Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÃO, Samara Gomes.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
Resumo: Apesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores, ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais, com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu comportamento.
id UFCG_347578cc1cb7a22d8f2b810931191e0e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28835
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.Acceptance and use of M-commerce by university students.M-commerceEstudantes universitários - M-commerce - aceitaçãoIntenção de compraComportamento de compraTeoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2Modelagem de equações estruturaisSurvey onlineUniversity students - M-commerce - acceptanceBuy intentionBuying behaviorUnified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2Structural equation modelingOnline surveyAdministraçãoApesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores, ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais, com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu comportamento.Acceptance and use of M-commerce by university students. Despite the vast literature on the use and acceptance of technologies by consumers, there are still few works that deal with the intention and buying behavior of university students in mcommerce applications. The present study aimed to analyze the antecedent factors of the use of mobile applications in the purchasing behavior of university students. Through a model based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), a Structural Equation Modeling was developed, with an online survey with the target audience (university students), obtaining a sample of 256 respondents. The results showed that the expectation of effort, social influence, facilitating conditions and habit are positively related to the purchase intention of university students in mobile applications, however, the same does not occur with the variables performance expectation, hedonic motivation and price value. It was also found that purchase intention is a positive and significant precedent of consumer buying behavior. The article contributes to a better theoretical understanding of the reasons why young people make purchases through mobile applications, especially the factors that are related to the intention to buy and that, consequently, motivate their behavior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCOSTA, Laura Maria Aguiar.COSTA, L. M. A.http://lattes.cnpq.br/8428274442746552AGUIAR, Edvan Cruz.CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.ARAGÃO, Samara Gomes.2023-02-092023-02-15T11:35:34Z2023-02-152023-02-15T11:35:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-15T17:03:31Zoai:localhost:riufcg/28835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-15T17:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
Acceptance and use of M-commerce by university students.
title Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
spellingShingle Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
ARAGÃO, Samara Gomes.
M-commerce
Estudantes universitários - M-commerce - aceitação
Intenção de compra
Comportamento de compra
Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2
Modelagem de equações estruturais
Survey online
University students - M-commerce - acceptance
Buy intention
Buying behavior
Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2
Structural equation modeling
Online survey
Administração
title_short Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
title_full Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
title_fullStr Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
title_full_unstemmed Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
title_sort Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
author ARAGÃO, Samara Gomes.
author_facet ARAGÃO, Samara Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Laura Maria Aguiar.
COSTA, L. M. A.
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552
AGUIAR, Edvan Cruz.
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAGÃO, Samara Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv M-commerce
Estudantes universitários - M-commerce - aceitação
Intenção de compra
Comportamento de compra
Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2
Modelagem de equações estruturais
Survey online
University students - M-commerce - acceptance
Buy intention
Buying behavior
Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2
Structural equation modeling
Online survey
Administração
topic M-commerce
Estudantes universitários - M-commerce - aceitação
Intenção de compra
Comportamento de compra
Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2
Modelagem de equações estruturais
Survey online
University students - M-commerce - acceptance
Buy intention
Buying behavior
Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2
Structural equation modeling
Online survey
Administração
description Apesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores, ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais, com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu comportamento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2023-02-15T11:35:34Z
2023-02-15
2023-02-15T11:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
identifier_str_mv ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744568485150720