O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 |
Resumo: | O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares. |
id |
UFCG_32d71827302e1659ab36da7e0ed314de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34071 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators.História da Paraíba - livro didáticoLivro didático de História da ParaíbaEnsino de História da ParaíbaHistory of Paraíba - textbookTeaching History of ParaíbaHistória.Educação.O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T10:16:14Z2024-01-232024-01-23T10:16:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071porSILVA, Hilmara Xavier.GOMES, Cristina Conserva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T10:19:16Zoai:localhost:riufcg/34071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T10:19:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators. |
title |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
spellingShingle |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. SILVA, Hilmara Xavier. História da Paraíba - livro didático Livro didático de História da Paraíba Ensino de História da Paraíba History of Paraíba - textbook Teaching History of Paraíba História. Educação. |
title_short |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
title_full |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
title_fullStr |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
title_full_unstemmed |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
title_sort |
O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. |
author |
SILVA, Hilmara Xavier. |
author_facet |
SILVA, Hilmara Xavier. GOMES, Cristina Conserva. |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Cristina Conserva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Hilmara Xavier. GOMES, Cristina Conserva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Paraíba - livro didático Livro didático de História da Paraíba Ensino de História da Paraíba History of Paraíba - textbook Teaching History of Paraíba História. Educação. |
topic |
História da Paraíba - livro didático Livro didático de História da Paraíba Ensino de História da Paraíba History of Paraíba - textbook Teaching History of Paraíba História. Educação. |
description |
O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-23T10:16:14Z 2024-01-23 2024-01-23T10:16:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 |
identifier_str_mv |
SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609944797184 |