A percepção da condição feminina moçambicana e afro-brasileira: uma leitura de contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo na sala de aula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9873 |
Resumo: | A questão da identidade feminina, até hoje, suscita debates e surge como um dos assuntos mais urgentes quando se trata da condição da mulher na sociedade. No que tange à representatividade da mulher negra, esses debates se tornam ainda mais urgentes, pois são cerceados por questões em torno da origem, do lugar que ocupam na sociedade, do protagonismo e dos estereótipos que, ao longo da história, foram construídos e enraizados no imaginário social. Dessa forma, destacar a trajetória dessas mulheres, através da Literatura, bem como as personagens femininas de obras que, diante do atual cenário que busca evidenciar as falas da negritude, se faz importante para que se conheçam as formas de denúncia da condição da mulher. Esta dissertação tem como propósito destacar como alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio recepcionaram contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo, dando destaque à condição feminina em Moçambique e no Brasil. Dentre as obras contísticas das autoras, optou-se por seis narrativas, sendo três da moçambicana Lília Momplé („‟O baile de Celina‟‟, „‟Ninguém matou Suhura‟‟ e „‟O sonho de Alima‟‟) e três da brasileira Conceição Evaristo („‟Duzu-Querença‟‟, „‟Ana Davenga‟‟ e „‟Natalina Soledad‟‟). A pesquisa também apresenta como o gênero conto é utilizado por ambas as autoras para denunciar como a mulher é subalternizada nos respectivos países que habitam. Por meio de questionários, pôde-se perceber a necessidade de levar contos africanos e afro-brasileiros para a sala de aula, visto que a maioria dos alunos, sentia a necessidade de conhecer a Literatura africana e afro-brasileira, atendendo, assim, à Lei 10.639/03, contribuindo com a formação leitora desses alunos, dando destaque ao Método Recepcional como uma metodologia que direcionasse as questões observadas e debatidas em sala de aula, em relação à condição feminina moçambicana e afro-brasileira. Para desenvolver a pesquisa, utilizam-se como embasamento teórico as ideias de AFONSO (2004), ALÓS (2013), BORDINI E AGUIAR (1988), DÍAZ-SZMIDT (2014), BHABHA (2018), entre outros. |
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A percepção da condição feminina moçambicana e afro-brasileira: uma leitura de contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo na sala de aula.The perception of the mozambican and afro-brazilian female condition: a reading of stories by Lília Momplé and Conceição Evaristo in the classroom.Condição FemininaEstereótiposContos Africanos e Afro-BrasileirosLei 10.639/03Método RecepcionalCondition FéminineStéréotypesContes Africains et Afro-BrésiliensLoi 10.639/ 03Méthode RéceptiveLinguagemA questão da identidade feminina, até hoje, suscita debates e surge como um dos assuntos mais urgentes quando se trata da condição da mulher na sociedade. No que tange à representatividade da mulher negra, esses debates se tornam ainda mais urgentes, pois são cerceados por questões em torno da origem, do lugar que ocupam na sociedade, do protagonismo e dos estereótipos que, ao longo da história, foram construídos e enraizados no imaginário social. Dessa forma, destacar a trajetória dessas mulheres, através da Literatura, bem como as personagens femininas de obras que, diante do atual cenário que busca evidenciar as falas da negritude, se faz importante para que se conheçam as formas de denúncia da condição da mulher. Esta dissertação tem como propósito destacar como alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio recepcionaram contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo, dando destaque à condição feminina em Moçambique e no Brasil. Dentre as obras contísticas das autoras, optou-se por seis narrativas, sendo três da moçambicana Lília Momplé („‟O baile de Celina‟‟, „‟Ninguém matou Suhura‟‟ e „‟O sonho de Alima‟‟) e três da brasileira Conceição Evaristo („‟Duzu-Querença‟‟, „‟Ana Davenga‟‟ e „‟Natalina Soledad‟‟). A pesquisa também apresenta como o gênero conto é utilizado por ambas as autoras para denunciar como a mulher é subalternizada nos respectivos países que habitam. Por meio de questionários, pôde-se perceber a necessidade de levar contos africanos e afro-brasileiros para a sala de aula, visto que a maioria dos alunos, sentia a necessidade de conhecer a Literatura africana e afro-brasileira, atendendo, assim, à Lei 10.639/03, contribuindo com a formação leitora desses alunos, dando destaque ao Método Recepcional como uma metodologia que direcionasse as questões observadas e debatidas em sala de aula, em relação à condição feminina moçambicana e afro-brasileira. Para desenvolver a pesquisa, utilizam-se como embasamento teórico as ideias de AFONSO (2004), ALÓS (2013), BORDINI E AGUIAR (1988), DÍAZ-SZMIDT (2014), BHABHA (2018), entre outros.CapesLa question de l'identité des femmes, à ce jour, soulève le débat et constitue l'une des questions les plus urgentes en ce qui concerne la condition de la femme dans la société. Quant à la représentativité de la femme noire, ces débats deviennent encore plus urgents, car ils sont limités par des questions sur l'origine, la place qu'ils occupent dans la société, le protagonisme et les stéréotypes qui se sont construits et enracinés au cours de l'histoire. dans l'imaginaire social. Ainsi, pour mettre en évidence la trajectoire de ces femmes, à travers la littérature, ainsi que les personnages féminins d'oeuvres qui, compte tenu du scénario actuel qui cherche à mettre en évidence des lignes de négritude, il est important de connaître les moyens de dénoncer la condition de la femme. Cette thèse a pour objectif de mettre en lumière la manière dont les élèves d'une classe de troisième année du secondaire ont reçu des récits de Lília Momplé et Conceição Evaristo, mettant en lumière la condition féminine au Mozambique et au Brésil. Parmi les oeuvres des auteurs, six récits ont été choisis, trois de la Lituanie Lília Momplé ('' La danse de Celina '', '' Personne n'a tué Suhura '' et '' Le rêve d'Alima '') et trois Conceição Evaristo brésilienne ('' Duzu-Querença '', '' Ana Davenga '' et '' Natalina Soledad ''). La recherche montre également comment le genre de conte est utilisé par les deux auteurs pour dénoncer la "subalternisation" de la femme dans les pays respectifs qu‟ils habitent. Grâce à des questionnaires, il était possible de percevoir la nécessité d‟apporter des histoires africaines et afro-brésiliennes en classe, car la plupart des étudiants ressentaient le besoin de connaître la littérature africaine et afro-brésilienne, Loi 10.639 / 03, contribuant à l'éducation à la lecture de ces étudiants, soulignant la méthode réceptive en tant que méthodologie orientant les problèmes observés et débattus en classe, en relation avec la condition féminine mozambicaine et afro-brésilienne. Afin de développer la recherche, les idées de AFONSO (2004), ALÓS (2013), BORDINI E AGUIAR (1988), DÍAZ-SZMIDT (2014), BHABHA (2018), entre autres, sont utilisées comme base théorique.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NOBREGA, M. M. S. S.SILVA, Márcia Tavares da.SOUZAFrancisca Zuleide Duarte de.GUIMARÃES, Kalina Naro.SOUZA, Rodrigo Nunes de.2019-08-072019-12-05T08:36:42Z2019-12-052019-12-05T08:36:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9873SOUZA, R. N. de. A percepção da condição feminina moçambicana e afro-brasileira: uma leitura de contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo na sala de aula. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T20:03:13Zoai:localhost:riufcg/9873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T20:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A questão da identidade feminina, até hoje, suscita debates e surge como um dos assuntos mais urgentes quando se trata da condição da mulher na sociedade. No que tange à representatividade da mulher negra, esses debates se tornam ainda mais urgentes, pois são cerceados por questões em torno da origem, do lugar que ocupam na sociedade, do protagonismo e dos estereótipos que, ao longo da história, foram construídos e enraizados no imaginário social. Dessa forma, destacar a trajetória dessas mulheres, através da Literatura, bem como as personagens femininas de obras que, diante do atual cenário que busca evidenciar as falas da negritude, se faz importante para que se conheçam as formas de denúncia da condição da mulher. Esta dissertação tem como propósito destacar como alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio recepcionaram contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo, dando destaque à condição feminina em Moçambique e no Brasil. Dentre as obras contísticas das autoras, optou-se por seis narrativas, sendo três da moçambicana Lília Momplé („‟O baile de Celina‟‟, „‟Ninguém matou Suhura‟‟ e „‟O sonho de Alima‟‟) e três da brasileira Conceição Evaristo („‟Duzu-Querença‟‟, „‟Ana Davenga‟‟ e „‟Natalina Soledad‟‟). A pesquisa também apresenta como o gênero conto é utilizado por ambas as autoras para denunciar como a mulher é subalternizada nos respectivos países que habitam. Por meio de questionários, pôde-se perceber a necessidade de levar contos africanos e afro-brasileiros para a sala de aula, visto que a maioria dos alunos, sentia a necessidade de conhecer a Literatura africana e afro-brasileira, atendendo, assim, à Lei 10.639/03, contribuindo com a formação leitora desses alunos, dando destaque ao Método Recepcional como uma metodologia que direcionasse as questões observadas e debatidas em sala de aula, em relação à condição feminina moçambicana e afro-brasileira. Para desenvolver a pesquisa, utilizam-se como embasamento teórico as ideias de AFONSO (2004), ALÓS (2013), BORDINI E AGUIAR (1988), DÍAZ-SZMIDT (2014), BHABHA (2018), entre outros. |
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