HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639 |
Resumo: | Este texto trás a análise três livros didáticos de História, especificamente, livros que trazem uma discussão sobre a História da Paraíba. Optou-se por uma análise de livros escritos em temporalidades distintas e autores diferentes, busca-se nesses materiais a forma como a História do estado da Paraíba é escrita/narrada, que personagens compõem essa história? Que fontes são utilizadas? Quais os recursos que os autores utilizam para “cativar” alunos? Para tentar responder essas questões penso duas relações que o livro didático deve apresentar, sendo elas a relação entre passado e presente, e a relação memória e história. Essa discussão se dá a partir de autores como Maurice Halbwachs (2004) que nos proporciona pensar a relação da coletividade com a memória, e Michel de Certeau (2011) que nos mostra como a História é escrita, tornando-se uma sepultara da memória. Além destes utilizamos também, outros autores que nos ajudam a pensar a educação e o livro didático enquanto artefato do fazer pedagógico no ensino de História. |
id |
UNIR-2_c5b5419aa10ba7c1c9f9630c9c2f0893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1639 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIAEnsino de HistóriaLivro DidáticoHistória da Paraíba. Este texto trás a análise três livros didáticos de História, especificamente, livros que trazem uma discussão sobre a História da Paraíba. Optou-se por uma análise de livros escritos em temporalidades distintas e autores diferentes, busca-se nesses materiais a forma como a História do estado da Paraíba é escrita/narrada, que personagens compõem essa história? Que fontes são utilizadas? Quais os recursos que os autores utilizam para “cativar” alunos? Para tentar responder essas questões penso duas relações que o livro didático deve apresentar, sendo elas a relação entre passado e presente, e a relação memória e história. Essa discussão se dá a partir de autores como Maurice Halbwachs (2004) que nos proporciona pensar a relação da coletividade com a memória, e Michel de Certeau (2011) que nos mostra como a História é escrita, tornando-se uma sepultara da memória. Além destes utilizamos também, outros autores que nos ajudam a pensar a educação e o livro didático enquanto artefato do fazer pedagógico no ensino de História. PROPESQ2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 34-491519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639/1607de Lira, Silvano Fidelisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T19:30:24Zoai:periodicos.unir.br:article/1639Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-03-07T19:30:24Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
title |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA de Lira, Silvano Fidelis Ensino de História Livro Didático História da Paraíba. |
title_short |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
title_full |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
title_sort |
HISTÓRIA DA PARAÍBA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PASSADO E PRESENTE, MEMÓRIA E HISTÓRIA |
author |
de Lira, Silvano Fidelis |
author_facet |
de Lira, Silvano Fidelis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lira, Silvano Fidelis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Livro Didático História da Paraíba. |
topic |
Ensino de História Livro Didático História da Paraíba. |
description |
Este texto trás a análise três livros didáticos de História, especificamente, livros que trazem uma discussão sobre a História da Paraíba. Optou-se por uma análise de livros escritos em temporalidades distintas e autores diferentes, busca-se nesses materiais a forma como a História do estado da Paraíba é escrita/narrada, que personagens compõem essa história? Que fontes são utilizadas? Quais os recursos que os autores utilizam para “cativar” alunos? Para tentar responder essas questões penso duas relações que o livro didático deve apresentar, sendo elas a relação entre passado e presente, e a relação memória e história. Essa discussão se dá a partir de autores como Maurice Halbwachs (2004) que nos proporciona pensar a relação da coletividade com a memória, e Michel de Certeau (2011) que nos mostra como a História é escrita, tornando-se uma sepultara da memória. Além destes utilizamos também, outros autores que nos ajudam a pensar a educação e o livro didático enquanto artefato do fazer pedagógico no ensino de História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1639/1607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 1 (2016): JAN-JUN/N.1/2016; 34-49 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450540032000 |