O texto teatral (en)cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_b0ce5239e89c04119f93e7b4a8da0e34
oai_identifier_str oai::908502
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O texto teatral (en)cenaThe theatrical text on the sceneTeatroTextosLeituraPrática de leituraTheatreTextsReadingReading practiceOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Caminhando. Assim se dá a trajetória dos acontecimentos, e nessa dissertação não seria diferente; ao contrário, assumidamente, o corpo desse trabalho apresenta uma trajetória que se sustenta por estradas já trilhadas, que vieram a ser e que ainda serão. O objetivo desse estudo é tatear possíveis maneiras que o texto teatral pode ser trabalhado em sala de aula. A proposta de adentrar o campo escolar com o texto dramático vem atrelada à questão da oferta da leitura pelo prazer, entendimento e interpretação, e não a leitura como, e apenas, decodificação de signos; a busca de fato é por uma leitura pela produção de múltiplos sentidos, por quais apreensões e significações nascem quando esta é possibilitada de forma ampla, pela interpretação vinculada à bagagem que o sujeito-leitor traz consigo em seu percurso sócio-histórico. Sob esse prisma, de que o sujeito é história, e traz em si suas histórias, cria/ tece na relação em sala de aula tantas outras histórias, o trabalho com o texto dramático possibilitaria a criação de outras tantas histórias. Assim, busca-se leituras ainda não lidas. Leituras pelos olhos de quem se lê ao tempo que lê, de quem se permite ler sem medo de interpretar, de quem se permite ler de forma polissêmica e que encontra no texto que lê várias vozes atravessadas, e que atravessam o leitor. O caminho se fez à luz de discussões e mapeamentos sobre a história da leitura e o leitor sócio-histórico (CHARTIER, 1996, 1999, 2002), sobre a Teoria da Interpretação e Hermenêutica (RICOUER, 1977; CORETH, 1973) e ainda sobre conceitos de gênero e dialogismo (BAKHTIN, 2003, 2004). Na caminhada encontramos novos caminhos e personagens importantes que passaram a fazer parte dessa trajetória, que são o Grupo XIX de Teatro e o Grupo Galpão, dois grupos de referência com trabalho teatral no Brasil e que foram entrevistados sobre as possibilidades para se ler o teatro, trazendo para as discussões presentes neste trabalho novos olhares sobre os caminhos que a leitura, bem como a arte, podem estar vivas e serem vividas no contexto escolar.Abstract: Moving. That is the course of the events, and in this dissertation it would not be different; on the contrary, on purpose, the content of this work presents a route that exists through ridden roads that come to be and still will be. The objective of this study is to search possible means by which the theatrical text (drama text) can be worked out in the classroom. The wish to enter the school field with the theatrical text is linked with the question of offering reading activities based on pleasure, understanding and interpretation, and not based on sign decoding only; our search aims at a type of reading that produces multiple meanings that are born when it is facilitated intensively by interpretation related to the background the reader has - a background built along his social historical life. From this point of view that the reader is history, and brings about stories, and weaves many other stories in the classroom, the work with the theatrical text would promote the creation of many other stories. So, we look for readings not read yet. Reading through the eyes of one who reads himself when he reads, of one that allows himself to fearless interpretation, of one that reads in a multiple way and that finds out in the text read various crisscrossed voices that cross the reader himself. The route was constructed in the light of discussions and the mapping of the history of reading and the socio-historical reader (CHARTIER, 1996, 1999, 2002) of interpretation Theory and Hermeneutics (RICOEUR, 1977; CORETH, 1973), including concepts of gender and interactionism (BAKHTIN, 2003, 2004). Along the way, we have found other ways and important characters that were added to our trip: Grupo XIX de Teatro and Grupo Galpão, two theatrical reference groups in Brazil - they were interviewed about the possibilities of reading the theater, bringing to the present dissertation new insights about the ways that reading and arts in general can be lived in schools.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Sperber, Suzi FranklFerreira, Norma Sandra de AlmeidaLins, Heloísa Andreia de MatosFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacopini, Juliano Ricci, 1986-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521JACOPINI, Juliano Ricci. O texto teatral (en)cena. 2013. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908502porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:01:25Zoai::908502Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:01:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto teatral (en)cena
The theatrical text on the scene
title O texto teatral (en)cena
spellingShingle O texto teatral (en)cena
Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
Teatro
Textos
Leitura
Prática de leitura
Theatre
Texts
Reading
Reading practice
title_short O texto teatral (en)cena
title_full O texto teatral (en)cena
title_fullStr O texto teatral (en)cena
title_full_unstemmed O texto teatral (en)cena
title_sort O texto teatral (en)cena
author Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
author_facet Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Sperber, Suzi Frankl
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Lins, Heloísa Andreia de Matos
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Textos
Leitura
Prática de leitura
Theatre
Texts
Reading
Reading practice
topic Teatro
Textos
Leitura
Prática de leitura
Theatre
Texts
Reading
Reading practice
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521
JACOPINI, Juliano Ricci. O texto teatral (en)cena. 2013. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521
identifier_str_mv JACOPINI, Juliano Ricci. O texto teatral (en)cena. 2013. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620521. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405070372896768