O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online. |
id |
UFCG_318ca10757f0e60eb22f837b82e8296c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27741 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB.Flauta doce - ensinoEnsino de flauta doce - criançasEducação musical - espaços não-formaisEstudo de casoEscola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PBQueimadas - PB - Escola de Música Renascer em CulturaEnsino-não formal de músicaAulas remotas - flauta doceEnsino remoto de músicaFotos - aulas de flauta doceSweet flute - teachingRecorder teaching - childrenMusic education - non-formal spacesCase studyRenascer em Cultura Music School - Queimadas - PBQueimadas - PB - School of Music Reborn in CultureNon-formal music teachingRemote lessons - recorderRemote music teachingPhotos - Recorder lessonsMúsicaEste trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.This work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities promoted in person and also remotely, which took place in the online environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Marisa Nóbrega.RODRIGUES, M. N.http://lattes.cnpq.br/9955034470296186FERREIRA FILHO, João Valter.FERREIRA FILHO, J. V.http://lattes.cnpq.br/7468979539899487ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.ARAÚJO, R. R. D.http://lattes.cnpq.br/1461825045855989SILVA, Nayla Maria Gomes da.2022-04-012022-11-07T18:23:59Z2022-11-072022-11-07T18:23:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-07T18:24:59Zoai:localhost:riufcg/27741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-07T18:24:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB. |
title |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
spellingShingle |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. SILVA, Nayla Maria Gomes da. Flauta doce - ensino Ensino de flauta doce - crianças Educação musical - espaços não-formais Estudo de caso Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura Ensino-não formal de música Aulas remotas - flauta doce Ensino remoto de música Fotos - aulas de flauta doce Sweet flute - teaching Recorder teaching - children Music education - non-formal spaces Case study Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture Non-formal music teaching Remote lessons - recorder Remote music teaching Photos - Recorder lessons Música |
title_short |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
title_full |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
title_fullStr |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
title_full_unstemmed |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
title_sort |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
author |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. |
author_facet |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Marisa Nóbrega. RODRIGUES, M. N. http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 FERREIRA FILHO, João Valter. FERREIRA FILHO, J. V. http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de. ARAÚJO, R. R. D. http://lattes.cnpq.br/1461825045855989 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta doce - ensino Ensino de flauta doce - crianças Educação musical - espaços não-formais Estudo de caso Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura Ensino-não formal de música Aulas remotas - flauta doce Ensino remoto de música Fotos - aulas de flauta doce Sweet flute - teaching Recorder teaching - children Music education - non-formal spaces Case study Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture Non-formal music teaching Remote lessons - recorder Remote music teaching Photos - Recorder lessons Música |
topic |
Flauta doce - ensino Ensino de flauta doce - crianças Educação musical - espaços não-formais Estudo de caso Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura Ensino-não formal de música Aulas remotas - flauta doce Ensino remoto de música Fotos - aulas de flauta doce Sweet flute - teaching Recorder teaching - children Music education - non-formal spaces Case study Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture Non-formal music teaching Remote lessons - recorder Remote music teaching Photos - Recorder lessons Música |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 2022-11-07T18:23:59Z 2022-11-07 2022-11-07T18:23:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559878438912 |