A interferência da pandemia do Covid-19 e os impactos na educação básica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19224 |
Resumo: | A recente pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), causada pelo coronavirus, resultou em uma série de impactos nas mais diversas áreas. Um dos setores afetados foi a educação, que teve uma grande mudança de forma repentina e fez com que o professor precisasse se reinventar para dar continuidade às atividades educacionais no modelo de ensino remoto emergencial que passou a fazer parte da sua rotina. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar as interferências da pandemia no campo da educação a partir do ponto de vista dos professores, identificando os problemas e as dificuldades que estes profissionais da área da educação passaram a enfrentar com as atividades remotas. Como estratégia metodológica para este fim, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, composto por uma amostra de 64 professores da sala de aula regular da Educação Básica, sendo 55 da Paraíba-PB, 6 do Rio Grande do Norte-RN e 3 do Rio de Janeiro-RJ. Todos eles afirmaram estar desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. A coleta das informações ocorreu entre os dias 9 e 22 de abril de 2021, via questionário on-line no Google forms, composto por 17 questões. Os dados coletados mostraram que, apesar das dificuldades quanto ao uso das tecnologias como recursos didáticos, à acessibilidade aos equipamentos tecnológicos e às redes de internet de qualidade, os professores estão continuaram atuando nesse período de pandemia. Destaca-se neste cenário, portanto, a importância da formação continuada com base nos princípios de formar os profissionais para também promover aos discentes mais segurança e autonomia nos domínios das ferramentas tecnológicas, visto que as TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) possibilitam a prática da rotina escolar, mesmo em momento de crise sanitária, promovendo também a socialização, a interação educacional e a comunicação entre o educador e o aluno. Conclui-se também que todos os profissionais engajados na educação precisam continuamente repensar suas ações para o desenvolvimento de novos projetos e habilidades na prática docente, ao tempo em que devem ser capacitados, equipados e estimulados pelas suas instituições. |
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A interferência da pandemia do Covid-19 e os impactos na educação básica.The interference of the Covid-19 pandemic and the impacts on basic education.La interferencia de la pandemia Covid-19 y los impactos en la educación básica.Educação básicaEducação básica - pandemiaEducação básica - covid-19Educação - pandemia - impactosEnsino Remoto EmergencialTecnologiasDocentesBasic educationBasic education - pandemicBasic education - covid-19Education - pandemic - impactsEmergency Remote TeachingTechnologiesTeachersEducación básicaEducación básica - pandemiaEducación básica - covid-19Educación - pandemia - impactosEnseñanza remota de emergenciaProfesoresEducaçãoA recente pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), causada pelo coronavirus, resultou em uma série de impactos nas mais diversas áreas. Um dos setores afetados foi a educação, que teve uma grande mudança de forma repentina e fez com que o professor precisasse se reinventar para dar continuidade às atividades educacionais no modelo de ensino remoto emergencial que passou a fazer parte da sua rotina. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar as interferências da pandemia no campo da educação a partir do ponto de vista dos professores, identificando os problemas e as dificuldades que estes profissionais da área da educação passaram a enfrentar com as atividades remotas. Como estratégia metodológica para este fim, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, composto por uma amostra de 64 professores da sala de aula regular da Educação Básica, sendo 55 da Paraíba-PB, 6 do Rio Grande do Norte-RN e 3 do Rio de Janeiro-RJ. Todos eles afirmaram estar desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. A coleta das informações ocorreu entre os dias 9 e 22 de abril de 2021, via questionário on-line no Google forms, composto por 17 questões. Os dados coletados mostraram que, apesar das dificuldades quanto ao uso das tecnologias como recursos didáticos, à acessibilidade aos equipamentos tecnológicos e às redes de internet de qualidade, os professores estão continuaram atuando nesse período de pandemia. Destaca-se neste cenário, portanto, a importância da formação continuada com base nos princípios de formar os profissionais para também promover aos discentes mais segurança e autonomia nos domínios das ferramentas tecnológicas, visto que as TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) possibilitam a prática da rotina escolar, mesmo em momento de crise sanitária, promovendo também a socialização, a interação educacional e a comunicação entre o educador e o aluno. Conclui-se também que todos os profissionais engajados na educação precisam continuamente repensar suas ações para o desenvolvimento de novos projetos e habilidades na prática docente, ao tempo em que devem ser capacitados, equipados e estimulados pelas suas instituições.The novel coronavirus outbreak (SARS-CoV-2) caused a lot of impacts in several areas of social interaction. One of these areas affected by the COVID-19 was the education, which had a major change suddenly and made the teacher need to reinvent himself to continue educational activities in the model of emergency remote teaching that became part of his routine. In this context, the present study aimed to investigate the interferences of the pandemic in the field of education from the point of view of teachers, identifying the problems and difficulties that these professionals in have come through remote activities. As a methodological strategy for this purpose, a quantitative and qualitative study was carried out, composed of a sample of 64 teachers of the Elementary School and High School in Brazil. A total of 55 teachers from Paraiba State, 6 teachers from Rio Grande do Norte State, and 3 teachers from Rio de Janeiro State. All of them claimed to be carrying out teaching activities in the remote mode. The collection of information took place between April 9 and 22, 2021, via an online questionnaire on Google forms, composed of 17 questions. Data showed that, despite the difficulties regarding the use of technologies as teaching resources, accessibility to technological equipment and quality internet networks, teachers are continuing to work in this pandemic period. In this scenario, therefore, the importance of continuing education based on the principles of training professionals is also highlighted, in order to promote students more security and autonomy in the fields of technological tools, since TICs (Information and Communication Technologies) enable the practice the school routine, even in times of health crisis, also promoting socialization, educational interaction, and communication between the educator and the student. It is also concluded that all professionals engaged in education need to continually rethink their actions for the development of new projects and skills in teaching practice, at the same time that they must be trained, equipped and stimulated by their institutions.La reciente pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), causada por el coronavirus, resultó en una serie de impactos en las más diversas áreas. Uno de los sectores afectados fue la educación, que tuvo un gran cambio repentino e hizo que el maestro necesitara reinventar para continuar las actividades educativas en el modelo de aprendizaje a distancia emergencia que se convirtió en parte de su rutina. En este contexto, el presente estudio fue Objetivo investigar las interferencias de la pandemia en el campo de la educación desde el punto de vista de visión de los docentes, identificando los problemas y dificultades que estos profesionales de El área de educación comenzó a ocuparse de las actividades a distancia. Como estrategia Para ello se realizó un estudio cuantitativo y cualitativo, consistente en una muestra de 64 docentes del aula regular de Educación Básica, siendo 55 del Paraíba-PB, 6 de Rio Grande do Norte-RN y 3 de Rio de Janeiro-RJ. Todos declararon Estar desarrollando actividades docentes en modo remoto. Recolectando la información tuvo lugar entre el 9 y el 22 de abril de 2021, a través de un cuestionario en línea en formularios de Google, compuesto por 17 preguntas. Los datos recopilados mostraron que, a pesar de las dificultades en el uso de tecnologías como recursos didácticos, la accesibilidad de los equipos tecnología y redes de internet de calidad, los profesores siguen actuando durante este período pandémico. En este escenario, por tanto, la importancia de la formación continuó con base en los principios de formación de profesionales para promover también estudiantes más seguridad y autonomía en los dominios de las herramientas tecnológicas, ya que Las TIC (Tecnologías de la Información y las Comunicaciones) permiten la práctica de la rutina la escuela, incluso en tiempos de crisis sanitaria, fomentando también la socialización, interacción educativa y comunicación entre el educador y el alumno. También se concluye que Todos los profesionales involucrados en la educación necesitan repensar continuamente sus acciones. para el desarrollo de nuevos proyectos y habilidades en la práctica docente, mientras deben ser capacitados, equipados y alentados por sus instituciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584FREITAS, Heron Neves de.SANTOS, Michelle Gomes.BARREIROS, Camilla Monteiro.2021-05-202021-06-04T13:01:17Z2021-06-042021-06-04T13:01:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19224BARREIROS, Camilla Monteiro. A interferência da pandemia do Covid-19 e os impactos na educação básica. 2021. 36 fl. 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