Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITORIANO, Daiane Braga.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
Resumo: O presente trabalho aborda o ensino nas escolas multisseriadas, como esta pode influenciar na educação e na comunidade que está inserida. Colaborando com a realidade encontrada no meio dessas unidades escolares, e seus continentes educacionais. Como também a geografia pode influenciar no ensino e aprendizagem das séries iniciais do Fundamental I, e qual a função do professor nesse local de ensino. O objetivo é caracterizar e avaliar o ensino nas escolas multisseriadas, visando uma amplitude de conhecimento e que o professor desempenha um importante trabalho na construção de um aluno crítico e cidadão e como a aprendizagem é adquirida ao longo do tempo. A pesquisa enfoca principalmente as escolas multisseriadas, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de grande importância, como também entrevista direta com componentes da escola e as observações da realidade escolar. São vários questionamentos em torno dessas escolas, mas a todo momento no trabalho foi retomada a importância das escolas multisseriadas na comunidade rural e a influência que obtém na formação dos alunos. É uma realidade de quem reside no espaço rural, por isso a importância do estudo da contemporaneidade, passando por características das escolas multisseriadas, como também as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Para finalizarmos consideramos as observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe – PB, a relação encontrada entre professor e aluno e os desafios que o professor visualiza em sua profissão na citada escola e em salas multisseriadas, como também as metodologias que os professores desenvolvem para a formação de seus alunos. Através de toda pesquisa esboçada no tema central é necessário afirmar que as escolas multisseriadas podem agregar valor educacional na formação do aluno, como também aproximar escola e família, visando à aprendizagem dos mesmos.
id UFCG_32ef548ec4467a001c4612ffc9a3bd20
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7216
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.Multigrade schools: realities and ongoing challenge.Escolas multisseriadasEnsino - comunidade ruralComunidade rural - formação de alunosAprendizagem - séries iniciaisMultigrade SchoolsEducation - Rural CommunityRural community - Student EducationLearning - Early GradesGeografia.O presente trabalho aborda o ensino nas escolas multisseriadas, como esta pode influenciar na educação e na comunidade que está inserida. Colaborando com a realidade encontrada no meio dessas unidades escolares, e seus continentes educacionais. Como também a geografia pode influenciar no ensino e aprendizagem das séries iniciais do Fundamental I, e qual a função do professor nesse local de ensino. O objetivo é caracterizar e avaliar o ensino nas escolas multisseriadas, visando uma amplitude de conhecimento e que o professor desempenha um importante trabalho na construção de um aluno crítico e cidadão e como a aprendizagem é adquirida ao longo do tempo. A pesquisa enfoca principalmente as escolas multisseriadas, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de grande importância, como também entrevista direta com componentes da escola e as observações da realidade escolar. São vários questionamentos em torno dessas escolas, mas a todo momento no trabalho foi retomada a importância das escolas multisseriadas na comunidade rural e a influência que obtém na formação dos alunos. É uma realidade de quem reside no espaço rural, por isso a importância do estudo da contemporaneidade, passando por características das escolas multisseriadas, como também as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Para finalizarmos consideramos as observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe – PB, a relação encontrada entre professor e aluno e os desafios que o professor visualiza em sua profissão na citada escola e em salas multisseriadas, como também as metodologias que os professores desenvolvem para a formação de seus alunos. Através de toda pesquisa esboçada no tema central é necessário afirmar que as escolas multisseriadas podem agregar valor educacional na formação do aluno, como também aproximar escola e família, visando à aprendizagem dos mesmos.The present work broach a subject methods of teaching at schools multiseriais how this may to influence at education and at community that is insert. Collaborating with the reality meeting in the middle of that unities schoolares, and your continents educationais. Like too the geography can to cause in the teaching and trade school of the series commence from Fundamental I, and that the function of educator in that place of teaching. The objective is to demonstrate that multiserious schools to view an amplitude of knowledge and that the teacher acquittal of one`s an important job in the construction of critique pupil and citizen and like the trade school is acquisisition in the long of the time. The search focalize principally the multiserious schools utilized oh the bibliography search of the importance like too interview direct with components of the school and the observations of the scholar reality. Various questionable are in turn from that schools, but the whole was retaking the importance of the schools in the community rural and the influence that obtain in the formation of the pupils. It is a reality of who to live (residen) in the rural space, for that very reason the importance of study of the contemporaneousness, passing for characteristics from the multiseriais schools, like too the methodology utilizable in the methods of teaching and trade school in the ambit scholar. For conclude (finished) consideration the observation realized in the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localized zone rural of the São João do Rio do Peixe - PB, the relacion of reporting joinednbetween teacher and pupil and the challenges that the teacher visualize in your profession in the summoned school and in classes multiserious, like too the methodology that the teacher development for the formation of your pupils. Through all research outlined in central theme it is necessary to state that the multiserious schools can add educational value in the education of students as well as school and family approach, aimed at learning from them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807ANSELMO, Maria da Glória Vieira.SIEBRA, Firmiana Santos Fonsêca.VITORIANO, Daiane Braga.20162019-09-24T12:13:36Z2019-09-242019-09-24T12:13:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216VITORIANO, Daiane Braga. Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:42:59Zoai:localhost:riufcg/7216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:42:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
Multigrade schools: realities and ongoing challenge.
title Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
spellingShingle Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
VITORIANO, Daiane Braga.
Escolas multisseriadas
Ensino - comunidade rural
Comunidade rural - formação de alunos
Aprendizagem - séries iniciais
Multigrade Schools
Education - Rural Community
Rural community - Student Education
Learning - Early Grades
Geografia.
title_short Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
title_full Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
title_fullStr Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
title_full_unstemmed Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
title_sort Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.
author VITORIANO, Daiane Braga.
author_facet VITORIANO, Daiane Braga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
SIEBRA, Firmiana Santos Fonsêca.
dc.contributor.author.fl_str_mv VITORIANO, Daiane Braga.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas multisseriadas
Ensino - comunidade rural
Comunidade rural - formação de alunos
Aprendizagem - séries iniciais
Multigrade Schools
Education - Rural Community
Rural community - Student Education
Learning - Early Grades
Geografia.
topic Escolas multisseriadas
Ensino - comunidade rural
Comunidade rural - formação de alunos
Aprendizagem - séries iniciais
Multigrade Schools
Education - Rural Community
Rural community - Student Education
Learning - Early Grades
Geografia.
description O presente trabalho aborda o ensino nas escolas multisseriadas, como esta pode influenciar na educação e na comunidade que está inserida. Colaborando com a realidade encontrada no meio dessas unidades escolares, e seus continentes educacionais. Como também a geografia pode influenciar no ensino e aprendizagem das séries iniciais do Fundamental I, e qual a função do professor nesse local de ensino. O objetivo é caracterizar e avaliar o ensino nas escolas multisseriadas, visando uma amplitude de conhecimento e que o professor desempenha um importante trabalho na construção de um aluno crítico e cidadão e como a aprendizagem é adquirida ao longo do tempo. A pesquisa enfoca principalmente as escolas multisseriadas, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de grande importância, como também entrevista direta com componentes da escola e as observações da realidade escolar. São vários questionamentos em torno dessas escolas, mas a todo momento no trabalho foi retomada a importância das escolas multisseriadas na comunidade rural e a influência que obtém na formação dos alunos. É uma realidade de quem reside no espaço rural, por isso a importância do estudo da contemporaneidade, passando por características das escolas multisseriadas, como também as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Para finalizarmos consideramos as observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe – PB, a relação encontrada entre professor e aluno e os desafios que o professor visualiza em sua profissão na citada escola e em salas multisseriadas, como também as metodologias que os professores desenvolvem para a formação de seus alunos. Através de toda pesquisa esboçada no tema central é necessário afirmar que as escolas multisseriadas podem agregar valor educacional na formação do aluno, como também aproximar escola e família, visando à aprendizagem dos mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-24T12:13:36Z
2019-09-24
2019-09-24T12:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
VITORIANO, Daiane Braga. Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
identifier_str_mv VITORIANO, Daiane Braga. Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396120227840