Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965 |
Resumo: | O surgimento de várias opções de produtos e serviços, decorrentes da globalização e do avanço tecnológico, tornou a satisfação das necessidades dos clientes um fator crucial para a permanência de qualquer empresa. Considera-se que o processo de avaliar e mensurar a qualidade de um serviço faz com que a organização conheça a sua problemática e a classifique com o intuito de priorizar os atributos da qualidade. Para atingir este objetivo pode-se utilizar a o modelo de Kano que irá possibilitar o entendimento de como os clientes avaliam e percebem os atributos da qualidade, que pode ser muito bem adaptado para a visão destes sobre uma prestação de serviços. Sendo assim, objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação de qualidade em serviços que sirva de referência para futuros estudos na área. Os métodos utilizados para este estudo foram: revisão bibliográfica, estudo de caso e diagnóstico situacional através da aplicação de questionários. No que tange o diagnóstico situacional, foi observado que o atributo “segurança” traria satisfação a 56% respondentes e sua ausência traria insatisfação a 92%. Já em relação ao atributo “iluminação” uma melhoria no desempenho deste traria satisfação a 56% dos respondentes, sua ausência deixaria 94% dos respondentes insatisfeitos. Pode-se concluir que, a execução do presente trabalho proporcionou maior entendimento acerca da temática proposta, além de evidenciar a importância de mensurar os atributos da qualidade em serviços de segurança. |
id |
UFCG_30bc715344a4fceb0c1e30f37589cfad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31965 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano.Proposal for evaluating quality attributes in security services at UFPE using the Kano model.Atributos da qualidadeUFPE - serviços de segurançaModelo de KanoQualidade e serviçosEstudo de casoSegurança - serviçosQuality attributesUFPE - security servicesKano modelQuality and servicesCase studySecurity - servicesEngenharia de Produção.O surgimento de várias opções de produtos e serviços, decorrentes da globalização e do avanço tecnológico, tornou a satisfação das necessidades dos clientes um fator crucial para a permanência de qualquer empresa. Considera-se que o processo de avaliar e mensurar a qualidade de um serviço faz com que a organização conheça a sua problemática e a classifique com o intuito de priorizar os atributos da qualidade. Para atingir este objetivo pode-se utilizar a o modelo de Kano que irá possibilitar o entendimento de como os clientes avaliam e percebem os atributos da qualidade, que pode ser muito bem adaptado para a visão destes sobre uma prestação de serviços. Sendo assim, objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação de qualidade em serviços que sirva de referência para futuros estudos na área. Os métodos utilizados para este estudo foram: revisão bibliográfica, estudo de caso e diagnóstico situacional através da aplicação de questionários. No que tange o diagnóstico situacional, foi observado que o atributo “segurança” traria satisfação a 56% respondentes e sua ausência traria insatisfação a 92%. Já em relação ao atributo “iluminação” uma melhoria no desempenho deste traria satisfação a 56% dos respondentes, sua ausência deixaria 94% dos respondentes insatisfeitos. Pode-se concluir que, a execução do presente trabalho proporcionou maior entendimento acerca da temática proposta, além de evidenciar a importância de mensurar os atributos da qualidade em serviços de segurança.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-10-11T16:33:04Z2023-10-112023-10-11T16:33:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965LIMA, Simone Correia de; RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965porLIMA, Simone Correia de.RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T19:08:11Zoai:localhost:riufcg/31965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T19:08:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. Proposal for evaluating quality attributes in security services at UFPE using the Kano model. |
title |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
spellingShingle |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. LIMA, Simone Correia de. Atributos da qualidade UFPE - serviços de segurança Modelo de Kano Qualidade e serviços Estudo de caso Segurança - serviços Quality attributes UFPE - security services Kano model Quality and services Case study Security - services Engenharia de Produção. |
title_short |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
title_full |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
title_fullStr |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
title_full_unstemmed |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
title_sort |
Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. |
author |
LIMA, Simone Correia de. |
author_facet |
LIMA, Simone Correia de. RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. |
author_role |
author |
author2 |
RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Simone Correia de. RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atributos da qualidade UFPE - serviços de segurança Modelo de Kano Qualidade e serviços Estudo de caso Segurança - serviços Quality attributes UFPE - security services Kano model Quality and services Case study Security - services Engenharia de Produção. |
topic |
Atributos da qualidade UFPE - serviços de segurança Modelo de Kano Qualidade e serviços Estudo de caso Segurança - serviços Quality attributes UFPE - security services Kano model Quality and services Case study Security - services Engenharia de Produção. |
description |
O surgimento de várias opções de produtos e serviços, decorrentes da globalização e do avanço tecnológico, tornou a satisfação das necessidades dos clientes um fator crucial para a permanência de qualquer empresa. Considera-se que o processo de avaliar e mensurar a qualidade de um serviço faz com que a organização conheça a sua problemática e a classifique com o intuito de priorizar os atributos da qualidade. Para atingir este objetivo pode-se utilizar a o modelo de Kano que irá possibilitar o entendimento de como os clientes avaliam e percebem os atributos da qualidade, que pode ser muito bem adaptado para a visão destes sobre uma prestação de serviços. Sendo assim, objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação de qualidade em serviços que sirva de referência para futuros estudos na área. Os métodos utilizados para este estudo foram: revisão bibliográfica, estudo de caso e diagnóstico situacional através da aplicação de questionários. No que tange o diagnóstico situacional, foi observado que o atributo “segurança” traria satisfação a 56% respondentes e sua ausência traria insatisfação a 92%. Já em relação ao atributo “iluminação” uma melhoria no desempenho deste traria satisfação a 56% dos respondentes, sua ausência deixaria 94% dos respondentes insatisfeitos. Pode-se concluir que, a execução do presente trabalho proporcionou maior entendimento acerca da temática proposta, além de evidenciar a importância de mensurar os atributos da qualidade em serviços de segurança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-10-11T16:33:04Z 2023-10-11 2023-10-11T16:33:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965 LIMA, Simone Correia de; RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965 |
identifier_str_mv |
LIMA, Simone Correia de; RAPOSO, Jacinta de Fátima Pereira. Proposta de avaliação dos atributos da qualidade em serviços de segurança na UFPE através do modelo de Kano. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744594090328064 |