A mídia e as práticas de embelezamento feminino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Rebeca Botolo.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ARAÚJO, Edna Maria Nóbrega.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34334
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida junto ao PIBIC – Projeto de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual da Paraíba, que utiliza como fonte a revista feminina Corpo a Corpo. Nesta pesquisa procuramos investigar os discursos sobre o culto ao corpo e a beleza feminina no final do século XX. Buscamos demonstrar como a imagem da mulher e a construção da identidade feminina está fortemente associada à busca da beleza, o que significa corpos esbeltos e jovens. Por outro lado, a gordura e o envelhecimento se encontram associados à imagem da feiúra e de algo que precisa ser combatido, extirpado. O que significa, para uma mulher, ser feia nos tempos atuais? Qual o preço pago, os sacrifícios impostos e os sofrimentos vividos? As quais práticas se submetem para escapar do “intolerável da feiúra”? Sabemos que, historicamente, a imagem da mulher se justapõe com a de beleza e, como segundo corolário, a de saúde (fertilidade) e juventude. Nesse sentido, no presente estudo, enfatizamos as diversas práticas que as mulheres adotam para adquirir o corpo segundo o padrão de beleza divulgado pela mídia. Ou seja, malhação, cirurgias plásticas e dietas, além dos tratamentos estéticos e cuidados de embelezamento.
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