Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Elaine Luna.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
Resumo: No cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço.
id UFCG_3752c04fa864965818a9b1b80c21b480
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22774
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.Literacy for the map in the early years of elementary school.Ensino de GeografiaCartografiaGeografia escolarNoções de espaçoAlfabetização para o mapaGeografia no ensino fundamentalCompreensão cartográficaMapas e ensino de GeografiaAlfabetização cartográficaTeaching geographyCartographySchool geographyNotions of spaceLiteracy for the mapGeography in elementary schoolCartographic understandingMaps and Geography EducationCartographic literacyGeografiaNo cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço.In the daily life we constantly use cartographic knowledge in several activities like in the maritime navegation and in aviation or in a route definition to be crossed in the city or in the fiel by people in its daily activities therefore, there´s the necessity of do a cartographic language in the schools since the initial series to occur, since early the development of the notions of space and representation by children.However, he geal of this project is to analyze the cartographic compehen of the students in the school. As result of this, was developed a research at Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda school located in the city of Queimadas/PB. In this research were analized three points the description of a map as a cartographic product exercise of citizenship and the literacy in the early years of elementary school the used methodology was exploration research qualitative character, characterized as a case study in wich the data was collected though questionnaires institution in the classes researched. From de results it was found the level of and teachers working conditions as wele as the cartographic sense of students. Like this, it was conclude that the low level of teacher training, combined with lack of didactic material is interfering directly on training, combined with lack of didactic material is interfering directly on student learning, that in tuin they have shown low level of learning about seizure and the notion representation of space.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFARIAS, Paulo Sérgio Cunha.FARIAS, P. S. C.http://lattes.cnpq.br/1249728602117479LIRA, Sônia Maria de.OLIVEIRA, Marlene Macário de.GONÇALVES, Elaine Luna.20152021-12-23T20:23:50Z2021-12-232021-12-23T20:23:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T20:24:23Zoai:localhost:riufcg/22774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T20:24:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
Literacy for the map in the early years of elementary school.
title Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
GONÇALVES, Elaine Luna.
Ensino de Geografia
Cartografia
Geografia escolar
Noções de espaço
Alfabetização para o mapa
Geografia no ensino fundamental
Compreensão cartográfica
Mapas e ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Teaching geography
Cartography
School geography
Notions of space
Literacy for the map
Geography in elementary school
Cartographic understanding
Maps and Geography Education
Cartographic literacy
Geografia
title_short Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
author GONÇALVES, Elaine Luna.
author_facet GONÇALVES, Elaine Luna.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
FARIAS, P. S. C.
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479
LIRA, Sônia Maria de.
OLIVEIRA, Marlene Macário de.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Elaine Luna.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Cartografia
Geografia escolar
Noções de espaço
Alfabetização para o mapa
Geografia no ensino fundamental
Compreensão cartográfica
Mapas e ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Teaching geography
Cartography
School geography
Notions of space
Literacy for the map
Geography in elementary school
Cartographic understanding
Maps and Geography Education
Cartographic literacy
Geografia
topic Ensino de Geografia
Cartografia
Geografia escolar
Noções de espaço
Alfabetização para o mapa
Geografia no ensino fundamental
Compreensão cartográfica
Mapas e ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Teaching geography
Cartography
School geography
Notions of space
Literacy for the map
Geography in elementary school
Cartographic understanding
Maps and Geography Education
Cartographic literacy
Geografia
description No cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-12-23T20:23:50Z
2021-12-23
2021-12-23T20:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
identifier_str_mv GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520498118656