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB. 2015. 72 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16382
identifier_str_mv SILVA, Lyvia Raquel Vieira. Educação como ferramenta de ressocialização na penitenciária padrão regional de Cajazeiras/PB. 2015. 72 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744472307662848