A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem. |
id |
UFCG_30f33087e5a367f65126dc1d4667834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13029 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.Demystification in mathematics learning in the early years of elementary school.Matemática- ensinoAprendizagem de matemáticaMatemática- construção de conhecimentoConstrução matemática- históricoMathematics - teachingMath learningMathematics - knowledge constructionHistorical and mathematical constructionEsta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959BARBOSA, Francisco Danilo Duarte.2009-02-272020-06-26T18:22:52Z2020-06-262020-06-26T18:22:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T17:59:57Zoai:localhost:riufcg/13029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T17:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Demystification in mathematics learning in the early years of elementary school. |
title |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. Matemática- ensino Aprendizagem de matemática Matemática- construção de conhecimento Construção matemática- histórico Mathematics - teaching Math learning Mathematics - knowledge construction Historical and mathematical construction |
title_short |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. |
author_facet |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Risomar Alves dos. SANTOS, R. A. http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática- ensino Aprendizagem de matemática Matemática- construção de conhecimento Construção matemática- histórico Mathematics - teaching Math learning Mathematics - knowledge construction Historical and mathematical construction |
topic |
Matemática- ensino Aprendizagem de matemática Matemática- construção de conhecimento Construção matemática- histórico Mathematics - teaching Math learning Mathematics - knowledge construction Historical and mathematical construction |
description |
Esta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-27 2020-06-26T18:22:52Z 2020-06-26 2020-06-26T18:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029 BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445197778944 |