O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hilmara Xavier.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GOMES, Cristina Conserva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
Resumo: O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares.
id UFCG_32d71827302e1659ab36da7e0ed314de
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34071
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators.História da Paraíba - livro didáticoLivro didático de História da ParaíbaEnsino de História da ParaíbaHistory of Paraíba - textbookTeaching History of ParaíbaHistória.Educação.O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T10:16:14Z2024-01-232024-01-23T10:16:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071porSILVA, Hilmara Xavier.GOMES, Cristina Conserva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T10:19:16Zoai:localhost:riufcg/34071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T10:19:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators.
title O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
spellingShingle O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
SILVA, Hilmara Xavier.
História da Paraíba - livro didático
Livro didático de História da Paraíba
Ensino de História da Paraíba
History of Paraíba - textbook
Teaching History of Paraíba
História.
Educação.
title_short O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
title_full O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
title_fullStr O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
title_full_unstemmed O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
title_sort O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
author SILVA, Hilmara Xavier.
author_facet SILVA, Hilmara Xavier.
GOMES, Cristina Conserva.
author_role author
author2 GOMES, Cristina Conserva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Hilmara Xavier.
GOMES, Cristina Conserva.
dc.subject.por.fl_str_mv História da Paraíba - livro didático
Livro didático de História da Paraíba
Ensino de História da Paraíba
History of Paraíba - textbook
Teaching History of Paraíba
História.
Educação.
topic História da Paraíba - livro didático
Livro didático de História da Paraíba
Ensino de História da Paraíba
History of Paraíba - textbook
Teaching History of Paraíba
História.
Educação.
description O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-23T10:16:14Z
2024-01-23
2024-01-23T10:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
identifier_str_mv SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609944797184