Adaptações vegetacionais da caatinga à seca: concepções dos alunos de uma escola pública do município de Damião-PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7337 |
Resumo: | O Bioma Caatinga localizado na região Semiárida brasileira, se caracteriza por apresentar temperaturas elevadas e baixa pluviosidade, o que condiciona uma flora com características peculiares, e que desenvolveu estratégias adaptativas para sobreviverem em condições adversas. Considerando a relevância da abordagem da caatinga no ensino de biologia, é de suma importância o papel da escola no desenvolvimento de atividades educacionais contextualizadas, voltadas para o conhecimento desse bioma. Diante do exposto, o presente trabalho propôs analisar as concepções de alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio da E.E.E.M. Francisco Marques de Melo, localizada no município de Damião-PB, sobre adaptações da vegetação de caatinga à seca, com o intuito de favorecer a construção coletiva de uma aprendizagem significativa. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, cuja construção e execução do projeto ocorreram em cinco etapas: 1) Visita a comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; 2) Aplicação de questionário pré-teste; 3) Realização de uma palestra informativa; 4) Realização de uma Aula prática; 5) Aplicação de questionário pós-teste, e posterior análise dos dados através da técnica de análise do conteúdo descrito por Bardin (2009). Os estudantes, de um modo geral, conhecem a flora do local onde estão inseridos e sua importância, cujas informações foram principalmente adquiridas no ambiente escolar, porém ainda é falho o conhecimento sobre as adaptações da vegetação para sobreviver as condições áridas do ambiente. Após a realização das ações pedagógicas observou-se a ocorrência de uma ressignificação dos conteúdos, conduzindo-os a uma aprendizagem significativa. Neste contexto, constata-se que a união entre teoria e prática, através do desenvolvimento de atividades experimentais, foram fundamentais para uma melhor compreensão das estratégias adaptativas da flora da caatinga para sobreviver as condições do semiárido, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. |
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Adaptações vegetacionais da caatinga à seca: concepções dos alunos de uma escola pública do município de Damião-PB.Vegetative adaptations of caatinga to drought: conceptions of students from a public school in Damião-PB.Adaptaciones de la vegetación de la caatinga a la sequía: concepciones de alumnos de una escuela pública del municipio de Damião-PB.Ações pedagógicasEnsino de botânicaSemiáridoPedagogical actionsTeaching botanySemiaridAcciones pedagógicasEnseñanza de la botánicaBotânicaO Bioma Caatinga localizado na região Semiárida brasileira, se caracteriza por apresentar temperaturas elevadas e baixa pluviosidade, o que condiciona uma flora com características peculiares, e que desenvolveu estratégias adaptativas para sobreviverem em condições adversas. Considerando a relevância da abordagem da caatinga no ensino de biologia, é de suma importância o papel da escola no desenvolvimento de atividades educacionais contextualizadas, voltadas para o conhecimento desse bioma. Diante do exposto, o presente trabalho propôs analisar as concepções de alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio da E.E.E.M. Francisco Marques de Melo, localizada no município de Damião-PB, sobre adaptações da vegetação de caatinga à seca, com o intuito de favorecer a construção coletiva de uma aprendizagem significativa. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, cuja construção e execução do projeto ocorreram em cinco etapas: 1) Visita a comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; 2) Aplicação de questionário pré-teste; 3) Realização de uma palestra informativa; 4) Realização de uma Aula prática; 5) Aplicação de questionário pós-teste, e posterior análise dos dados através da técnica de análise do conteúdo descrito por Bardin (2009). Os estudantes, de um modo geral, conhecem a flora do local onde estão inseridos e sua importância, cujas informações foram principalmente adquiridas no ambiente escolar, porém ainda é falho o conhecimento sobre as adaptações da vegetação para sobreviver as condições áridas do ambiente. Após a realização das ações pedagógicas observou-se a ocorrência de uma ressignificação dos conteúdos, conduzindo-os a uma aprendizagem significativa. Neste contexto, constata-se que a união entre teoria e prática, através do desenvolvimento de atividades experimentais, foram fundamentais para uma melhor compreensão das estratégias adaptativas da flora da caatinga para sobreviver as condições do semiárido, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.The Caatinga Biome located in the Brazilian semi-arid region is characterized by high temperatures and low rainfall, which conditions a flora with peculiar characteristics, and that developed adaptive strategies to survive adverse conditions. Considering the importance of the caatinga approach in biology teaching, the role of the school in the development of contextualized educational activities aimed at the knowledge of this biome is of paramount importance. In view of the above, the present work proposed to analyze the conceptions of students of a class of the 3rd year of high school of E.E.E.M. Francisco Marques de Melo, located in the city of Damião-PB, on Adaptations of vegetation from caatinga to drought, with the aim of favoring the collective construction of a meaningful learning. A qualitative and quantitative study was carried out, with descriptive character, whose construction and execution of the project occurred in five stages: 1) Visit to the school community, establishing contact for planning activities and scheduling of meetings; 2) Application of a pre-test questionnaire; 3) Conducting an informative talk; 4) Conducting a Practical Class; 5) Application of post-test questionnaire, and subsequent analysis of the data through the technique of content analysis described by Bardin (2009). The students, in general, know the flora of the place where they are inserted and their importance, whose information was mainly acquired in the school environment, but still is the knowledge about the adaptations of the vegetation to survive the arid conditions of the environment. After the pedagogical actions were carried out, a re-signification of the contents was observed, leading to a significant learning process. In this context, it is verified that the union between theory and practice, through the development of experimental activities, were fundamental for a better understanding of the adaptive strategies of the caatinga flora to survive the conditions of the semiarid, contributing to the improvement of the teaching process and learning.El Bioma Caatinga, ubicado en la región semiárida brasileña, se caracteriza por tener altas temperaturas y escasas precipitaciones, lo que condiciona una flora con características peculiares, que ha desarrollado estrategias adaptativas para sobrevivir en condiciones adversas. Considerando la relevancia del enfoque de la caatinga en la enseñanza de la biología, el papel de la escuela en el desarrollo de actividades educativas contextualizadas, dirigidas al conocimiento de este bioma, es de suma importancia. En vista de lo anterior, el presente trabajo se propuso analizar las concepciones de los estudiantes de una clase del 3° año de bachillerato de la E.E.E.M. Francisco Marques de Melo, ubicado en el municipio de Damião-PB, sobre las adaptaciones de la vegetación de la caatinga a la sequía, para favorecer la construcción colectiva de un aprendizaje significativo. Se realizó un estudio con enfoque cualitativo y cuantitativo, de carácter descriptivo, cuya construcción y ejecución del proyecto se dio en cinco etapas: 1) Visita a la comunidad escolar, establecimiento de contacto para la planificación de actividades y programación de reuniones; 2) Aplicación del cuestionario de pre-test; 3) Realización de una charla informativa; 4) Realización de una clase práctica; 5) Aplicación de un cuestionario post-test, y posterior análisis de datos mediante la técnica de análisis de contenido descrita por Bardin (2009). Los estudiantes, en general, conocen la flora del lugar donde se insertan y su importancia, cuya información fue adquirida principalmente en el ambiente escolar, pero aún falta el conocimiento sobre las adaptaciones de la vegetación para sobrevivir a las condiciones áridas del medio. Después de la realización de las acciones pedagógicas, se observó la ocurrencia de una resignificación de los contenidos, llevándolos a un aprendizaje significativo. En este contexto, parece que la unión entre la teoría y la práctica, a través del desarrollo de actividades experimentales, fueron fundamentales para una mejor comprensión de las estrategias adaptativas de la flora de la caatinga para sobrevivir a las condiciones del semiárido, contribuyendo al mejoramiento de la calidad de vida. el proceso de enseanza y aprendizaje.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Kiriaki Nurit.Nurit-Silva K.http://lattes.cnpq.br/4749322211386675LINHEIRA, Caroline Zabendzala.LOPES, Marcus José Conceição.BELARMINO, Maria Rizoneide Araujo.20172019-09-26T11:13:50Z2019-09-262019-09-26T11:13:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7337BELARMINO, Maria Rizoneide Araujo. Adaptações vegetacionais da caatinga à seca: concepções dos alunos de uma escola pública do município de Damião-PB. 2017. 89 fl. 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O Bioma Caatinga localizado na região Semiárida brasileira, se caracteriza por apresentar temperaturas elevadas e baixa pluviosidade, o que condiciona uma flora com características peculiares, e que desenvolveu estratégias adaptativas para sobreviverem em condições adversas. Considerando a relevância da abordagem da caatinga no ensino de biologia, é de suma importância o papel da escola no desenvolvimento de atividades educacionais contextualizadas, voltadas para o conhecimento desse bioma. Diante do exposto, o presente trabalho propôs analisar as concepções de alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio da E.E.E.M. Francisco Marques de Melo, localizada no município de Damião-PB, sobre adaptações da vegetação de caatinga à seca, com o intuito de favorecer a construção coletiva de uma aprendizagem significativa. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, cuja construção e execução do projeto ocorreram em cinco etapas: 1) Visita a comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; 2) Aplicação de questionário pré-teste; 3) Realização de uma palestra informativa; 4) Realização de uma Aula prática; 5) Aplicação de questionário pós-teste, e posterior análise dos dados através da técnica de análise do conteúdo descrito por Bardin (2009). Os estudantes, de um modo geral, conhecem a flora do local onde estão inseridos e sua importância, cujas informações foram principalmente adquiridas no ambiente escolar, porém ainda é falho o conhecimento sobre as adaptações da vegetação para sobreviver as condições áridas do ambiente. Após a realização das ações pedagógicas observou-se a ocorrência de uma ressignificação dos conteúdos, conduzindo-os a uma aprendizagem significativa. Neste contexto, constata-se que a união entre teoria e prática, através do desenvolvimento de atividades experimentais, foram fundamentais para uma melhor compreensão das estratégias adaptativas da flora da caatinga para sobreviver as condições do semiárido, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. |
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