Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
Resumo: | Este trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área. |
id |
UFCG_3745c9add1364c8539a982248be053a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34068 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil.State of the art in the History of Education of the Black Population in Brazil.População negra - educaçãoNegros - educaçãoHistória da educação - população negraEstado da arteHistória da educação brasileiraHistória da educação da população negraBlack population - educationBlacks - educationHistory of education - black populationstate of artHistory of Brazilian educationHistory of the education of the black populationHistória.Este trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T20:55:49Z2024-01-222024-01-22T20:55:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068porBARROS, Surya Aaronovich Pombo de.NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar doARAÚJO, Camila Almeida de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:56:13Zoai:localhost:riufcg/34068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:56:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. State of the art in the History of Education of the Black Population in Brazil. |
title |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
spellingShingle |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. População negra - educação Negros - educação História da educação - população negra Estado da arte História da educação brasileira História da educação da população negra Black population - education Blacks - education History of education - black population state of art History of Brazilian education History of the education of the black population História. |
title_short |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
title_full |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
title_fullStr |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
title_sort |
Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
author |
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. |
author_facet |
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do ARAÚJO, Camila Almeida de. |
author_role |
author |
author2 |
NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do ARAÚJO, Camila Almeida de. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do ARAÚJO, Camila Almeida de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
População negra - educação Negros - educação História da educação - população negra Estado da arte História da educação brasileira História da educação da população negra Black population - education Blacks - education History of education - black population state of art History of Brazilian education History of the education of the black population História. |
topic |
População negra - educação Negros - educação História da educação - população negra Estado da arte História da educação brasileira História da educação da população negra Black population - education Blacks - education History of education - black population state of art History of Brazilian education History of the education of the black population História. |
description |
Este trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-22T20:55:49Z 2024-01-22 2024-01-22T20:55:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
identifier_str_mv |
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609937457152 |