A atuação docente para implementação da Lei nº 10.639/2003 e a busca de uma educação pela igualdade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6751
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como título: A atuação docente para implementação da lei nº 10.639/03 e a busca de uma educação pela igualdade e teve como objetivo geral: Analisar a atuação das educadoras na Implementação da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil na cidade de Cajazeiras - PB. O trabalho em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa, através da qual será compreendida e interpretada uma realidade, levando em consideração as práticas e as concepções das professoras a respeito do tema abordado. Para coleta dos dados utilizamos a observação e questionário. As pesquisadas foram duas professoras da Educação Infantil de Pré I e II e o lócus da pesquisa deu-se em uma escola Municipal da cidade de Cajazeiras - PB. O trabalho teve como fundamentação teórica autores como: Gomes (2005), Cavalleiro (2007), LDB (1996), Pimenta (2004), Constituição Federal (1988), entre outros. Trabalho este que está dividido em dois capítulos: no primeiro fizemos um estudo sobre a Lei nº 10.639/03 e uma breve contextualização sobre a referida Lei, mostrando como a mesma é vista pelas educadoras depois de sua efetivação e como está sendo discutidas as relações étnico-raciais dentro do espaço escolar. No segundo capitulo estão os procedimentos metodológicos e analise dos dados, em que fizemos análises das concepções que as professoras têm acerca da implementação da Lei 10.639/03 para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, bem como, a prática dessas educadoras, nas suas salas de aula, ao utilizarem como atividade a produção e a explicação de textos que trate esta temática com as crianças. Constatamos que o trabalho sobre as questões raciais, embora importantes, não é por sua vez suficiente, pois devemos compreendê-los como fruto de uma produção que sofreu influência ao logo da história e que vem enfrentando dificuldades na busca do reconhecimento e efetivação da Lei Nº 10.639/03.
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As pesquisadas foram duas professoras da Educação Infantil de Pré I e II e o lócus da pesquisa deu-se em uma escola Municipal da cidade de Cajazeiras - PB. O trabalho teve como fundamentação teórica autores como: Gomes (2005), Cavalleiro (2007), LDB (1996), Pimenta (2004), Constituição Federal (1988), entre outros. Trabalho este que está dividido em dois capítulos: no primeiro fizemos um estudo sobre a Lei nº 10.639/03 e uma breve contextualização sobre a referida Lei, mostrando como a mesma é vista pelas educadoras depois de sua efetivação e como está sendo discutidas as relações étnico-raciais dentro do espaço escolar. No segundo capitulo estão os procedimentos metodológicos e analise dos dados, em que fizemos análises das concepções que as professoras têm acerca da implementação da Lei 10.639/03 para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos, bem como, a prática dessas educadoras, nas suas salas de aula, ao utilizarem como atividade a produção e a explicação de textos que trate esta temática com as crianças. Constatamos que o trabalho sobre as questões raciais, embora importantes, não é por sua vez suficiente, pois devemos compreendê-los como fruto de uma produção que sofreu influência ao logo da história e que vem enfrentando dificuldades na busca do reconhecimento e efetivação da Lei Nº 10.639/03.This work of research is titled: The teacher performance for implementation of Law nº 10.639/03 and the search of an education for equality and had as general objective:Analyze the performance of educators in the Implementation of Law 10.639 / 2003 in Childhood Education in the town of Cajazeiras - PB.The work in question it is a qualitative research, through which will be understood and interpreted a reality, taking into consideration the practices and conceptions of teachers about the theme addressed.For data collection we used the observation and questionnaire.The researchers were two teachers of Childhood Education of Pre I and II and the locus of research took place in a Municipal school in Cajazeiras - PB.The work was theoretical foundation authors as: Gomes (2005), Cavalleiro (2007), LDB (1996), Pimenta (2004), Federal Constitution (1988), among others.Work that is divided into two chapters: in the first we did a study about Law nº 10.639/03 and a brief contextualization of this law, showing how it is seen by educators after its effectuationand how it is being discussed the ethno-racialrelations within of the school space.In the second chapter are the methodological procedures and analysis of the data, in which we analyzed the conceptions that the teachers have about the implementation of Law 10.639/03for the teaching and learning process of students, as well as the practice of these educators in their classrooms, to the utilize on activity and production and the explanation of texts that treat this thematic with the children.We note that the work about racial issues, while important, is not turn enough, because we must understand them as the result of a production that was influenced throughout history and have been facing difficulties in the seeking recognition and effectuation of Law Nº 10.639/03.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581BUENO, Maria Ioneida Ramalho.FEITOSA, Belijane Marques.SARMENTO, Mayrla Marla Lima.20142019-09-05T16:27:12Z2019-09-052019-09-05T16:27:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6751SARMENTO, Mayrla Marla Lima. A atuação docente para implementação da Lei nº 10.639/2003 e a busca de uma educação pela igualdade. 2014. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:07:40Zoai:localhost:riufcg/6751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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