O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nayla Maria Gomes da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.
id UFCG_318ca10757f0e60eb22f837b82e8296c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27741
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB.Flauta doce - ensinoEnsino de flauta doce - criançasEducação musical - espaços não-formaisEstudo de casoEscola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PBQueimadas - PB - Escola de Música Renascer em CulturaEnsino-não formal de músicaAulas remotas - flauta doceEnsino remoto de músicaFotos - aulas de flauta doceSweet flute - teachingRecorder teaching - childrenMusic education - non-formal spacesCase studyRenascer em Cultura Music School - Queimadas - PBQueimadas - PB - School of Music Reborn in CultureNon-formal music teachingRemote lessons - recorderRemote music teachingPhotos - Recorder lessonsMúsicaEste trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.This work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities promoted in person and also remotely, which took place in the online environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Marisa Nóbrega.RODRIGUES, M. N.http://lattes.cnpq.br/9955034470296186FERREIRA FILHO, João Valter.FERREIRA FILHO, J. V.http://lattes.cnpq.br/7468979539899487ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.ARAÚJO, R. R. D.http://lattes.cnpq.br/1461825045855989SILVA, Nayla Maria Gomes da.2022-04-012022-11-07T18:23:59Z2022-11-072022-11-07T18:23:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-07T18:24:59Zoai:localhost:riufcg/27741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-07T18:24:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB.
title O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
spellingShingle O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
SILVA, Nayla Maria Gomes da.
Flauta doce - ensino
Ensino de flauta doce - crianças
Educação musical - espaços não-formais
Estudo de caso
Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB
Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura
Ensino-não formal de música
Aulas remotas - flauta doce
Ensino remoto de música
Fotos - aulas de flauta doce
Sweet flute - teaching
Recorder teaching - children
Music education - non-formal spaces
Case study
Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB
Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture
Non-formal music teaching
Remote lessons - recorder
Remote music teaching
Photos - Recorder lessons
Música
title_short O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
title_full O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
title_fullStr O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
title_full_unstemmed O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
title_sort O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
author SILVA, Nayla Maria Gomes da.
author_facet SILVA, Nayla Maria Gomes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
RODRIGUES, M. N.
http://lattes.cnpq.br/9955034470296186
FERREIRA FILHO, João Valter.
FERREIRA FILHO, J. V.
http://lattes.cnpq.br/7468979539899487
ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
ARAÚJO, R. R. D.
http://lattes.cnpq.br/1461825045855989
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Nayla Maria Gomes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta doce - ensino
Ensino de flauta doce - crianças
Educação musical - espaços não-formais
Estudo de caso
Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB
Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura
Ensino-não formal de música
Aulas remotas - flauta doce
Ensino remoto de música
Fotos - aulas de flauta doce
Sweet flute - teaching
Recorder teaching - children
Music education - non-formal spaces
Case study
Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB
Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture
Non-formal music teaching
Remote lessons - recorder
Remote music teaching
Photos - Recorder lessons
Música
topic Flauta doce - ensino
Ensino de flauta doce - crianças
Educação musical - espaços não-formais
Estudo de caso
Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB
Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura
Ensino-não formal de música
Aulas remotas - flauta doce
Ensino remoto de música
Fotos - aulas de flauta doce
Sweet flute - teaching
Recorder teaching - children
Music education - non-formal spaces
Case study
Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB
Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture
Non-formal music teaching
Remote lessons - recorder
Remote music teaching
Photos - Recorder lessons
Música
description Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
2022-11-07T18:23:59Z
2022-11-07
2022-11-07T18:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
identifier_str_mv SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559878438912