Etnografia da linguagem oral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Rossana Santos.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054
Resumo: Esse trabalho e resultado de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada era uma escola da rede publica do município de Cajazeiras. com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Privilegiou-se o estudo da linguagem oral pela sua importância para a comunicação e para expressão publica das ideias. A compreensão do desenvolvirnento da linguagem oral dos alunos foi feita a partir de uma pesquisa de tipo etnográfico, com base nos estudos de Andre (2008), utilizando-se como instrumento de coleta de dados a observação participante. durante o período de dois semestres letivos. Na pesquisa foi utilizada a observação direta, como elemento para entender o cotidiano da sala de aula, com o intuito de perceber a exposição das ideias e das opiniões dos alunos na realização das atividades. Para analise das informações as contribuições de Vygotsky (2007), Oliveira (2005), Kramer (2002), Favero (2002), entre outros autores foram significativas. Os resultados indicam que a utilização da linguagem oral dos alunos segue o que Favero (2002) denomina como par adjacente (pergunta-resposta), em que os alunos tendem a apresentar respostas prontas as questões suscitadas, como também, apresentam um vocabulário caracterizado por palavras soltas, liases curtas e ideias pouco ordenadas. Outro resultado constatado e o de que os alunos que escutam mais se expressam com desenvoltura e escrevem com mais facilidade. Conclui-se que a linguagem oral dos alunos apresenta-se limitada e que a exposição oral de suas idéias reflete na escrita dos seus textos.
id UFCG_32bdf70a48a169a973d62f01ae900256
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13054
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Etnografia da linguagem oral.Ethnography of oral language.Linguagem oralIdéias - expressãoEtnografiaDesenvolvimento da linguagem oralOralidadeDevelopment of oral languageEthnographyEducação.Esse trabalho e resultado de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada era uma escola da rede publica do município de Cajazeiras. com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Privilegiou-se o estudo da linguagem oral pela sua importância para a comunicação e para expressão publica das ideias. A compreensão do desenvolvirnento da linguagem oral dos alunos foi feita a partir de uma pesquisa de tipo etnográfico, com base nos estudos de Andre (2008), utilizando-se como instrumento de coleta de dados a observação participante. durante o período de dois semestres letivos. Na pesquisa foi utilizada a observação direta, como elemento para entender o cotidiano da sala de aula, com o intuito de perceber a exposição das ideias e das opiniões dos alunos na realização das atividades. Para analise das informações as contribuições de Vygotsky (2007), Oliveira (2005), Kramer (2002), Favero (2002), entre outros autores foram significativas. Os resultados indicam que a utilização da linguagem oral dos alunos segue o que Favero (2002) denomina como par adjacente (pergunta-resposta), em que os alunos tendem a apresentar respostas prontas as questões suscitadas, como também, apresentam um vocabulário caracterizado por palavras soltas, liases curtas e ideias pouco ordenadas. Outro resultado constatado e o de que os alunos que escutam mais se expressam com desenvoltura e escrevem com mais facilidade. Conclui-se que a linguagem oral dos alunos apresenta-se limitada e que a exposição oral de suas idéias reflete na escrita dos seus textos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287LIRA, Rossana Santos.20092020-06-30T00:17:15Z2020-06-292020-06-30T00:17:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054LIRA, Rossana Santos. Etnografia da linguagem oral. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:17:12Zoai:localhost:riufcg/13054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:17:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnografia da linguagem oral.
Ethnography of oral language.
title Etnografia da linguagem oral.
spellingShingle Etnografia da linguagem oral.
LIRA, Rossana Santos.
Linguagem oral
Idéias - expressão
Etnografia
Desenvolvimento da linguagem oral
Oralidade
Development of oral language
Ethnography
Educação.
title_short Etnografia da linguagem oral.
title_full Etnografia da linguagem oral.
title_fullStr Etnografia da linguagem oral.
title_full_unstemmed Etnografia da linguagem oral.
title_sort Etnografia da linguagem oral.
author LIRA, Rossana Santos.
author_facet LIRA, Rossana Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, Rossana Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
Idéias - expressão
Etnografia
Desenvolvimento da linguagem oral
Oralidade
Development of oral language
Ethnography
Educação.
topic Linguagem oral
Idéias - expressão
Etnografia
Desenvolvimento da linguagem oral
Oralidade
Development of oral language
Ethnography
Educação.
description Esse trabalho e resultado de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada era uma escola da rede publica do município de Cajazeiras. com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Privilegiou-se o estudo da linguagem oral pela sua importância para a comunicação e para expressão publica das ideias. A compreensão do desenvolvirnento da linguagem oral dos alunos foi feita a partir de uma pesquisa de tipo etnográfico, com base nos estudos de Andre (2008), utilizando-se como instrumento de coleta de dados a observação participante. durante o período de dois semestres letivos. Na pesquisa foi utilizada a observação direta, como elemento para entender o cotidiano da sala de aula, com o intuito de perceber a exposição das ideias e das opiniões dos alunos na realização das atividades. Para analise das informações as contribuições de Vygotsky (2007), Oliveira (2005), Kramer (2002), Favero (2002), entre outros autores foram significativas. Os resultados indicam que a utilização da linguagem oral dos alunos segue o que Favero (2002) denomina como par adjacente (pergunta-resposta), em que os alunos tendem a apresentar respostas prontas as questões suscitadas, como também, apresentam um vocabulário caracterizado por palavras soltas, liases curtas e ideias pouco ordenadas. Outro resultado constatado e o de que os alunos que escutam mais se expressam com desenvoltura e escrevem com mais facilidade. Conclui-se que a linguagem oral dos alunos apresenta-se limitada e que a exposição oral de suas idéias reflete na escrita dos seus textos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-30T00:17:15Z
2020-06-29
2020-06-30T00:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054
LIRA, Rossana Santos. Etnografia da linguagem oral. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054
identifier_str_mv LIRA, Rossana Santos. Etnografia da linguagem oral. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445268033536