Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes na comunidade atendida por essa instituição. |
id |
UFCG_37e22bd5b0ae190bde8f006874f588c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6628 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE.Social pedagogy: the role of the pedagogue at CRAS in Fortaleza-CE.Pedagogia socialPedagogoCRASSocial pedagogyPedagogueEducação.O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes na comunidade atendida por essa instituição.The present work has as object of study the Social Pedagogy, more specifically the performance of the pedagogue in CRAS in Fortaleza - CE. The research has as problem: What actions developed by the social pedagogue in CRAS? We will also explain the knowledge needed to act in this space. The general objective is to get to know the work of the social educator and the knowledge required to work at the Reference and Social Assistance Center (CRAS) in Fortaleza-CE. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy as a field of professional activity of the pedagogue; Identify the activities developed by the pedagogue in CRAS; To point out the necessary pedagogical knowledge in this field and to identify the profile of the social pedagogue of CRAS. For methodological purposes, this was constituted in three stages, namely: bibliographical survey, field research and analysis of the data collected. Subject of the research: a pedagogue who works at CRAS. Instrument of data collection: systematic observation and semi-structured interview. Qualitative approach. Results: the research showed that Social Pedagogy is a branch of Pedagogy in the current context. It is characterized as a science whose purpose is to analyze and study the problems present in society. In CRAS, the pedagogue is responsible for giving the instructions, for the planning and plan of the activities, reports of the activities and analysis of the situations of the public attended by the institution. Being this professional the leader of the coexistence service, thus, coordinates all activities. The pedagogue needs to be supported theoretically by some knowledge related to his area. He is characterized as a competent professional that has a sensitive and differentiated look at the social problems present in the community served by this institution.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899FEITOSA, Belijane Marques.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.SILVA, Cícera Luciana Duarte da.2017-08-162019-09-03T18:38:01Z2019-09-032019-09-03T18:38:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628SILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T13:39:12Zoai:localhost:riufcg/6628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T13:39:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. Social pedagogy: the role of the pedagogue at CRAS in Fortaleza-CE. |
title |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
spellingShingle |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. SILVA, Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social Pedagogo CRAS Social pedagogy Pedagogue Educação. |
title_short |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
title_full |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
title_fullStr |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
title_full_unstemmed |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
title_sort |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
author |
SILVA, Cícera Luciana Duarte da. |
author_facet |
SILVA, Cícera Luciana Duarte da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 FEITOSA, Belijane Marques. BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Cícera Luciana Duarte da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia social Pedagogo CRAS Social pedagogy Pedagogue Educação. |
topic |
Pedagogia social Pedagogo CRAS Social pedagogy Pedagogue Educação. |
description |
O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes na comunidade atendida por essa instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-16 2019-09-03T18:38:01Z 2019-09-03 2019-09-03T18:38:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628 SILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628 |
identifier_str_mv |
SILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744391743471616 |