Música de cabaçal: (re) significação do som do sertão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35784 |
Resumo: | A banda cabaçal também conhecida como banda de pífanos, constitui uma manifestação musical genuína do sertão nordestino. O presente trabalho relata uma pesquisa em andamento acerca da Banda São Sebastião cuja sede é o sítio Antas, situado no município de São José de Piranhas no alto sertão da Paraíba. Investigar as principais características da performance do grupo em questão, com relação ao repertório de música de cabaçal3 é o meu propósito. Portanto, ao adentrar no seu universo atual, buscarei entender um pouco dos significados que atribuem a si e os que lhes são atribuídos pelo seu público, suas especificidades e relações que estabelecem hoje com outros grupos e outras expressões da cultura musical. Esta investigação alicerça-se numa pesquisa de campo com observação participante onde estão sendo coletados registros sonoros, fotografias, vídeos, bem como questionários de entrevistas com os integrantes da banda e pesquisa bibliográfica. Assim, o que está posto em relevo nesta pesquisa são a memória e o conteúdo etnográfico desta banda cabaçal, posto que a questão a que me proponho investigar está teoricamente fundamentada na Antropologia. Daí porque o conceito central de minha problematização é a noção de cultura e, mais especificamente, o conceito de mudança cultural, ou seja, no fundo o que pretendo descobrir é se: mesmo tendo ocorrido transformações na estrutura sonora do fenômeno cabaçal a partir das várias influências provocadas pelo ambiente social (micro e macro) em que a mesma está inserida. Qual a importância do repertório de música de cabaçal hoje, para a banda São Sebastião? Por conseqüência, esta pesquisa pretende contribuir para a uma reflexão das atividades musicais desenvolvidas durante séculos pelo povo sertanejo nordestino. |
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Música de cabaçal: (re) significação do som do sertão.Cabaçal music: (re)signification of the sound of the backlands.Música cabaçalBanda cabaçalBanda São Sebastião - São José de Piranhas - PBBanda de pífanoSertão da Paraíba - banda de pífanoSão José de Piranhas - PB - Banda São SebastiãoObservação participantePesquisa etnomusicológicaEtnografiaCulturaSom do sertão - banda de pífanoCabaçal musicCabaçal bandSão Sebastião Band - São José de Piranhas - PBFife bandSertão da Paraíba - fife bandSão José de Piranhas - PB - Banda São SebastiãoParticipant observationEthnomusicological researchEthnographyCultureSom do sertão - fife bandPsicologia.A banda cabaçal também conhecida como banda de pífanos, constitui uma manifestação musical genuína do sertão nordestino. O presente trabalho relata uma pesquisa em andamento acerca da Banda São Sebastião cuja sede é o sítio Antas, situado no município de São José de Piranhas no alto sertão da Paraíba. Investigar as principais características da performance do grupo em questão, com relação ao repertório de música de cabaçal3 é o meu propósito. Portanto, ao adentrar no seu universo atual, buscarei entender um pouco dos significados que atribuem a si e os que lhes são atribuídos pelo seu público, suas especificidades e relações que estabelecem hoje com outros grupos e outras expressões da cultura musical. Esta investigação alicerça-se numa pesquisa de campo com observação participante onde estão sendo coletados registros sonoros, fotografias, vídeos, bem como questionários de entrevistas com os integrantes da banda e pesquisa bibliográfica. Assim, o que está posto em relevo nesta pesquisa são a memória e o conteúdo etnográfico desta banda cabaçal, posto que a questão a que me proponho investigar está teoricamente fundamentada na Antropologia. Daí porque o conceito central de minha problematização é a noção de cultura e, mais especificamente, o conceito de mudança cultural, ou seja, no fundo o que pretendo descobrir é se: mesmo tendo ocorrido transformações na estrutura sonora do fenômeno cabaçal a partir das várias influências provocadas pelo ambiente social (micro e macro) em que a mesma está inserida. Qual a importância do repertório de música de cabaçal hoje, para a banda São Sebastião? Por conseqüência, esta pesquisa pretende contribuir para a uma reflexão das atividades musicais desenvolvidas durante séculos pelo povo sertanejo nordestino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20062024-05-24T13:18:09Z2024-05-242024-05-24T13:18:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35784SILVA, Erivan. Música de cabaçal: (re) significação do som do sertão. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA - UNIVERSOS DA MÚSICA, CULTURA, SOCIABILIDADE E A POLÍTICA DE PRÁTICAS MUSICAIS, 3., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35784porSILVA, Erivan.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-24T13:18:36Zoai:localhost:riufcg/35784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-24T13:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A banda cabaçal também conhecida como banda de pífanos, constitui uma manifestação musical genuína do sertão nordestino. O presente trabalho relata uma pesquisa em andamento acerca da Banda São Sebastião cuja sede é o sítio Antas, situado no município de São José de Piranhas no alto sertão da Paraíba. Investigar as principais características da performance do grupo em questão, com relação ao repertório de música de cabaçal3 é o meu propósito. Portanto, ao adentrar no seu universo atual, buscarei entender um pouco dos significados que atribuem a si e os que lhes são atribuídos pelo seu público, suas especificidades e relações que estabelecem hoje com outros grupos e outras expressões da cultura musical. Esta investigação alicerça-se numa pesquisa de campo com observação participante onde estão sendo coletados registros sonoros, fotografias, vídeos, bem como questionários de entrevistas com os integrantes da banda e pesquisa bibliográfica. Assim, o que está posto em relevo nesta pesquisa são a memória e o conteúdo etnográfico desta banda cabaçal, posto que a questão a que me proponho investigar está teoricamente fundamentada na Antropologia. Daí porque o conceito central de minha problematização é a noção de cultura e, mais especificamente, o conceito de mudança cultural, ou seja, no fundo o que pretendo descobrir é se: mesmo tendo ocorrido transformações na estrutura sonora do fenômeno cabaçal a partir das várias influências provocadas pelo ambiente social (micro e macro) em que a mesma está inserida. Qual a importância do repertório de música de cabaçal hoje, para a banda São Sebastião? Por conseqüência, esta pesquisa pretende contribuir para a uma reflexão das atividades musicais desenvolvidas durante séculos pelo povo sertanejo nordestino. |
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