Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa. |
id |
UFCG_32dedd3e5016ad0691b675bf8329fa53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33270 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.Contributions to pedagogical practice with an emphasis on soils: perceptions of elementary school teachers.Educação em solosEstudo de percepçãoPercepção de professores - soloLivros didáticos e a temática solosEnsino de solosConcepção de professores sobre solosProfessores de Geografia - percepção sobre solosProfessores de Ciências - percepção sobre solosSoil educationPerception studyTeachers' perception - soloTextbooks and solo themesSoil teachingTeachers' conception of soilsGeography Teachers - perception about soilsScience Teachers - perception about soilsCiências Agrárias. Educação.O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-11-30T19:00:49Z2023-11-302023-11-30T19:00:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270porVITAL, Adriana de Fátima Meira.CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.FARIAS, Paulo Cesar Batista de.BATISTA, Regiane Farias.SANTOS, Rivaldo Vital dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-30T19:01:24Zoai:localhost:riufcg/33270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-30T19:01:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. Contributions to pedagogical practice with an emphasis on soils: perceptions of elementary school teachers. |
title |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. VITAL, Adriana de Fátima Meira. Educação em solos Estudo de percepção Percepção de professores - solo Livros didáticos e a temática solos Ensino de solos Concepção de professores sobre solos Professores de Geografia - percepção sobre solos Professores de Ciências - percepção sobre solos Soil education Perception study Teachers' perception - solo Textbooks and solo themes Soil teaching Teachers' conception of soils Geography Teachers - perception about soils Science Teachers - perception about soils Ciências Agrárias. Educação. |
title_short |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
title_full |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
title_sort |
Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. |
author |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
author_facet |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. FARIAS, Paulo Cesar Batista de. BATISTA, Regiane Farias. SANTOS, Rivaldo Vital dos. |
author_role |
author |
author2 |
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. FARIAS, Paulo Cesar Batista de. BATISTA, Regiane Farias. SANTOS, Rivaldo Vital dos. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. FARIAS, Paulo Cesar Batista de. BATISTA, Regiane Farias. SANTOS, Rivaldo Vital dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em solos Estudo de percepção Percepção de professores - solo Livros didáticos e a temática solos Ensino de solos Concepção de professores sobre solos Professores de Geografia - percepção sobre solos Professores de Ciências - percepção sobre solos Soil education Perception study Teachers' perception - solo Textbooks and solo themes Soil teaching Teachers' conception of soils Geography Teachers - perception about soils Science Teachers - perception about soils Ciências Agrárias. Educação. |
topic |
Educação em solos Estudo de percepção Percepção de professores - solo Livros didáticos e a temática solos Ensino de solos Concepção de professores sobre solos Professores de Geografia - percepção sobre solos Professores de Ciências - percepção sobre solos Soil education Perception study Teachers' perception - solo Textbooks and solo themes Soil teaching Teachers' conception of soils Geography Teachers - perception about soils Science Teachers - perception about soils Ciências Agrárias. Educação. |
description |
O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-11-30T19:00:49Z 2023-11-30 2023-11-30T19:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270 VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270 |
identifier_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744603870396416 |