Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Josefa Carolino de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
Resumo: Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
id UFCG_20b432efb592345880a7b191d633b516
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13169
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics.Matemática- estudo e ensinoAprendizagem de matemática- dificuldadesConhecimento matemática- construçãoMatemática - historicidadeLudicidadeMathematics - study and teachingMath learning - difficultiesMathematical knowledge - constructionMathematics - historicityPlayfulnessEste estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUZA, Josefa Carolino de.2008-04-042020-07-06T15:20:58Z2020-07-062020-07-06T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:48:17Zoai:localhost:riufcg/13169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:48:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics.
title Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
spellingShingle Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
SOUZA, Josefa Carolino de.
Matemática- estudo e ensino
Aprendizagem de matemática- dificuldades
Conhecimento matemática- construção
Matemática - historicidade
Ludicidade
Mathematics - study and teaching
Math learning - difficulties
Mathematical knowledge - construction
Mathematics - historicity
Playfulness
title_short Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
title_full Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
title_fullStr Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
title_full_unstemmed Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
title_sort Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
author SOUZA, Josefa Carolino de.
author_facet SOUZA, Josefa Carolino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Josefa Carolino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática- estudo e ensino
Aprendizagem de matemática- dificuldades
Conhecimento matemática- construção
Matemática - historicidade
Ludicidade
Mathematics - study and teaching
Math learning - difficulties
Mathematical knowledge - construction
Mathematics - historicity
Playfulness
topic Matemática- estudo e ensino
Aprendizagem de matemática- dificuldades
Conhecimento matemática- construção
Matemática - historicidade
Ludicidade
Mathematics - study and teaching
Math learning - difficulties
Mathematical knowledge - construction
Mathematics - historicity
Playfulness
description Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-04
2020-07-06T15:20:58Z
2020-07-06
2020-07-06T15:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
identifier_str_mv SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445938073600