História da América: vol. 1.
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401 |
Resumo: | Nos últimos anos, a renovação da escrita da História, que já não pode ser considerada tão nova, tem se tornado mais intensa no Brasil. Não Obstante, no que diz respeito aos estudos sobre a "América Latina" de colonização hispânica, sentimos, apesar de grandes contribuições brasileiras, a presença de várias lacunas que ainda não foram observadas sob o olhar da história social e cultural. Nesse sentido, a série ora apresentada tem como objetivo atender parte dessa necessidade, onde oito estudiosos perscrutam algumas das muitas interrogações que se lançam sobre a América Hispânica ao longo do processo transcorrido a partir da presença do europeu em suas terras. O esforço contido neste compêndio é resultado de pesquisas de quatro professores e de quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande, que pretendem tanto contribuir com esse renovar historiográfico como se dispor enquanto material didático aos interessados a dele se servirem. Segue abaixo uma rápida súmula dos textos. Tatiana Aparecida analisa no texto "Três Religiões e Três Culturas na Península Ibérica: A diversidade cultural que Embarcou para as Américas Hispânica e Portuguesa" a diversidade das relações étnicas, religiosas e sociais dos povos ibéricos, como um processo cultural híbrido, dado à fusão das culturas cristã, muçulmana e judaica, que por sua vez formou culturalmente os europeus que se dispuseram a colonizar parte das terras do que se convencionou chamar de “Novo Mundo”. Williams Bartolomeu apresenta uma análise da História de Além-mar e suas estruturas de gerenciamento, observando “A Ação Católica na América Hispânica: O Estrategismo Eclesiástico”. O autor procura analisar não só a instalação e organização da Igreja, como também os meios simbólicos dos quais ela fez uso enquanto método de “manipulação das mentes”, assim como a receptividade destas sociedades a essas ações. O pesquisador José Otávio Aguiar se propõe a tecer algumas questões sobre os olhares que intelectuais itinerantes franceses e alemães lançaram sobre a América, no período entre o ano do exílio da Corte portuguesa no Brasil, 1808, e a década revolucionária francesa de 1830, cuja produção literária e científica influenciou sobremaneira a forma pela qual a Europa dos oitocentos passou a representar as Américas. A forma como essa representação etnocêntrica foi forjada é apresentada no ensaio “Naturalistas Alemães e Geógrafos Napoleônicos na América Latina: Um Ensaio Sobre o Estranhamento, O Cientificismo Romântico e a Indeterminação nos Domínios da História”. No texto “A Revolução Morelense de 1910: Um Olhar Sobre a Formação da Classe Camponesa Indígena”, o autor que ora apresenta esse caderno, sob a ótica da história social, comenta alguns aspectos pertinentes para que se compreenda como se processou a constituição dessa classe no Estado de Morelos (México), discutindo como parte desse processo alguns antecedentes que remontam ao período da colonização espanhola (do século XVI ao XVIII) como também ao posterior à independência política do México - Reforma e Porfiriato - (século XIX); para que por fim perceba-se que a classe camponesa morelense, que investiu na revolução zapatista de 1910, surgiu como resultado de um longo processo de acúmulo de experiência. Karlla Tathiana expõe uma experiência que teve em sala de aula com alunos do Ensino Médio, quando analisou esptcificamente a intervenção estrangeira estadunidense sobre a América Latina, tendo como fonte a obra de Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão, que resultou no artigo “A América Latina entre a História e a Literatura: Os Desafios de Lecionar” No ensaio “Lutas Populares na Bolívia: A Agua e o Gás”, o professor Celso Gestermeier observa o ressurgimento de movimentos sociais de contestação naquele país, a partir do final do século passado, que não são novos na sua história, mas que ganham força no momento em que o projeto neoliberal tornou cada vez mais difícil a vida da população pobre. O texto do professor Renato Kilpp “A Nova Insurreição na América Latina: A Construção das Estratégias de uma Outra Independência” analisa o capitalismo na sua forma contemporânea de exploração (neoliberalismo) sobre a América Latina, observando ao mesmo tempo como as resistências nesse espaço se estabelecem enquanto alternativas concretas de libertação política, econômica e social. Por fim, Avani Palmeira apresenta como a partir da leitura de um texto sobre as conquistas territoriais e as formações das unidades confederativas do oeste dos Estados Unidos, durante o século XIX, transformou-o em uma produção poética. O resultado é interessante por tomar a leitura menos enfadonha e, portanto, mais atraente, para que assim desperte a curiosidade e a atenção do leitor, e por fim possibilite a compreensão do assunto abordado. A experiência está intitulada de “A ‘Maioridade’ do Oeste dos Estados Unidos da América Contada em Versos”. São estes, portanto, os. esforços que compõem o segundo número dos Textos Didáticos. |
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História da América: vol. 1.History of America: Vol. 1.História da AméricaReligiões da América Hispânica e PortuguesaEstrategismo eclesiástico - América HispânicaIgreja católica - América latina colonialNaturalistas alemães - Brasil colonialRevolução Moreirense - 1910Classe camponesa indígenaHistória e literaturaEnsino de HistóriaBolívia - luta popularesBolívia - água e gásNova insurreição - América LatinaMaioridade - Oeste dos Estados Unidos da AméricaPenínsula Ibérica - culturas e religiõesDiversidade cultural - América colonial Hispânica e PortuguesaEspanha muçulmana - AndaluzMuçulmanos na EspanhaHistory of americaReligions of Hispanic and Portuguese AmericaEcclesiastical Strategism - Hispanic AmericaCatholic Church - Colonial Latin AmericaGerman naturalists - Colonial BrazilMoreirense Revolution - 1910Indigenous peasant classHistory and literatureHistory TeachingBolivia - popular struggleBolivia - water and gasNew insurrection - Latin AmericaAge of Age - Western United States of AmericaIberian Peninsula - cultures and religionsCultural Diversity - Hispanic and Portuguese Colonial AmericaMuslim Spain - AndalusianMuslims in SpainHistoria de americaReligiones de América Hispana y PortuguesaEstrategismo Eclesiástico - HispanoaméricaIglesia Católica - América Latina ColonialNaturalistas alemanes - Brasil colonialRevolución Moreirense - 1910Clase campesina indígenaHistoria y literaturaEnseñanza de la historiaBolivia - lucha popularBolivia - agua y gasNueva insurrección - América LatinaMayor de Edad - Oeste de los Estados Unidos de AméricaPenínsula Ibérica - culturas y religionesDiversidad Cultural - América Colonial Hispana y PortuguesaEspaña musulmana - andaluzaMusulmanes en españaHistoire de l'amériqueReligions d'Amérique hispanique et portugaiseStratégisme ecclésiastique - Amérique hispaniqueÉglise catholique - Amérique latine colonialeNaturalistes allemands - Brésil colonialRévolution Moreirense - 1910Classe paysanne indigèneHistoire et littératureEnseignement de l'histoireBolivie - lutte populaireBolivie - eau et gazNouvelle insurrection - Amérique latineÂge de l'âge - Ouest des États-Unis d'AmériquePéninsule ibérique - cultures et religionsDiversité culturelle - Amérique coloniale hispanique et portugaiseEspagne musulmane - AndalouseMusulmans en EspagneHistória.Nos últimos anos, a renovação da escrita da História, que já não pode ser considerada tão nova, tem se tornado mais intensa no Brasil. Não Obstante, no que diz respeito aos estudos sobre a "América Latina" de colonização hispânica, sentimos, apesar de grandes contribuições brasileiras, a presença de várias lacunas que ainda não foram observadas sob o olhar da história social e cultural. Nesse sentido, a série ora apresentada tem como objetivo atender parte dessa necessidade, onde oito estudiosos perscrutam algumas das muitas interrogações que se lançam sobre a América Hispânica ao longo do processo transcorrido a partir da presença do europeu em suas terras. O esforço contido neste compêndio é resultado de pesquisas de quatro professores e de quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande, que pretendem tanto contribuir com esse renovar historiográfico como se dispor enquanto material didático aos interessados a dele se servirem. Segue abaixo uma rápida súmula dos textos. Tatiana Aparecida analisa no texto "Três Religiões e Três Culturas na Península Ibérica: A diversidade cultural que Embarcou para as Américas Hispânica e Portuguesa" a diversidade das relações étnicas, religiosas e sociais dos povos ibéricos, como um processo cultural híbrido, dado à fusão das culturas cristã, muçulmana e judaica, que por sua vez formou culturalmente os europeus que se dispuseram a colonizar parte das terras do que se convencionou chamar de “Novo Mundo”. Williams Bartolomeu apresenta uma análise da História de Além-mar e suas estruturas de gerenciamento, observando “A Ação Católica na América Hispânica: O Estrategismo Eclesiástico”. O autor procura analisar não só a instalação e organização da Igreja, como também os meios simbólicos dos quais ela fez uso enquanto método de “manipulação das mentes”, assim como a receptividade destas sociedades a essas ações. O pesquisador José Otávio Aguiar se propõe a tecer algumas questões sobre os olhares que intelectuais itinerantes franceses e alemães lançaram sobre a América, no período entre o ano do exílio da Corte portuguesa no Brasil, 1808, e a década revolucionária francesa de 1830, cuja produção literária e científica influenciou sobremaneira a forma pela qual a Europa dos oitocentos passou a representar as Américas. A forma como essa representação etnocêntrica foi forjada é apresentada no ensaio “Naturalistas Alemães e Geógrafos Napoleônicos na América Latina: Um Ensaio Sobre o Estranhamento, O Cientificismo Romântico e a Indeterminação nos Domínios da História”. No texto “A Revolução Morelense de 1910: Um Olhar Sobre a Formação da Classe Camponesa Indígena”, o autor que ora apresenta esse caderno, sob a ótica da história social, comenta alguns aspectos pertinentes para que se compreenda como se processou a constituição dessa classe no Estado de Morelos (México), discutindo como parte desse processo alguns antecedentes que remontam ao período da colonização espanhola (do século XVI ao XVIII) como também ao posterior à independência política do México - Reforma e Porfiriato - (século XIX); para que por fim perceba-se que a classe camponesa morelense, que investiu na revolução zapatista de 1910, surgiu como resultado de um longo processo de acúmulo de experiência. Karlla Tathiana expõe uma experiência que teve em sala de aula com alunos do Ensino Médio, quando analisou esptcificamente a intervenção estrangeira estadunidense sobre a América Latina, tendo como fonte a obra de Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão, que resultou no artigo “A América Latina entre a História e a Literatura: Os Desafios de Lecionar” No ensaio “Lutas Populares na Bolívia: A Agua e o Gás”, o professor Celso Gestermeier observa o ressurgimento de movimentos sociais de contestação naquele país, a partir do final do século passado, que não são novos na sua história, mas que ganham força no momento em que o projeto neoliberal tornou cada vez mais difícil a vida da população pobre. O texto do professor Renato Kilpp “A Nova Insurreição na América Latina: A Construção das Estratégias de uma Outra Independência” analisa o capitalismo na sua forma contemporânea de exploração (neoliberalismo) sobre a América Latina, observando ao mesmo tempo como as resistências nesse espaço se estabelecem enquanto alternativas concretas de libertação política, econômica e social. Por fim, Avani Palmeira apresenta como a partir da leitura de um texto sobre as conquistas territoriais e as formações das unidades confederativas do oeste dos Estados Unidos, durante o século XIX, transformou-o em uma produção poética. O resultado é interessante por tomar a leitura menos enfadonha e, portanto, mais atraente, para que assim desperte a curiosidade e a atenção do leitor, e por fim possibilite a compreensão do assunto abordado. A experiência está intitulada de “A ‘Maioridade’ do Oeste dos Estados Unidos da América Contada em Versos”. São estes, portanto, os. esforços que compõem o segundo número dos Textos Didáticos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20072023-06-26T22:41:02Z2023-06-262023-06-26T22:41:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino; LIMA, Williams Bartolomeu Baracho de (organizadores). História da América: vol. 1. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007. (Série Textos Didáticos ano I - Vol 1- Nº 02) ISSN: 1980-5292- Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30401porJERÔNIMO, Tatiana Aparecida Pereira.LIMA, Williams Bartolomeu Baracho de.AGUIAR, José Otávio.CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.OLIVEIRA, Karlla Tathiana da Silva.NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.KILPP, Renato.ARAÚJO, Avani Palmeira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T16:55:00Zoai:localhost:riufcg/30401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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História da América: vol. 1. JERÔNIMO, Tatiana Aparecida Pereira. História da América Religiões da América Hispânica e Portuguesa Estrategismo eclesiástico - América Hispânica Igreja católica - América latina colonial Naturalistas alemães - Brasil colonial Revolução Moreirense - 1910 Classe camponesa indígena História e literatura Ensino de História Bolívia - luta populares Bolívia - água e gás Nova insurreição - América Latina Maioridade - Oeste dos Estados Unidos da América Península Ibérica - culturas e religiões Diversidade cultural - América colonial Hispânica e Portuguesa Espanha muçulmana - Andaluz Muçulmanos na Espanha History of america Religions of Hispanic and Portuguese America Ecclesiastical Strategism - Hispanic America Catholic Church - Colonial Latin America German naturalists - Colonial Brazil Moreirense Revolution - 1910 Indigenous peasant class History and literature History Teaching Bolivia - popular struggle Bolivia - water and gas New insurrection - Latin America Age of Age - Western United States of America Iberian Peninsula - cultures and religions Cultural Diversity - Hispanic and Portuguese Colonial America Muslim Spain - Andalusian Muslims in Spain Historia de america Religiones de América Hispana y Portuguesa Estrategismo Eclesiástico - Hispanoamérica Iglesia Católica - América Latina Colonial Naturalistas alemanes - Brasil colonial Revolución Moreirense - 1910 Clase campesina indígena Historia y literatura Enseñanza de la historia Bolivia - lucha popular Bolivia - agua y gas Nueva insurrección - América Latina Mayor de Edad - Oeste de los Estados Unidos de América Península Ibérica - culturas y religiones Diversidad Cultural - América Colonial Hispana y Portuguesa España musulmana - andaluza Musulmanes en españa Histoire de l'amérique Religions d'Amérique hispanique et portugaise Stratégisme ecclésiastique - Amérique hispanique Église catholique - Amérique latine coloniale Naturalistes allemands - Brésil colonial Révolution Moreirense - 1910 Classe paysanne indigène Histoire et littérature Enseignement de l'histoire Bolivie - lutte populaire Bolivie - eau et gaz Nouvelle insurrection - Amérique latine Âge de l'âge - Ouest des États-Unis d'Amérique Péninsule ibérique - cultures et religions Diversité culturelle - Amérique coloniale hispanique et portugaise Espagne musulmane - Andalouse Musulmans en Espagne História. |
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Nos últimos anos, a renovação da escrita da História, que já não pode ser considerada tão nova, tem se tornado mais intensa no Brasil. Não Obstante, no que diz respeito aos estudos sobre a "América Latina" de colonização hispânica, sentimos, apesar de grandes contribuições brasileiras, a presença de várias lacunas que ainda não foram observadas sob o olhar da história social e cultural. Nesse sentido, a série ora apresentada tem como objetivo atender parte dessa necessidade, onde oito estudiosos perscrutam algumas das muitas interrogações que se lançam sobre a América Hispânica ao longo do processo transcorrido a partir da presença do europeu em suas terras. O esforço contido neste compêndio é resultado de pesquisas de quatro professores e de quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande, que pretendem tanto contribuir com esse renovar historiográfico como se dispor enquanto material didático aos interessados a dele se servirem. Segue abaixo uma rápida súmula dos textos. Tatiana Aparecida analisa no texto "Três Religiões e Três Culturas na Península Ibérica: A diversidade cultural que Embarcou para as Américas Hispânica e Portuguesa" a diversidade das relações étnicas, religiosas e sociais dos povos ibéricos, como um processo cultural híbrido, dado à fusão das culturas cristã, muçulmana e judaica, que por sua vez formou culturalmente os europeus que se dispuseram a colonizar parte das terras do que se convencionou chamar de “Novo Mundo”. Williams Bartolomeu apresenta uma análise da História de Além-mar e suas estruturas de gerenciamento, observando “A Ação Católica na América Hispânica: O Estrategismo Eclesiástico”. O autor procura analisar não só a instalação e organização da Igreja, como também os meios simbólicos dos quais ela fez uso enquanto método de “manipulação das mentes”, assim como a receptividade destas sociedades a essas ações. O pesquisador José Otávio Aguiar se propõe a tecer algumas questões sobre os olhares que intelectuais itinerantes franceses e alemães lançaram sobre a América, no período entre o ano do exílio da Corte portuguesa no Brasil, 1808, e a década revolucionária francesa de 1830, cuja produção literária e científica influenciou sobremaneira a forma pela qual a Europa dos oitocentos passou a representar as Américas. A forma como essa representação etnocêntrica foi forjada é apresentada no ensaio “Naturalistas Alemães e Geógrafos Napoleônicos na América Latina: Um Ensaio Sobre o Estranhamento, O Cientificismo Romântico e a Indeterminação nos Domínios da História”. No texto “A Revolução Morelense de 1910: Um Olhar Sobre a Formação da Classe Camponesa Indígena”, o autor que ora apresenta esse caderno, sob a ótica da história social, comenta alguns aspectos pertinentes para que se compreenda como se processou a constituição dessa classe no Estado de Morelos (México), discutindo como parte desse processo alguns antecedentes que remontam ao período da colonização espanhola (do século XVI ao XVIII) como também ao posterior à independência política do México - Reforma e Porfiriato - (século XIX); para que por fim perceba-se que a classe camponesa morelense, que investiu na revolução zapatista de 1910, surgiu como resultado de um longo processo de acúmulo de experiência. Karlla Tathiana expõe uma experiência que teve em sala de aula com alunos do Ensino Médio, quando analisou esptcificamente a intervenção estrangeira estadunidense sobre a América Latina, tendo como fonte a obra de Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão, que resultou no artigo “A América Latina entre a História e a Literatura: Os Desafios de Lecionar” No ensaio “Lutas Populares na Bolívia: A Agua e o Gás”, o professor Celso Gestermeier observa o ressurgimento de movimentos sociais de contestação naquele país, a partir do final do século passado, que não são novos na sua história, mas que ganham força no momento em que o projeto neoliberal tornou cada vez mais difícil a vida da população pobre. O texto do professor Renato Kilpp “A Nova Insurreição na América Latina: A Construção das Estratégias de uma Outra Independência” analisa o capitalismo na sua forma contemporânea de exploração (neoliberalismo) sobre a América Latina, observando ao mesmo tempo como as resistências nesse espaço se estabelecem enquanto alternativas concretas de libertação política, econômica e social. Por fim, Avani Palmeira apresenta como a partir da leitura de um texto sobre as conquistas territoriais e as formações das unidades confederativas do oeste dos Estados Unidos, durante o século XIX, transformou-o em uma produção poética. O resultado é interessante por tomar a leitura menos enfadonha e, portanto, mais atraente, para que assim desperte a curiosidade e a atenção do leitor, e por fim possibilite a compreensão do assunto abordado. A experiência está intitulada de “A ‘Maioridade’ do Oeste dos Estados Unidos da América Contada em Versos”. São estes, portanto, os. esforços que compõem o segundo número dos Textos Didáticos. |
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