O som que dá no pife: Trajetória e Resistência da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28092023-154306/ |
Resumo: | Neste trabalho, pretendo investigar as relações sociais, políticas e musicais que envolvem a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, no Ceará, na região do Cariri. O foco recai, principalmente, sobre a sustentação da predileção da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto por parte das autoridades governamentais e do público cratense, existente há anos, diante de outras bandas da região. A partir de suas propagadas matrizes ancestrais indígenas e do pioneirismo neste gênero de agrupamento musical defendidos pelo grupo, foram estabelecidas, pelo menos ao longo do século XX, relações com as Políticas Públicas que deram à Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto status diante dos Governos Municipal, Estadual e Federal com condecorações e salários. O discurso de superioridade forjado pelas elites do Município de Crato-CE ao longo de sua história transpassou as camadas sociais e pode ser percebido no discurso dos Irmãos Aniceto em relação às demais bandas cabaçais. Tem-se como objetivo, portanto, investigar possíveis reflexos deste discurso na sonoridade de sua música. Para tal, faço uso, principalmente, do material coletado em pesquisa de campo em 2011, além da bibliografia sobre a história da política e do folclore que tiveram influência na trajetória do grupo. A metodologia do etnomusicólogo britânico John Baily propõe o estudo etnográfico da prática de um instrumento musical através dos processos de ensino e aprendizagem e a relação mestre/aprendiz, proporcionando conhecimento para análises das relações entre material sonoro e histórico-cultural. Tal análise se dá, principalmente, através da identificação de padrões de movimento sobre o instrumento que geram sonoridades específicas da identidade musical dos sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam, entre outros aspectos, para presença de uma singularidade que, na música instrumental dos pífanos, representa o elemento indígena e ancestral tido como fator diferencial do grupo. Tal singularidade é concebida desde a matéria prima e morfologia do instrumento até nuances, técnicas, digitação e estruturas fraseológicas específicas que revelam as relações sociais existentes em sua trajetória. |
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O som que dá no pife: Trajetória e Resistência da Banda Cabaçal dos Irmãos AnicetoThe sound given by Pífano: Trajectory and Resistance of the Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.Banda CabaçalBanda CabaçalCariri CearenseCariri CearenseCrato-CECrato-CEIrmãos AnicetoIrmãos AnicetoPífanoPífanoNeste trabalho, pretendo investigar as relações sociais, políticas e musicais que envolvem a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, no Ceará, na região do Cariri. O foco recai, principalmente, sobre a sustentação da predileção da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto por parte das autoridades governamentais e do público cratense, existente há anos, diante de outras bandas da região. A partir de suas propagadas matrizes ancestrais indígenas e do pioneirismo neste gênero de agrupamento musical defendidos pelo grupo, foram estabelecidas, pelo menos ao longo do século XX, relações com as Políticas Públicas que deram à Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto status diante dos Governos Municipal, Estadual e Federal com condecorações e salários. O discurso de superioridade forjado pelas elites do Município de Crato-CE ao longo de sua história transpassou as camadas sociais e pode ser percebido no discurso dos Irmãos Aniceto em relação às demais bandas cabaçais. Tem-se como objetivo, portanto, investigar possíveis reflexos deste discurso na sonoridade de sua música. Para tal, faço uso, principalmente, do material coletado em pesquisa de campo em 2011, além da bibliografia sobre a história da política e do folclore que tiveram influência na trajetória do grupo. A metodologia do etnomusicólogo britânico John Baily propõe o estudo etnográfico da prática de um instrumento musical através dos processos de ensino e aprendizagem e a relação mestre/aprendiz, proporcionando conhecimento para análises das relações entre material sonoro e histórico-cultural. Tal análise se dá, principalmente, através da identificação de padrões de movimento sobre o instrumento que geram sonoridades específicas da identidade musical dos sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam, entre outros aspectos, para presença de uma singularidade que, na música instrumental dos pífanos, representa o elemento indígena e ancestral tido como fator diferencial do grupo. Tal singularidade é concebida desde a matéria prima e morfologia do instrumento até nuances, técnicas, digitação e estruturas fraseológicas específicas que revelam as relações sociais existentes em sua trajetória.In this thesis, I intend to investigate the social, political and musical relations that involve the Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, in Ceará - Brazil. The focus is mainly about the recognized and notorious preference of the Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto from part of the government authorities and the general peaple in Crato, which has existed for years, compared to other bands in that region. From its disseminated indigenous ancestral origin and the pioneering spirit in this genre of musical grouping defended by the group, relations were established - at least throughout the 20th century - with Public Policies that provided to the Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto some status before the Municipal, State and Federal Governments with decorations and salaries. The superiority discourse generated by the elites of the Crato-CE throughout its history has crossed the social strata and can be seen in the discourse of the Aniceto Brothers in relation to other cabaçal bands. The aim, therefore, is to investigate possible reflections of this discourse on the sound of his music. To this end, I make use, mainly, of material collected in fieldwork in 2011, in addition to the bibliography on the history of politics and folklore that had an influence on the group\'s trajectory. The methodology of British ethnomusicologist John Baily proposes the ethnographic study of the practice of a musical instrument through the teaching and learning processes and the master/apprentice relationship, providing knowledge for analysis of the relationships between sound material and culturalhistorical material. Such analysis takes place, mainly, through the identification of movement patterns on the instrument that generate specific sounds of the investigation subjects\' musical identity. The results point, among other aspects, to the presence of a singularity that, in the instrumental music of the pífanos, represents the indigenous and ancestral element considered as a differential factor for the group. The results point, among other aspects, to the presence of a singularity that, in the instrumental music of the fife, represents the indigenous and ancestral element considered as a differential factor for the group. Such uniqueness is conceived from the raw material and morphology of the instrument to nuances, techniques, fingering and specific sound structures that reveal the social relations existing in its trajectory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto, Ivan VilelaMendes, Murilo Gaspar2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28092023-154306/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-28T19:06:08Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-154306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-28T19:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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