Os negros de Pedra d'Água: um estudo de identidade étnica: história, parentesco e territorialidade numa comunidade rural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3825
Resumo: Este trabalho é um estudo de identidade étnica em uma comunidade rural de negros situada no município de Ingá, no Estado da Paraíba. Utilizamos como categorias analíticas as concepções de territorialidade (como categoria espacial), identidade étnica (como categoria relacional) e fronteira interétnica (como locus do contato interétnico). Para compreensão destas categorias, levamos em conta as multi - relações estabelecidas entre: a) a constituição da comunidade a partir de sua história, a importância das relações de parentesco e da territorialidade enquanto especificidade na totalidade da organização do espaço nacional, b) o conjunto de representações sobre a noção de si próprio e dos outros, c) a comunidade constituída e a sociedade envolvente, com especial atenção para o cenário da fronteira interétnica como locus privilegiado do contato entre os negros de Pedra D'Agua e os locais circunvizinhos através das formas de sociabilidade e d) a concepção de etnicidade e construção da identidade étnica enquanto representação da diferença e como mecanismo de luta pelo direito à posse da terra. Concretamente, trabalhamos com três questões: 1) 0 que permite ao grupo étnico se tornar coeso e compartilhar de uma mesma ordenação simbólica? 2) que mecanismos são utilizados a fim de garantir a permanência do grupo no território por ele historicamente ocupado? 3) Como a comunidade rural de negros constrói sua lógica interna e como se situa na sociedade envolvente? Para responder a tais questões, realizamos um trabalho de campo na comunidade, servimo-nos de entrevistas - estruturadas e semi - estruturadas — de relatos de conversas, da confecção do diário de campo e da genealogia do grupo. Demonstramos como a relação estreita de simbiose entre história, parentesco e territorialidade, se constitui no principal mecanismo utilizado pelo grupo para as segurar sua continuidade e a defesa de seu território. Ao nível do contato interétnico, observamos a relação de alteridade entre negros e brancos, a partir do confronto do "nós" em relação com o "outro". Investigamos, portanto, como a identidade étnica na comunidade de Pedra D'Agua se afirma e se fortalece na luta pelo território e na defesa das relações de parentesco , na interdição do casamento interétnico e na junção do grupo em se defender da estigmatização sentida no contato interétnico.
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Para compreensão destas categorias, levamos em conta as multi - relações estabelecidas entre: a) a constituição da comunidade a partir de sua história, a importância das relações de parentesco e da territorialidade enquanto especificidade na totalidade da organização do espaço nacional, b) o conjunto de representações sobre a noção de si próprio e dos outros, c) a comunidade constituída e a sociedade envolvente, com especial atenção para o cenário da fronteira interétnica como locus privilegiado do contato entre os negros de Pedra D'Agua e os locais circunvizinhos através das formas de sociabilidade e d) a concepção de etnicidade e construção da identidade étnica enquanto representação da diferença e como mecanismo de luta pelo direito à posse da terra. Concretamente, trabalhamos com três questões: 1) 0 que permite ao grupo étnico se tornar coeso e compartilhar de uma mesma ordenação simbólica? 2) que mecanismos são utilizados a fim de garantir a permanência do grupo no território por ele historicamente ocupado? 3) Como a comunidade rural de negros constrói sua lógica interna e como se situa na sociedade envolvente? Para responder a tais questões, realizamos um trabalho de campo na comunidade, servimo-nos de entrevistas - estruturadas e semi - estruturadas — de relatos de conversas, da confecção do diário de campo e da genealogia do grupo. Demonstramos como a relação estreita de simbiose entre história, parentesco e territorialidade, se constitui no principal mecanismo utilizado pelo grupo para as segurar sua continuidade e a defesa de seu território. Ao nível do contato interétnico, observamos a relação de alteridade entre negros e brancos, a partir do confronto do "nós" em relação com o "outro". Investigamos, portanto, como a identidade étnica na comunidade de Pedra D'Agua se afirma e se fortalece na luta pelo território e na defesa das relações de parentesco , na interdição do casamento interétnico e na junção do grupo em se defender da estigmatização sentida no contato interétnico.This work is a study of ethnic identity in a rural black community located in the municipality of Ingá, State of Paraíba. Concepts of territoriality (as spatial category), ethnic identity (as relational category) and interethnic boundary (as locus of interethnic contact) are used as analytical categories. In order to understand these categories, we take into account the multi - relationships established between: a) the constitution of the community from its history, the importance of kinship and territorial relations as a specificity in the total organization of the national space, b) the whole of representations about the notion of oneself and of others, c) the constituted community and the surrounding society, with special attention to the scenario of the interethnic frontier as a privileged locus of contact between the Negroes of Pedra D'Agua and the surrounding places through forms of sociability and d) the conception of ethnicity and the construction of ethnic identity as a representation of difference and as a mechanism for the struggle for the right to land tenure. Specifically, we work with three questions: 1) What allows the ethnic group to become cohesive and share the same symbolic order? 2) what mechanisms are used to ensure that the group stays in the territory historically occupied by it? 3) How does the rural black community build its internal logic and how is it situated in the surrounding society? In order to answer such questions, we carried out fieldwork in the community, using structured and semi-structured interviews with reports of conversations, the making of the field diary and the genealogy of the group. We show how the close relationship of symbiosis between history, kinship and territoriality constitutes the main mechanism used by the group to insure their continuity and the defense of their territory. At the level of interethnic contact, we observe the relation of alterity between blacks and whites, from the confrontation of the "we" in relation to the "other." We investigate, therefore, how the ethnic identity in the Pedra D'Agua community affirms and strengthens itself in the struggle for territory and in the defense of kinship relations, in the interdiction of interethnic marriage and in joining the group in defending itself from the stigmatization felt in contact interethnicUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGCAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa.CAVALCANTI, J. S. B.http://lattes.cnpq.br/2858210983086479MARTIN, Maria Cristina de Melo.MARTIN, M. C. M.http://lattes.cnpq.br/0336478202150403DUQUÉ, Ghislaine.LIMA, Jacob Carlos.LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.1992-12-162019-05-15T18:38:59Z2019-05-152019-05-15T18:38:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3825LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. 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