Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14821
Resumo: O relatório de estágio apresentado centra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), para aquisição de grau de mestre em Educação Pré-escolar, realçando o percurso teórico-prático desenvolvido ao longo da intervenção educativa no Centro de Actividade Infantil de Évora, em contexto de creche e jardim de infância. O presente relatório organiza-se em quatro capítulos: primeiro capítulo, onde se procede ao enquadramento conceptual em que se apoia a PES; no segundo, procedeu-se à caracterização do contexto organizacional; no terceiro capítulo é referida a concepção da acção educativa, no qual será apresentada a caracterização dos grupos de creche e jardim de infância, a organização do espaço educativo, organização do planeamento e avaliação e interação com a família e comunidade envolvente; no quarto capítulo, é abordado o tema central para o desenvolvimento da prática de ensino supervisionada “A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos”; ABSTRACT: The report presented focuses on the context of supervised teaching practice (PES), to acquire a Master's degree in Early Childhood Education, enhancing the theoretical and practical developed along the educational intervention in the Children's Activity Centre Évora in the context of nursery and kindergarten. This report is organized into four chapters: the first chapter, where it proceeds to the conceptual framework in support of the PES, in the second, it proceeded to characterize the organizational context, the third chapter is where the design of educational action in which is a characterization of groups of nursery and kindergarten, the organization of educational space, organization planning and evaluation and interaction with family and surrounding community, the fourth chapter addresses the central theme for the development of teaching practice supervised "the centrality of oral language learning in the early years."
id RCAP_f8f3e9a3aed8f3cdb7b378cd00e1c22d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"Linguagem oral e aprendizagemOral LanguageLearningO relatório de estágio apresentado centra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), para aquisição de grau de mestre em Educação Pré-escolar, realçando o percurso teórico-prático desenvolvido ao longo da intervenção educativa no Centro de Actividade Infantil de Évora, em contexto de creche e jardim de infância. O presente relatório organiza-se em quatro capítulos: primeiro capítulo, onde se procede ao enquadramento conceptual em que se apoia a PES; no segundo, procedeu-se à caracterização do contexto organizacional; no terceiro capítulo é referida a concepção da acção educativa, no qual será apresentada a caracterização dos grupos de creche e jardim de infância, a organização do espaço educativo, organização do planeamento e avaliação e interação com a família e comunidade envolvente; no quarto capítulo, é abordado o tema central para o desenvolvimento da prática de ensino supervisionada “A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos”; ABSTRACT: The report presented focuses on the context of supervised teaching practice (PES), to acquire a Master's degree in Early Childhood Education, enhancing the theoretical and practical developed along the educational intervention in the Children's Activity Centre Évora in the context of nursery and kindergarten. This report is organized into four chapters: the first chapter, where it proceeds to the conceptual framework in support of the PES, in the second, it proceeded to characterize the organizational context, the third chapter is where the design of educational action in which is a characterization of groups of nursery and kindergarten, the organization of educational space, organization planning and evaluation and interaction with family and surrounding community, the fourth chapter addresses the central theme for the development of teaching practice supervised "the centrality of oral language learning in the early years."Universidade de Évora2015-06-24T12:25:54Z2015-06-242012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14821http://hdl.handle.net/10174/14821porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:58.245466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeira
Linguagem oral e aprendizagem
Oral Language
Learning
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: "A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos"
author Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeira
author_facet Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Filipa de Sousa Ramalho Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral e aprendizagem
Oral Language
Learning
topic Linguagem oral e aprendizagem
Oral Language
Learning
description O relatório de estágio apresentado centra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), para aquisição de grau de mestre em Educação Pré-escolar, realçando o percurso teórico-prático desenvolvido ao longo da intervenção educativa no Centro de Actividade Infantil de Évora, em contexto de creche e jardim de infância. O presente relatório organiza-se em quatro capítulos: primeiro capítulo, onde se procede ao enquadramento conceptual em que se apoia a PES; no segundo, procedeu-se à caracterização do contexto organizacional; no terceiro capítulo é referida a concepção da acção educativa, no qual será apresentada a caracterização dos grupos de creche e jardim de infância, a organização do espaço educativo, organização do planeamento e avaliação e interação com a família e comunidade envolvente; no quarto capítulo, é abordado o tema central para o desenvolvimento da prática de ensino supervisionada “A centralidade da linguagem oral nas aprendizagens nos primeiros anos”; ABSTRACT: The report presented focuses on the context of supervised teaching practice (PES), to acquire a Master's degree in Early Childhood Education, enhancing the theoretical and practical developed along the educational intervention in the Children's Activity Centre Évora in the context of nursery and kindergarten. This report is organized into four chapters: the first chapter, where it proceeds to the conceptual framework in support of the PES, in the second, it proceeded to characterize the organizational context, the third chapter is where the design of educational action in which is a characterization of groups of nursery and kindergarten, the organization of educational space, organization planning and evaluation and interaction with family and surrounding community, the fourth chapter addresses the central theme for the development of teaching practice supervised "the centrality of oral language learning in the early years."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-24T12:25:54Z
2015-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14821
http://hdl.handle.net/10174/14821
url http://hdl.handle.net/10174/14821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563718782976