Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM NETO , Geraldo Leite.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572
Resumo: O desenvolvimento da sociedade teve um crescimento a partir do século XXI. Entretanto, vários problemas interferem no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a falta de mobilidade urbana um deles. A cidade de Coremas-PB é semelhante a várias outras cidades brasileiras de pequeno porte, ela apresenta problemas recorrentes devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Além disso, o município carece de medidas por parte dos órgãos públicos para mitigar transtornos de mobilidade urbana. Portanto, este trabalho tem o intuído de analisar sob a perspectiva de pesquisas como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para realizar deslocamentos em Coremas, analisando se a implantação de uma ciclovia aumentaria a utilização de bicicleta, além de detectar os fatores os quais motivam e/ou impedem as pessoas de utilizá-la. Para tal, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que foi aplicado a população através de visitas nas residências da população utilizando a plataforma Google Forms. Este instrumento possibilitou que o entrevistado respondesse que fatores motivam e impedem a utilização da bicicleta. Os dados obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise, e observou-se que a implantação cicloviária induz a utilização da bicicleta como meio de transporte. O questionário mostrou que 34% da população do município utiliza bicicleta e que os mesmos ainda enfrentam problemas na sua utilização, tais como a falta de infraestruturas ligadas ao uso da bicicleta, falta de segurança, falta de sinalização e entre outros. O questionário possibilitou que a população mostrasse o ponto de vista em relação a esse modal, fazendo as devidas considerações sobre o problema, e por fim foi possível propor soluções e/ou melhorias para os problemas identificados a partir da análise das informações.
id UFCG_34d0b5a9dc98c42f04d5bc2583f13a96
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31572
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling BATISTA, Larissa Santana.BATISTA, L. S.http://lattes.cnpq.br/9614700474947268OLIVEIRA, Cibelly Garrido.OLIVEIRA, C. G.http://lattes.cnpq.br/9598009999772151BEZERRA, Ana Letícia Ramos.GONÇALVES, Savana Barbosa Vilar.ROLIM NETO , Geraldo Leite.O desenvolvimento da sociedade teve um crescimento a partir do século XXI. Entretanto, vários problemas interferem no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a falta de mobilidade urbana um deles. A cidade de Coremas-PB é semelhante a várias outras cidades brasileiras de pequeno porte, ela apresenta problemas recorrentes devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Além disso, o município carece de medidas por parte dos órgãos públicos para mitigar transtornos de mobilidade urbana. Portanto, este trabalho tem o intuído de analisar sob a perspectiva de pesquisas como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para realizar deslocamentos em Coremas, analisando se a implantação de uma ciclovia aumentaria a utilização de bicicleta, além de detectar os fatores os quais motivam e/ou impedem as pessoas de utilizá-la. Para tal, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que foi aplicado a população através de visitas nas residências da população utilizando a plataforma Google Forms. Este instrumento possibilitou que o entrevistado respondesse que fatores motivam e impedem a utilização da bicicleta. Os dados obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise, e observou-se que a implantação cicloviária induz a utilização da bicicleta como meio de transporte. O questionário mostrou que 34% da população do município utiliza bicicleta e que os mesmos ainda enfrentam problemas na sua utilização, tais como a falta de infraestruturas ligadas ao uso da bicicleta, falta de segurança, falta de sinalização e entre outros. O questionário possibilitou que a população mostrasse o ponto de vista em relação a esse modal, fazendo as devidas considerações sobre o problema, e por fim foi possível propor soluções e/ou melhorias para os problemas identificados a partir da análise das informações.The development of society has grown since the 21st century. However, several problems interfere in the urban environment as a barrier to growth, the lack of urban mobility being one of them. The city of Coremas-PB is similar to several other small Brazilian cities, it presents recurring problems due to the intense use of private vehicles, contradicting the principles and guidelines of the National Policy for Sustainable Urban Mobility. In addition, the municipality lacks measures by public agencies to mitigate urban mobility disorders. Therefore, this work intends to analyze, from a research perspective, how the cycleway modal can be incorporated into everyday life to carry out displacements in Coremas, analyzing whether the implementation of a cycleway would increase the use of bicycles, in addition to detecting the factors which motivate and/or prevent people from using it. To this end, a questionnaire was used as a research instrument that was applied to the population through visits to the population's homes using the Google Forms platform. This instrument allowed the interviewee to answer what factors motivate and prevent the use of bicycles. The data obtained in the interviews were available for analysis, and it was observed that the implementation of bicycle paths induces the use of bicycles as a means of transport. The questionnaire showed that 34% of the city's population uses bicycles and that they still face problems in their use, such as the lack of infrastructure related to bicycle use, lack of security, lack of signage, among others. The questionnaire allowed the population to show their point of view in relation to this modal, making due considerations about the problem, and finally it was possible to propose solutions and/or improvements for the problems identified from the analysis of the information.Submitted by JOELMA NASCIMENTO (joelma_goldmann@hotmail.com) on 2023-08-22T19:47:14Z No. of bitstreams: 1 GERALDO LEITE ROLIM NETO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdf: 3064265 bytes, checksum: 2a6cb7cd7f244a128725e3cb93f2bbb6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-22T19:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GERALDO LEITE ROLIM NETO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdf: 3064265 bytes, checksum: 2a6cb7cd7f244a128725e3cb93f2bbb6 (MD5) Previous issue date: 2023-07-27Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAAnálise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.Analysis of the implantation of bicycle paths in the city of Coremas-PB according to the perception of potential users.2023-07-272023-08-22T19:47:14Z2023-08-222023-08-22T19:47:14Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572ROLIM NETO, Geraldo Leite. Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMobilidade urbana sustentávelSustainable urban mobilityBicicletasBicyclesPlanejamento urbanoUrban planningSegurança viáriaRoad safetyporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31572/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGERALDO LEITE ROLIM NETO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfGERALDO LEITE ROLIM NETO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfapplication/pdf3064265http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31572/1/GERALDO+LEITE+ROLIM+NETO+-+TCC+-+ENGENHARIA+CIVIL+2023.pdf2a6cb7cd7f244a128725e3cb93f2bbb6MD51riufcg/315722023-08-22 16:47:14.158oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-22T19:47:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the implantation of bicycle paths in the city of Coremas-PB according to the perception of potential users.
title Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
spellingShingle Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
ROLIM NETO , Geraldo Leite.
Mobilidade urbana sustentável
Sustainable urban mobility
Bicicletas
Bicycles
Planejamento urbano
Urban planning
Segurança viária
Road safety
title_short Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
title_full Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
title_fullStr Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
title_full_unstemmed Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
title_sort Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.
author ROLIM NETO , Geraldo Leite.
author_facet ROLIM NETO , Geraldo Leite.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BATISTA, Larissa Santana.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv BATISTA, L. S.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9614700474947268
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv OLIVEIRA, Cibelly Garrido.
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv OLIVEIRA, C. G.
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9598009999772151
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BEZERRA, Ana Letícia Ramos.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GONÇALVES, Savana Barbosa Vilar.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROLIM NETO , Geraldo Leite.
contributor_str_mv BATISTA, Larissa Santana.
OLIVEIRA, Cibelly Garrido.
BEZERRA, Ana Letícia Ramos.
GONÇALVES, Savana Barbosa Vilar.
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana sustentável
Sustainable urban mobility
Bicicletas
Bicycles
Planejamento urbano
Urban planning
Segurança viária
Road safety
topic Mobilidade urbana sustentável
Sustainable urban mobility
Bicicletas
Bicycles
Planejamento urbano
Urban planning
Segurança viária
Road safety
description O desenvolvimento da sociedade teve um crescimento a partir do século XXI. Entretanto, vários problemas interferem no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a falta de mobilidade urbana um deles. A cidade de Coremas-PB é semelhante a várias outras cidades brasileiras de pequeno porte, ela apresenta problemas recorrentes devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Além disso, o município carece de medidas por parte dos órgãos públicos para mitigar transtornos de mobilidade urbana. Portanto, este trabalho tem o intuído de analisar sob a perspectiva de pesquisas como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para realizar deslocamentos em Coremas, analisando se a implantação de uma ciclovia aumentaria a utilização de bicicleta, além de detectar os fatores os quais motivam e/ou impedem as pessoas de utilizá-la. Para tal, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que foi aplicado a população através de visitas nas residências da população utilizando a plataforma Google Forms. Este instrumento possibilitou que o entrevistado respondesse que fatores motivam e impedem a utilização da bicicleta. Os dados obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise, e observou-se que a implantação cicloviária induz a utilização da bicicleta como meio de transporte. O questionário mostrou que 34% da população do município utiliza bicicleta e que os mesmos ainda enfrentam problemas na sua utilização, tais como a falta de infraestruturas ligadas ao uso da bicicleta, falta de segurança, falta de sinalização e entre outros. O questionário possibilitou que a população mostrasse o ponto de vista em relação a esse modal, fazendo as devidas considerações sobre o problema, e por fim foi possível propor soluções e/ou melhorias para os problemas identificados a partir da análise das informações.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-22T19:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-22
2023-08-22T19:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROLIM NETO, Geraldo Leite. Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572
identifier_str_mv ROLIM NETO, Geraldo Leite. Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31572/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31572/1/GERALDO+LEITE+ROLIM+NETO+-+TCC+-+ENGENHARIA+CIVIL+2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2a6cb7cd7f244a128725e3cb93f2bbb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044512573358080