História e Literatura: diálogos possíveis para a figura feminina em Ana Maria Machado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Aliani dos.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: TAVARES, Márcia.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36326
Resumo: De acordo com Afonso Romano, em seu estudo sobre a imagem da mulher nos textos literários “ Da mulher para ser vista à mulher para ser comida”, geralmente “a mulata” e “a negra” eram vistas como “apetitosas”, revelando que a cor da pele passava a ser um traço decisivo na forma como a figura feminina deveria ser retratada na sociedade, igualando-a “a objeto”. Dessa forma, o estereótipo feminino quando não aproximava do ambiente doméstico estava inserido no papel de “coisa”. Com a evolução industrial ocorreram muitas transformações sociais e uma delas foi que a mulher passa a ser o personagem importante na prática social, enfrentando várias lutas e, pouco a pouco, inserindo-se no universo antes nomeado como masculino, quebrando regras, valores, ocupando diversos campos profissionais, antes instituídos para os homens. No século XX o ser feminino tem uma participação atuante na sociedade ampliando o seu espaço e sendo reconhecida como trabalhadora, cidadã, mulher e ser humano, sendo retratada por ela e como ela é. É a partir desse contexto da imagem da mulher na sociedade que escolhemos a autora Ana Maria Machado, pois percebemos que ela além de dar autonomia a criança em seus textos, procura inserir a mulher como centro na suas narrativas, buscando romper com os modelos emblemáticos impostos para o feminino. Discutiremos essa perspectiva na análise da obra Bisa Bia, Bisa Bel (1982) através do esquadrinhamento das personagens, as quais representam significativamente a mulher no passado, presente e futuro.
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