Estudo da viabilidade de implantação de sistemas RFID nas estradas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17457 |
Resumo: | Estudaremos a viabilidade da implantação de tags nas estradas, o meio de propagação seria então o asfalto. Existem inúmeras aplicações possíveis deste estudo, pode-se utilizar os tags associados a sensores que irão monitorar o estado interno da pista ou identificar vazamentos em canos no subsolo. É possível ainda, utilizar no controle do tráfego ou em pedágios eletrônicos, poder-se-ia inclusive aplicar em sistemas de condução inteligente de carros, ou seja, sem a necessidade do motorista humano, para isso, tags seriam espalhados por toda a pista, de forma a monitorar a trajetória dos veículos. Em resumo, o objetivo deste projeto será mostrar se o sistema RFID funcionaria nessas condições adversas, em caso positivo, verificar qual seria o desempenho, ou seja, qual a profundidade poderíamos implantar os tags, mantendo os níveis do sinal de entrada dentro das especificações internacionais, e finalmente, quais freqüências, dentre as permitidas pelas normas, seriam as mais viáveis. |
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Estudo da viabilidade de implantação de sistemas RFID nas estradas.Study of the feasibility of implementing RFID systems on the roads.Sistemas RFIDIdentificação por radiofrequênciaEstradas - tecnologia RFIDInteração onda eletromagnética e estradaLei de Biot-SavartRFID UHFEquação de FriisAsfalto - propagação RFIDRFID SystemsRadio frequency identificationRoads - RFID technologyElectromagnetic wave and road interactionBiot-Savart's LawUHF RFIDFriis equationAsphalt - RFID spreadEngenharia Elétrica.Estudaremos a viabilidade da implantação de tags nas estradas, o meio de propagação seria então o asfalto. Existem inúmeras aplicações possíveis deste estudo, pode-se utilizar os tags associados a sensores que irão monitorar o estado interno da pista ou identificar vazamentos em canos no subsolo. É possível ainda, utilizar no controle do tráfego ou em pedágios eletrônicos, poder-se-ia inclusive aplicar em sistemas de condução inteligente de carros, ou seja, sem a necessidade do motorista humano, para isso, tags seriam espalhados por toda a pista, de forma a monitorar a trajetória dos veículos. Em resumo, o objetivo deste projeto será mostrar se o sistema RFID funcionaria nessas condições adversas, em caso positivo, verificar qual seria o desempenho, ou seja, qual a profundidade poderíamos implantar os tags, mantendo os níveis do sinal de entrada dentro das especificações internacionais, e finalmente, quais freqüências, dentre as permitidas pelas normas, seriam as mais viáveis.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGFONTGALLAND, GlaucoFONTGALLAND, G.http://lattes.cnpq.br/4256595317953538FREITAS, Vítor Andrade.2009-092021-03-01T19:52:41Z2021-03-012021-03-01T19:52:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17457FREITAS, Vítor Andrade. Estudo da viabilidade de implantação de sistemas RFID nas estradas. 2009. 51f. Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2009. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-01T19:58:35Zoai:localhost:riufcg/17457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-01T19:58:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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