“Panthera dos olhos dormentes”: Anayde Beiriz, a “Feradócio”, da produção literária paraibana no século XX. Uma possibilidade para o ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Josiane de Lima.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: NASCIMENTO, Lívia Maria de Pontes., SILVA, Vanuza Souza.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34193
Resumo: “A altivez é o traço predominante do meu caráter, porém minha magoa mais dolorosa, é saber-me impotente para vencer meu destino”. Com essa frase Anayde Beiriz (1905- 1930), traduz sua visão de si mesma. Chamada de bela, altiva e “polemica”, a poetiza Paraibana, revela o caráter renovador, de seu trabalho, fruto de sua personalidade marcante de quem viveu e escreveu, em um período aonde as regras sociais, vem para normatizar e disciplinar, o comportamento das pessoas, dando-lhes, papeis sociais, distintos, definidos não só a partir das classes e relações sociais existentes, mas também de acordo com o sexo, com o qual o sujeito nasceu. Nesse momento, correspondente as décadas de 1920/30, a sociedade paraibana segue um modelo burguês de comportamento, com papeis e lugares estabelecidos e que por tanto, deveriam ser respeitados. Trato aqui, de um recorte local e temporal onde, as ditas “moças de família”, ainda agiam (ou deveriam agir) de forma, comedida e retraída, visto que era isso o determinado pelos códigos sociais de moralidade da época. Dentro do exposto, esse trabalho tenta mostrar, como através do discurso literário, a obra de Anayde Beiriz, revela elementos de sua época, mesmo que por muitas vezes o faça, contrariando os já referidos, modelos comportamentais pré-estabelecidos da época. Busco aqui, justamente, fazer uma análise não somente de um personagem (Anayde) ou de sua obra de forma isolada e distinta, mas sim tento utilizar ambos, de forma entrelaçada, complementando um ao outro, a fim de verificar, nesse caso especifico, como mesmo sem estar encaixado diretamente, em modelos comportamentais de determinados períodos, uma obra literária, estudada em seus vários aspectos podem falar sobre os seus referentes momentos, servindo assim de complemento ao estudo (e ensino) da História. Dessa forma, trago nesse trabalho, uma proposta, de utilização da literatura, como recurso didático, no ensino de História. Para mostrar os elementos, propostos, usarei a obra “Anayde Beiriz, Pantera dos olhos dormentes” de Marcus Aranha (2005), analisando-a a partir de teóricos como FOUCAULT (1999), e historiadores como PERROT (2005).
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